Com a chegada dos dias quentes, é natural que se procurem soluções para nos refrescarmos, e uma das mais populares é dar um bom mergulho, seja no mar, seja no rio.
No interior de Portugal, no concelho de Mação, podemos encontrar a solução perfeita para o calor na Praia Fluvial de Cardigos, autêntico destino de sonho que se encontra num local relaxante e deslumbrante.
Esta praia encontra-se a 5 minutos da freguesia de Cardigos, na estrada que liga esta localidade a Vales, no concelho de Mação. A freguesia faz parte da província da Beira Baixa e conta com pouco mais de 1086 habitantes.
Portanto, se procura um sítio longe de multidões, mas com todas as comodidades, esta praia fluvial é perfeita para si, até porque, apesar da sua qualidade e beleza, o local não é muito frequentado.
A qualidade do espaço é inegável, tendo já sido reconhecido como “Estrela do Médio Tejo”, tendo sido eleita na categoria Património Natural – Praias Fluviais. Esta é também uma praia inclusiva, estando adaptada a utilizadores em cadeira de rodas, com facilidades de acesso à piscina.
Além disso, o local tem todas as infraestruturas necessárias para bem receber os visitantes, tendo-se tornado num espaço de lazer e convívio de referência na região.
A Praia Fluvial de Cardigos tem piscinas fluviais, adaptadas a adultos e crianças, diversas zonas de lazer, churrasqueiras, parque de merendas, casas de banho, chuveiros e um bar de apoio. O local é vigiado por nadadores-salvadores durante a época balnear.
Se procura um contato mais direto com a natureza, tem a oportunidade de instalar uma tenda numa zona indicada para o efeito, que se encontra do outro lado da praia.
O espaço tem casas de banho e chuveiros e, se necessitar de comprar alimentos, basta ir à mercearia da aldeia. Aproveite a visita e descubra outros locais de interesse em Cardigos, que tem uma história digna de ser conhecida.
Aqui se encontram vestígios megalíticos e elementos romanos, como pontes e aquedutos. Cardigos pertenceu também aos Templários, passando mais tarde para a Ordem de Malta, e foi sede de Comarca durante o reinado de Filipe II.
Assim, não é de admirar que existam diversas atrações a serem visitadas na localidade, como o Pelourinho, a Igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a Capela de São Bento ou a Ermida do Espírito Santo. Outras atrações são os vestígios pré-históricos, romanos e mouros, como a Anta da Lajinha e a Ponte Romana de Cardigos.
Se quiser explorar um pouco mais dos arredores da Praia Fluvial de Cardigos, pode fazê-lo a pé ou de carro. Se for adepto de caminhadas, recomenda-se o PR10 MAC, que passa pela praia fluvial e estende-se ao longo de 10 quilómetros. O percurso é circular e de grau de dificuldade fácil.
O PR6 MAC e o PR12 MAC também passam por perto e podem ser outra das alternativas para fazer uma boa caminhada pela região. Apesar de serem um pouco longos (17 e 10 quilómetros, respetivamente), também são considerados de grau de dificuldade fácil e são ambos circulares.
Caso prefira explorar um pouco mais longe e utilizando o carro como meio de transporte, pode aventurar-se por qualquer uma das muitas praias fluviais das redondezas, cada uma delas mais bonita do que a outra. No entanto, o grande destaque vai para a praia fluvial do Penedo Furado e os seus passadiços, localizados a apenas 30 minutos de viagem.
Por fim, no que toca à gastronomia, podemos encontrar petiscos e pratos de qualidade, que nos apresentam o que de melhor se faz na região. Não pode deixar de provar pratos como os maranhos, o cabrito assado, as cavacas, o bolo fino, os coscorões e as tigeladas, que podem ser saboreados em diversos restaurantes locais.
E no final da sua visita a Cardigos, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.
Erro crasso ao colocar esta praia fluvial em Monção quando pertence ao concelho de Mação.
Obrigado pelo alerta, Manuel. Já está corrigido.