Em plena albufeira do Alqueva, no Alentejo, encontramos a Praia Fluvial de Mourão, que tem um areal de cerca de 320 metros, dos quais 100 são vigiados por nadadores-salvadores, que são capazes de intervir no caso de uma emergência.
Além disso, a praia conta com uma área relvada com chapéus de sol, uma piscina flutuante para crianças, uma plataforma flutuante com torre de saltos, uma escada para banhistas, e uns escorregas.
São estas e outras comodidades que tornam esta uma das praias mais populares da região do Alentejo, que atrai visitantes de todos os cantos para aqui viverem umas horas bastante agradáveis.
Esta praia fluvial foi construída de modo a agradar a todo o tipo de pessoas, não importa qual seja a sua personalidade ou idade. Todas as atrações são bastante seguras, destacando-se a piscina flutuante para crianças, que conta com uma balaustrada de segurança e com uma rede a toda a volta, de modo a assegurar a sua proteção.
Este é, portanto, o sítio perfeito tanto para famílias como para quem pretende aproveitar as águas refrescantes sozinho, porque todos vão encontrar algo com que se maravilhar e divertir.
Para além de algumas comodidades mais clássicas, como a presença de um bar/restaurante e de uma zona de piqueniques com churrasqueira, a Praia Fluvial de Mourão é também uma das praias mais acessíveis no nosso país, contando com dois parques de estacionamento, o que lhe dá uma capacidade mais que suficiente para que todos os banhistas ali possam deixar o carro. O local é também verdadeiramente acessível para todos, até porque conta com acesso para pessoas com dificuldades de locomoção.
Poderá visitar toda a envolvente da praia através dos diversos passeios pedestres, que são organizados com imensa regularidade. Durante a semana, poderá também usufruir dos diferentes eventos que acontecem nesta estância. Caso pretenda conhecer melhor a região envolvente, poderá pernoitar na estância, através das diferentes opções de alojamento existentes na área.
Assim, poderá aproveitar ao máximo esta água, que lhe permitirá refrescar-se nos dias mais calorosos do Alentejo, mas que continua a ser quente o suficiente para se tornar agradável (e que ronda os 26°C).
A praia fluvial de Mourão, com as suas áreas de relvado, areal e uma zona envolvente com bar com esplanada e parque de merendas, é sem dúvida a maior praia fluvial em todo o Alentejo. Portanto, aqui poderá andar à vontade e mergulhar nas águas quentes da Barragem do Alqueva sem grandes constrições.
O local conta com concorrência ali perto, vinda da praia fluvial de Monsaraz, mas isso não é um problema, já que ambas são bastante concorridas, embora a praia de Mourão se destaque pela sua extensão.
E já que se encontra na zona, não pode deixar de conhecer melhor esta região tão única do nosso país, com tradições, cultura e gastronomia tão próprias. Há muitas coisas interessantes para visitar perto da praia fluvial de Mourão.
Uma delas é a vila de Monsaraz, uma das mais antigas e belas de Portugal, com o seu castelo, as suas muralhas e as suas casas caiadas. Nesta vila, pode apreciar a vista sobre o lago do Alqueva.
Outra sugestão é a cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO, com o seu rico património histórico e cultural. Nesta cidade, pode visitar a Sé Catedral, o Templo Romano, a Capela dos Ossos e o Museu de Évora.
De visita obrigatória é a vila de Estremoz, conhecida pela sua produção de mármore e pela sua cerâmica. Nesta vila, pode fazer um tour do mármore, visitar o castelo, a Torre das Três Coroas e o Museu Municipal.
Vila Viçosa é outro dos destinos a não perder, onde se destaca o Paço Ducal, uma das mais imponentes residências reais portuguesas. Nesta vila, pode também visitar ainda o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e o Museu do Mármore.
Finalmente, a vila de Moura, onde se pode admirar a igreja matriz de São João Baptista, o castelo medieval e o museu Alberto Gordillo. Aqui pode também conhecer a história e a cultura do azeite e do vinho, fazendo degustações e visitas a lagares e olivais.
Portanto, recomendamos-lhe que planeie uma visita um pouco mais prolongada (mesmo que sob a forma de uma escapadinha), porque as maravilhas desta magnífica região valem muito a pena. Esta é uma daquelas visitas que lhe vai ficar na memória, de tanta beleza e detalhes interessantes que vai ver.