Em Alcanena, encontramos uma das mais acolhedoras praias fluviais do Centro de Portugal Portugal, ideal para famílias com crianças, mas também para visitas sozinho ou a dois.
Trata-se de uma das praias fluviais mais bonitas que pode encontrar nesta região e tem a vantagem de ficar relativamente perto de Lisboa, para além de possuir boas condições para os banhistas.
Esta praia encontra-se num estado bastante natural e está muito bem preservada, mesmo contando com uma interferência humana bastante presente desde que abriu ao público, em 2016. O espaço é também conhecido por ser o sítio onde, durante mais de 100 anos, foi captada a água para abastecer a cidade de Lisboa.
O local é conhecido pelas suas águas limpas e tranquilas, onde todos os banhistas podem nadar juntamente com os peixes que ali abundam, o que ajuda a trazer um sentimento de maior proximidade com a natureza, que dificilmente seria encontrado noutro sítio.
Além disso, a praia fluvial dos Olhos de Água tem a capacidade de agradar a miúdos e graúdos, por ter também uma zona com pouca profundidade, que é perfeita para as crianças brincarem em segurança, e por ter algumas zonas com água um pouco mais funda, ideal para as pessoas que queiram um pouco mais de emoção, podendo mergulhar nas águas do rio Alviela.
O local conta também com diversas comodidades, que ajudam a garantir que terá uma experiência inédita e sem problemas. Assim, na praia, irá encontrar um restaurante e bar, casas de banho, mesas e zonas de piquenique (que têm churrasqueiras), um bar de estacionamento vasto, com espaço mais que suficiente para todos, um parque infantil, campo de jogos em areia, e um imenso espaço livre a ser explorado, que conta com sombras para as horas de maior calor.
Para aqueles que querem passar uns dias diferentes, existe o Parque de Campismo de Alcanena, que lhe permitirá descobrir não só a praia fluvial dos Olhos de Água, mas também a região envolvente, que é rica em formas de lazer.
Não podemos deixar de destacar o Centro de Ciência Viva do Alviela, onde poderá conhecer mais sobre a importância da nascente que alimenta esta praia fluvial, e sobre os labirintos subterrâneos que essa água percorre até chegar à praia, na qual se vai banhar para se refrescar.
Não deixe também de visitar as grutas, criadas pela passagem de água na zona, que podem ser descobertas seguindo um dos vários percursos pedestres do local, que estão devidamente sinalizados, e que lhe vão permitir espantar-se com a beleza do rio, que corre por entre as rochas e as árvores.
O melhor percurso pedestre parte exatamente a partir da praia fluvial dos Olhos de Água. Trata-se do PR1 ACN e tem apenas 1.5km de extensão. É linear (o que significa que tem que fazer o percurso de volta) e demora cerca de 1 hora a ser percorrido.
Ao longo da sua extensão, é possível observar locais como o Poço Escuro, o Canhão Fluvio-Cársico da Ribeira dos Amiais, o Sumidouro da Ribeira dos Amiais, a Ressurgência da Ribeira dos Amiais e a Janela Cársica.
A praia fluvial tem também um circuito de manutenção, que conta com uma pista de corrida, assim como uma zona de reforço muscular. Junto ao Centro de Ciência Viva, poderá encontrar o Centro de BTT de Alcanena, de onde partem 5 percursos maravilhosos.
Se quiser complementar o seu dia com um passeio pelas redondezas, não faltam locais de interesse para descobrir na região. A serra de Aire e Candeeiros fica bem perto, caso aprecie turismo de natureza. Dentro do mesmo género, recomendamos também uma visita às grutas de Mira de Aire.
Se prefere visitar locais históricos e ricos em património, nada como dar um salto até Santarém, Alcobaça, Batalha, Tomar ou Porto de Mós. Em qualquer um destes locais irá encontrar muitos monumentos históricos, entre castelos, mosteiros, palácios e conventos.
Como pode ver, são muitos os motivos para visitar a praia fluvial dos Olhos de Água, assim como a maravilhosa região envolvente. O local vai-se revelar uma escapadinha perfeita, que ficará na sua memória durante muito tempo, e que quererá repetir muitas mais vezes.
O que existe de alojamento local PF
Bem perto, em Minde, tem a Casa da Serra, alojamento local em pequena casa tipica no centro da aldeia.