Em Portugal, podemos encontrar muitos locais perfeitos para uma escapadinha, de modo a fugir ao stress do quotidiano e explorar a riqueza rural e a tranquilidade das nossas aldeias.
Um desses locais é a aldeia de Foz d’Égua, no concelho de Arganil, que é desconhecida por muitos, mas que conta com bastantes coisas para ver, incluindo a sua magnífica praia fluvial.
A localidade encontra-se em plena Serra do Açor, bem perto da mais famosa aldeia de Piódão, conhecida por “aldeia presépio”. Da aldeia do Piódão até à pitoresca Foz d’Égua é apenas um saltinho, seja de carro ou a pé (existe um trilho oficial e sinalizado a unir as 2 localidades).
A aldeia de Foz d’Égua encontra-se coberta de xisto e lousa, e parte do seu encanto reside nas suas casas abandonadas, que se encontram muito bem preservadas e têm uma beleza singular, integrando-se perfeitamente na natureza envolvente.
A vegetação do local é densa e contribui para uma paisagem genuína e pitoresca. Outros grandes destaques da aldeia são as pontes em xisto, que ajudam a criar cenários fantásticos e estão perfeitamente em harmonia com a natureza envolvente, os dois moinhos de xisto, o lagar e um santuário.
Claro que não podemos deixar de falar de uma das maiores atrações do local, a sua praia fluvial, que teve origem na construção do açude. A praia é banhada pelas águas da ribeira de Piódão e Chãs d’Égua, e tem uma área envolvente arborizada, onde encontrará excelentes zonas de lazer e de sombra.
Assim, este é o sítio perfeito para passar umas horas muito agradáveis nos dias de maior calor, sendo um local bastante procurado pelos habitantes e turistas.
Este é o local ideal para desfrutar da riquíssima natureza desta serra, com o aspeto rural que envolve a praia a deslumbrar todos os visitantes, e com as diversas construções em xisto a contribuir para embelezar ainda mais este cenário.
Na praia fluvial de Foz d’Égua poderá encontrar reunidas todas as condições para passar horas muito bem passadas em contacto com a natureza, contando o local com diversas infraestruturas de apoio aos banhistas. Entre elas, destacamos a presença de um bar com esplanada, que permite aos visitantes beber uma bebida fresca ou comer um gelado.
Existe até quem visite o espaço apenas para beber um café, ou simplesmente para conviver. Perto da praia, poderá encontrar também um parque de merendas, para onde poderá levar a sua refeição e fazer um piquenique. Nele, encontrará espaços com sombra, mesas e tudo o que é necessário num local do género.
Quanto à segurança, a praia conta com equipamento de socorro a náufragos, de modo a que todos os visitantes tenham a melhor experiência possível.
No que toca ao lazer, o grande destaque desta praia são os seus percursos pedestres, que lhe vão permitir embrenhar-se ainda mais na natureza e conhecer mais de perto a riquíssima flora desta região.
Caso procure uma atividade mais longa, não deixe de fazer a Rota das Aldeias Históricas, e de realizar visitas guiadas aos diversos pontos de interesse da região, que se revelarão uma experiência para mais tarde recordar.
Se é um amante da atividade física, poderá também fazer um ou mais dos percursos de BTT da zona. E, no final de um longo dia de banhos ou de exploração, não deixe de se maravilhar com a gastronomia regional.
Como pode ver, não faltam motivos para visitar Foz d’Égua e a sua praia fluvial, assim como as maravilhas da região em que se inserem. Quer seja numa escapadinha ou numas férias mais prolongadas, o local conta com todas as condições para que possa relaxar e descansar das correrias do dia-a-dia, permitindo-lhe voltar a casa renovado.