Situada no concelho de Lagoa, no Algarve, a praia da Marinha está rodeada de falésias proeminentes em tons dourados, e é banhada por águas azuis, tão transparentes que lhe permitem ver o fundo do mar de uma forma perfeita.
É, portanto, um sítio ideal para prolongadas sessões de snorkeling, onde poderá avistar ouriços, estrelas-do-mar e cavalos-marinhos, entre inúmeras outras espécies de fauna e flora marinha.
O acesso ao local faz-se através de uma escadaria em madeira, que tem início no topo da falésia, junto ao estacionamento, e que termina apenas no areal. Esta longa escadaria acaba por dissuadir alguns visitantes, já que nem todos têm a paciência ou fôlego para fazer este percurso.
Portanto, esta praia acaba por ser um pouco menos frequentada do que as outras praias da região, o que é perfeito caso pretenda um dia mais sossegado, em contacto muito próximo com a natureza e o mar.
Esta praia já foi reconhecida e premiada bastantes vezes, por uma grande variedade de organizações nacionais e internacionais. Ainda hoje ela é considerada uma das 10 praias mais belas a nível europeu, e uma das 100 mais belas a nível mundial pelo Guia Michelin.
A praia da Marinha foi também distinguida com o galardão Praia Dourada pelo Ministério do Ambiente, em 1998, devido à sua grande importância natural. Mas as distinções não se ficam por aí.
Em 2015, a praia foi considerada um dos melhores destinos da Europa pela European Best Destinations, e foi até eleita como uma das 52 melhores praias do mundo pela CNN, em 2018.
Estes prémios devem-se na sua maioria à incrível paisagem da praia, que se encontra rodeada de uma falésia alta marcada pela erosão, que esculpiu a pedra em várias formas e feitios que dão à praia uma enorme personalidade, pela qual é reconhecida.
Apesar deste pequeno pedaço de paraíso estar preservado ao máximo e se encontrar quase em estado selvagem, a praia conta com inúmeras infraestruturas adequadas aos banhistas que decidem visitá-la, como bares, restaurantes, parque de estacionamento e duches.
Para além disso, terá a oportunidade de alugar toldos e/ou chapéus de sol, ou até mesmo alugar embarcações ligeiras, caso se queira aventurar nas águas limpas e quentes da zona algarvia. A praia tem também uma constante vigilância, o que assegura a segurança de todos e uma experiência única aos visitantes.
Como já referimos, o seu acesso não é tão fácil como para outras praias da região. No entanto, apesar de se ter de deixar a estrada principal e descer uma descida íngreme, todos aqueles que passam por este esforço acabam por ser recompensadas pela paisagem que poderão ver do alto da falésia, assim como pelas maravilhas naturais que poderão ver ao longo da escadaria, que leva a esta que é uma das praias mais tranquilas do Algarve, banhada por um mar suave e quente, que é perfeito para qualquer tipo de pessoa.
Para além de todas as caraterísticas únicas da praia, a zona onde esta se situa permite todo o tipo de lazer, aumentando ainda mais a satisfação das pessoas que partem à sua descoberta.
Após a visita à praia, ainda há muito para ver em Lagoa, pelo que lhe recomendamos uma visita demorada. E não deixe de se maravilhar com a gastronomia da região, que pode ser provada num sem-fim de restaurantes, e que o vai deixar encantado.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes de chegar à praia.
- Acesso: Pela EM1154.
- Dicas: Trata-se de uma praia relativamente pequena e que pode encher facilmente durante os meses de Verão. Vá bem cedo se quiser apanhar um lugar.
- Na zona: O parque de merendas, mesmo ao lado do parque de estacionamento, é ótimo para fazer merendas em família com com amigos.
- Boa para: grupos de jovens e famílias sem filhos.