O Algarve é conhecido pelo sol e pela praia, mas, da mesma forma que cada areal tem as suas especificidades, o mar também se comporta de forma diferente em cada praia. Assim, é normal encontrar algumas praias de água quente (ou, pelo menos, um pouco mais mornas do que noutros locais). No Algarve, é no Sotavento que se podem encontrar praias de água mais quente.
No caso específico do Algarve, as águas tornam-se mais quentes nas praias onde é hábito formarem-se pequenas lagoas com pouca profundidade. Também é possível encontrar águas mornas ou tépidas em praias localizadas na foz de rios ou ribeiros.
Por causa da maior temperatura da água (e também pelas pequenas lagoas com pouca profundidade), estas praias tornam-se ideais para famílias com crianças. Além disso, situam-se em locais pouco frequentados e com menos turismo de massas, o que garante mais sossego e privacidade. Descubra algumas das melhores praias de água quente no Algarve.
1. Praia do Ancão, Loulé
Em Loulé, não faltam ingredientes para umas boas férias: o doce mel, a aguardente de medronho deliciosa, os bolos de amêndoa e figo, o peixe fresco, tudo coroado por um passeio pelas ruas mouriscas. A praia do Ancão, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, é caracterizada pelo extenso areal e amplos dunares, repletos de plantas aromáticas. A sua água quente convida a banhos, o que a torna muito frequentada.
Assim, não é de estranhar que haja um espaço amplo para estacionar, e um serviço de apoio e vigilância em época balnear. Para aqui chegar, existe um acesso alcatroado a partir de Almancil, direção Garrão/Ancão, num total de 7 quilómetros. Se partir do empreendimento turístico, terá de seguir um percurso em terra batida com 1,5 quilómetros. Esta é uma das melhores praias de Loulé.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Mesmo à entrada da praia, com lugares para pessoas com mobilidade reduzida.
- Acesso: Pela EM527.
- Dicas: Deve caminhar sempre pelos passadiços de acesso à praia de modo a preservar o sistema dunar.
- Na zona: Existem bares e restaurantes de apoio. Mesmo ao lado, pode jogar golf na Quinta do Lago.
- Boa para: Famílias com filhos.
2. Praia da Barreta, Faro
No concelho de Faro, incluem-se a península do Ancão e as Ilhas da Barreta (Deserta) e da Culatra. Aqui está também presente o Parque Natural da Ria Formosa, conhecido pela sua diversidade ecológica. Na Ilha Deserta, pode encontrar praias belíssimas e com temperaturas da água que convidam a banhos. Existe um serviço de apoio e vigilância durante a época balnear. Para aqui chegar, siga de barco a partir de Faro, no Cais da Porta Nova, que tem nas proximidades amplo estacionamento. Para além da Praia da Barreta, existem mais praias de Faro que merecem uma visita.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro na Marina de Faro.
- Acesso: Apanhe o ferry na Marina de Faro.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo.
- Na zona: Aproveite para fazer um passeio a pé pela Ilha Deserta, respeitando sempre a natureza envolvente.
- Boa para: Famílias com filhos.
3. Praia da Fuseta, Olhão
No concelho de Olhão, pode encontrar 5 praias, situadas no Parque Natural da Ria Formosa. Em frente à vila de Fuseta, na zona oeste da Ilha de Armona, pode encontrar a praia da Fuseta, com o seu areal extenso e deserto, propício à formação de piscinas naturais na maré baixa. Durante a época balnear, há serviço de apoio à praia e de vigilância. O acesso à praia é feito por barco, a partir do Cais da Fuseta, com estacionamento amplo junto ao cais. Sem dúvida, uma das melhores praias de Olhão.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro no Cais da Fuseta.
- Acesso: A pé, quando a maré está baixa, ou de barco, a partir do Cais da Fuseta.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo.
- Na zona: Trata-se de um local quase deserto, ideal para relaxar longe das multidões. Se gostar, pode fazer um passeio pela praia e apreciar a paisagem.
- Boa para: Famílias com filhos.
4. Praia de Cabanas, Tavira
Na zona leste do concelho de Tavira, encontra a Ilha de Cabanas, localizada numa estreita faixa de areia que se estende até à barra de Cacela. A praia está situada mesmo em frente a Cabanas, existindo vigilância e apoio durante a época balnear. Pode aceder à praia a partir do cais na marginal de Cabanas, existindo estacionamento perto do local. Esta é uma das mais bonitas praias de Tavira.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Deixe o seu carro nas docas de Tavira, mais propriamente no Largo da Armação da Abóbora.
- Acesso: De barco, a partir da Marginal de Cabanas.
- Dicas: O local é apreciado para a realização de windsurf e vela.
- Na zona: Existem alguns bares e restaurantes onde pode comer e beber.
- Boa para: Famílias com filhos.
5. Praia de Cacela Velha, Vila Real de Santo António
No extremo nascente da Ilha de Cabanas, já pertencente ao concelho de Vila Real de Santo António, encontra aquela que, em 2015, foi considerada uma das 15 melhores praias do mundo pela versão espanhola da revista Traveler. Falamos da praia da Cacela Velha, local de beleza única, e cujo único ponto negativo é o facto de não ter serviços de apoio e vigilância durante a época balnear. Para aqui chegar, siga de barco a partir do cais do Sítio da Fábrica, que fica a 1,5 quilómetros da praia. Existe estacionamento amplo junto ao local de embarque.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro junto ao cais do Sítio da Fábrica ou no parque de estacionamento da Praia de Manta Rota..
- Acesso: A pé, a partir da vizinha Praia da Manta Rota, ou em barcos de pescadores.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo..
- Na zona: Aproveite para visitar a pequena e pitoresca aldeia piscatória de Cacela Velha.
- Boa para: Famílias com filhos.