É um local de pura eleição. A Praia que aqui lhe trazemos tem caraterísticas únicas de beleza natural que vão arrebatar os espíritos mais críticos e exigentes. Torna-se um pequeno paraíso para quem a puder apreciar e tirar partido de aspectos como a caverna que permite aceder-lhe, o areal completamente rodeado por falésias e o rochedo que se avista mar adentro.
Falamos da Praia do Carvalho, que se situa no concelho de Lagoa e que é literalmente beijada pelo Oceano Atlântico. Marcada por rochas trabalhadas pela erosão e por um incrível afloramento rochoso que se identifica já dentro de água sensivelmente no seu eixo central, tudo parece retratado numa tela. Da praia do Carvalho só podem dizer-se maravilhas a nível de aspeto visual.
Até o próprio acesso à praia é especial, pois foi esculpido à mão entre as falésias rochosas que protegem o areal, sob a forma de caverna. No cimo existe uma área com variedades interessantes de vegetação costeira, igualmente agradável à vista.
De facto, para chegar à Praia da Carvalho tem de procurar-se uma enseada escondida no meio das falésias, que permite sossegar a alma e desfrutar de um cenário majestoso. Como em muitas zonas do Algarve, aqui a água é particularmente límpida e cristalina, dando a oportunidade de aproveitar a riqueza e biodiversidade de um fundo marinho que é magnífico. Decorrente deste aspeto, a prática de mergulho é uma possibilidade a ter em conta, assim como a exploração da zona num caiaque, stand up paddle ou de barco, que nesta zona são atividades comuns.
Por outro lado, existe uma caverna que remete para uma extraordinária beleza e que desperta a curiosidade para outras grutas existentes nesta região. E são muitas aquelas que pode pensar em visitar no Algarve. Efetivamente da ponta mais a oeste, em Vila do Bispo, até Vila Real de Santo António, são muitas as grutas que os aventureiros podem explorar. Acrescentamos que existem grutas no Algarve distinguidas entre as melhores da Europa e do Mundo das quais destacamos a Gruta de Benagil e a Gruta do Capitão.
O Algarve ganha aqui um postal invulgar de beleza, ainda bem escondido e portanto muito apelativo, onde o tempo parece parar. Se fizermos a descrição do percurso até avistar a praia, deparamo-nos com um cenário inesperado e impressionante ao atravessar o túnel esculpido na falésia que dá acesso à praia. Ao chegar ao areal em forma de concha e protegido por arribas imponentes, um misto de sensações invade os visitantes. O areal, que valha a verdade não é grande, impressiona por todas as possibilidades e visões que permite, das águas calmas à grande rocha que se identifica no mar.
No entanto, o ponto mais positivo desta praia reside no facto de ainda não atrair muitas multidões, principalmente se comparada com outras praias algarvias. Sugerimos que se tente desfrutar desta praia em alturas que não o pico do verão, mas mesmo aí será possível tirar partido dela com conforto.
Não sabemos ao certo, mas a verdade é que o acesso algo difícil, o areal não muito grande e mesmo o facto de existirem outras praias muito famosas no Algarve, pode retrair alguns possíveis visitantes. O que é uma enorme benesse.
Na rota onde se encontra a Praia do Carvalho é possível visitar outras praias muito conhecidas como a Praia do Benagil ou a Praia da Marinha. Estas estão interligadas num percurso chamado Sete Vales Suspensos, que foi recentemente alvo de uma distinção para Melhor destino de caminhadas na Europa.
Por este motivo vale a pena falar um pouco deste trilho, que se estende por sensivelmente 6 km no concelho de Lagoa. Portanto, se o quiser percorrer fazendo ida e volta, terá de contar com 12 km.
Ao longo deste percurso são muitas as praias que pode avistar, aproveitando para mergulhar ou fotografar. Captará com toda a certeza momentos que recordará e relembrará muitas vezes.
No caso das praias é importante registar que são várias as que fazem parte do percurso, ou que pode explorar e tirar partido. Independentemente da direção que adote para fazer este trilho, poderá, para além da Praia do Carvalho, deliciar-se com a Praia da Marinha, Praia da Mesquita, Praia do Cão Raivoso, Praia de Benagil, Praia do Vale Espinhaço e Praia do Vale Centeanes. Algumas curiosidades têm a ver com o facto de existirem Praias avistadas no percurso que apenas tem o acesso disponível por barco. É o caso da Praia da Corredoura.
Mas de todas quer saber qual a mais bonita? Pois é, em nossa opinião e como não poderia deixar de ser, a Praia do Carvalho.
Da Praia do Carvalho fazem parte muitas atrações, que a levam a ser ponderada para uma fuga a dois ou em família assim que a disponibilidade o permitir. Para reforçar essa observação temos a evidência da praia permanecer com uma afluência equilibrada e sem sofrer do excesso de visitantes, mas também tudo aquilo que é a sua envolvência.
Contudo, chama-se a atenção para a necessidade de levar bebidas e eventualmente alguma comida se pretender passar o dia na praia. Tem isto a ver com o facto de não existirem apoios de praia, tão pouco cafés ou bares nas proximidades. Esta é também uma praia que não apresenta vigilância, pelo que os cuidados em idas ao mar devem ser redobrados, muito embora as águas sejam calmas, para além de límpidas e cristalinas.
Portanto, se tem dúvidas na praia que deve escolher para visitar nas suas férias, ou de um cenário ou destino paradisíaco, a Praia do Carvalho é a resposta óbvia que temos para lhe dar. É um pequeno paraíso com potencial para oferecer momentos deliciosos.
Está encontrada a receita para uma praia divinal, rodeada de arribas que impressionam e águas límpidas que convidam a um mergulho e à exploração. Chama-se Praia do Carvalho e curiosamente o seu nome deriva de ter sido propriedade privada de um capitão com o mesmo nome.
Ficam as coordenadas para chegar a este destino: 37° 5’12.41″N 8°25’55.10″W. Não o perca!