Em plena Serra da Arrábida, a praia dos Galapinhos é um daqueles locais que nos faz sentir que o paraíso realmente existe. Encontra-se a poucos minutos de Lisboa ou de Setúbal, e durante muito tempo foi uma praia quase secreta, conhecida por poucos e frequentada por ainda menos pessoas.
Hoje, atrai cada vez mais banhistas e veraneantes, que aqui chegam para passar um dia numa praia quase selvagem, com águas límpidas e cristalinas, e rodeados de natureza deslumbrante. A afluência começou a aumentar consideravelmente e por isso foram criadas regras mais restritas de acesso. Afinal de contas, esta é uma área protegida.
Esta praia é tão fantástica que atrai até os javalis do Parque Natural da Serra da Arrábida – não são raras as vezes em que os banhistas se deparam com famílias de javalis a entrar água adentro, refrescarem-se durante uns minutos e depois voltarem à sua rotina normal, por entre a vegetação do parque natural.
Em Portugal, existem imensas praias dignas de relevância, que já foram condecoradas por distintas organizações nacionais devido às suas caraterísticas únicas e à sua beleza. Mas a praia dos Galapinhos, apesar de ter estatuto de excelência internacional, não tem ainda a popularidade que merece.
É verdade que é uma praia que não é tão vasta como outras da nossa costa, e que não tem tantas amenidades para os banhistas. Mas também é verdade que se destaca por outras coisas.
Apesar de não ter tantas amenidades como outras praias, tem no local um restaurante e um parque de estacionamento, para facilitar o acesso e estadia dos visitantes. Além disso, a praia dos Galapinhos tem vigilância cuidados por nadadores-salvadores, durante a época balnear, para assegurar a segurança de todos e ajudar a proporcionar uma experiência inesquecível.
Outra grande vantagem desta praia, e que a ajuda a se destacar das restantes, é o facto de ter águas calmas e límpidas, que banham uma areia suave e fina. Isto porque a praia se encontra protegida por imponentes arribas, que protegem o local de ventos fortes e impedem a criação de ondas, mantendo a tranquilidade da água.
Se a tudo isto somarmos a deslumbrante paisagem da Serra da Arrábida, não admira que esta praia tivesse sido eleita como a melhor praia europeia de 2017, pelo site European Best Destinantions (um site renomado pela sua rigorosidade no que toca a escolher destinos turísticos).
Apesar do seu grande problema ser a falta de acesso, a praia dos Galapinhos não deixa de fascinar todos os que se aventuram a alcançá-la, já que é considerada uma das pérolas da Arrábida devido ao seu esplendor, que se tem mantido preservado com pouca intervenção humana para que mantenha o seu aspeto selvagem.
Além disso, a possibilidade de fazer mergulho naquela que é uma das praias com água mais transparente de Portugal atrai muitas pessoas, sobretudo jovens que procuram uma experiência diferente.
Caso decida visitar esta praia em férias, tenha em conta que, mesmo que a praia seja digna do seu dia, a área de Setúbal, onde esta se situa, tem também inúmeras formas de lazer para todas as idades e feitios, desde monumentos históricos a infraestruturas modernas que nos deixam de queixo caído. Portanto, esta zona irá revitalizar as suas férias e fazer destas ainda mais inesquecíveis!
Nunca se esqueça, no entanto, que a praia de Galapinhos faz parte do Parque Natural da Serra da Arrábida, uma área protegida que deve ser respeitada. As regras de acesso foram apertadas e devem ser seguidas de forma a proteger o ambiente que rodeia esta magnífica praia. Só assim é possível garantir que as gerações vindouras poderão continuar a usufruir e a desfrutar destas belíssimas paisagens.