Encontra-se após a foz do rio Tejo e forma, juntamente com outras praias, a Costa do Estoril. Mas a praia de Carcavelos não é uma praia como as outras, já que contém caraterísticas únicas impossíveis de recriar noutros locais.
Afinal, o ambiente que aqui se vive, especialmente durante o verão, é muito relaxante e convidativo, seduzindo-nos ao descanso e, ao mesmo tempo, à diversão.
O grande número de restaurantes, bares e esplanadas presentes no local ajudam a criar este ambiente, assim como a atrair pessoas. Para isso contribui também o acesso bastante facilitado ao local, que tem excelentes acessos.
Mas não se preocupe, porque a praia não costuma ficar insuportavelmente cheia, até porque o seu areal tem mais de 1 quilómetro de comprimento, espaço mais que suficiente para todos os visitantes. Portanto, não é de admirar que esta seja uma das praias mais cobiçadas, não só a um nível regional e nacional, mas também a um nível internacional.
A água desta praia é relativamente quente para a zona onde se situa, e conta com uma vigilância atenta e eficaz, que assegura a segurança dos banhistas durante a época balnear.
Isso não impede que o local seja muito procurado mesmo durante o resto do ano, inclusive no inverno, até porque esta praia costuma reunir praticantes de diversos desportos aquáticos.
Um bom exemplo são os surfistas, vindos de todo o mundo, que aqui acorrem para apanhar as ondas invernais, tubulares e rápidas, de classe nacional, que deslumbram os praticantes deste desporto. Aqui se fazem também competições de futebol de praia e de voleibol, todos os anos, o que ajuda a atrair pessoas ao local.
Para além disso, esta praia faz parte de um costume de Ano Novo, que atrai cada vez mais pessoas anualmente e do qual se têm feito reportagens televisivas, que é prática do primeiro banho de mar do ano, que já é aqui praticado desde a década de 1950.
O seu agradável passeio marítimo atrai também skaters e joggers, mesmo durante o inverno, existindo equipamento de fitness disponível no local.
No extremo nascente desta praia, vai encontrar o Forte de São Julião da Barra, que foi construído no século XVI, de modo a vigiar a entrada do porto de Lisboa e, ao mesmo tempo, proteger a capital.
O Forte de São Julião da Barra é um tesouro escondido em Portugal. Este monumento arquitetónico militar é um verdadeiro património nacional de importância histórica.
Este forte é o maior e mais completo complexo militar de defesa no estilo Vauban remanescente em Portugal. Além da missão militar de defesa, também funcionou como colégio de educação para os filhos dos militares do Regimento de Artilharia da Corte a partir de 1802. Foi a génese do Colégio Militar.
Desativado da sua função defensiva em 1947, passou a ser utilizado a partir de 1951 para atos de representação dos organismos integrados na Defesa Nacional. Em julho de 1957 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e está atualmente sob a tutela do Ministério da Defesa Nacional.
Quanto mais perto do forte se encontrar, mais calmo vai ser o ambiente, até porque as multidões preferem ficar mais próximas do acesso principal. O lado junto ao forte é mais rochoso, mas, na maré baixa, formam-se pequenas piscinas naturais, que são perfeitas tanto para as crianças como para quem gosta de águas mais calmas.
É claro que, para além de todas as suas vantagens naturais e de infraestruturas, o local tem também a vantagem de se encontrar numa zona próxima da capital portuguesa, o que lhe vai permitir usufruir de inúmeras formas de lazer, desde monumentos históricos repletos de cultura (como é o caso da Torre de Belém ou do Mosteiro dos Jerónimos), até infraestruturas modernas e discotecas.
Seja o que for que deseje fazer como lazer quando não estiver na praia, irá certamente encontrar opções que são do seu agrado na zona da grande Lisboa, a uma curta distância da praia de Carcavelos.