Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades adaptadas a todo o tipo de turismo, que lhe dão a popularidade e qualidade que detém. Trata-se de um pequeno paraíso, outrora conhecido apenas pelos moradores locais, mas que hoje atrai visitantes que aqui chegam vindos de todos os cantos do país.
Aliás, não é por acaso que esta é uma das 298 praias portuguesas que já recebeu o galardão de Bandeira Azul, prémio que tem sido atribuído ao longo dos anos, e que é reconhecido, não só ao nível nacional, mas também internacional, como sendo um símbolo de qualidade extrema.
Como se este galardão de qualidade não bastasse, esta praia recebeu a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), uma associação portuguesa sem fins lucrativos que tem como objetivo a proteção do mundo natural.
Mas as distinções não ficam por aqui, já que, em 2012, a praia fluvial de Loriga ficou apurada entre as 21 finalistas (num total de 70) para concorrer ao título “7 maravilhas – praias de Portugal”. Como pode ver, esta é uma praia fluvial bastante premiada e reconhecida.
É claro que esta abundância de prémios e galardões, que trouxe muito prestígio ao local, não é de todo uma surpresa quando se olha para tudo o que a praia fluvial de Loriga tem para oferecer aos visitantes e utentes.
Para começar, é quase impossível não se deslumbrar com a magnífica paisagem em que está inserida, que foi preservada ao máximo e que lhe dá uma grande beleza natural. Não podemos deixar de destacar o seu relevo acidentado, por onde correm as águas, puras e cristalinas, que brotam de uma nascente na Serra.
Outro grande destaque desta praia fluvial são as suas ótimas infraestruturas de apoio aos banhistas e utentes, que foram inclusivamente adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida. É outro fator importante a ter em conta na hora de escolher a praia fluvial de Loriga como o seu próximo destino de Verão.
O local tem um bar/restaurante, que serve refeições diversas, vigilância permanente, de modo a garantir a segurança de todos os envolvidos, no caso de qualquer eventualidade, e ainda um parque de estacionamento que, apesar de ser pequeno, foi igualmente adaptado a pessoas com problemas de locomoção.
Existem também casas de banho, um parque de merendas, onde poderá usufruir das suas refeições, e um parque infantil, para as crianças se divertirem.
Para além de ir a banhos, terá também a possibilidade de realizar passeios pedestres, que lhe vão permitir visitar a Serra da Estrela e conhecer todas as maravilhas que nela se encontram, por entre banhos nesta maravilhosa estância fluvial, onde pode encontrar sempre um clima relaxante e calmo, sempre em contato próximo com a natureza.
Existem diversas opções de trilhos para caminhadas, que lhe vão permitir descobrir caminhos de pastores, um vale glaciar, covões, barragens, levadas, eiras e socalcos. Poderá encontrar opções para todos os gostos e com diversos níveis de dificuldade, que são capazes de agradar tanto aos iniciantes nas caminhadas como aos mais experientes caminheiros.
A somar a tudo isto, no final de um dia de banhos e caminhadas, tem à sua espera um sem número de iguarias típicas da gastronomia serrana, que reconfortam o estômago e o paladar.
Não podemos deixar de recomendar a feijoada de feijoca e o cabrito no forno, assim como o queijo da Serra, a broa de milho, o carolo, a botelha, o delicioso Bolo Negro de Loriga e a aguardente de zimbro, que acompanha bem todos os pratos.
Assim, visitar Loriga e a sua praia fluvial tem tudo para se revelar uma daquelas viagens que nos ficam na memória, e que nos permite relaxar verdadeiramente, longe das correrias do dia-a-dia.