Se há sítio onde se come bem e com fartura, é no Norte de Portugal, onde não faltam petiscos para nos deliciarmos e que nos deixam de água na boca, só de pensar. Os pratos típicos desta região são, regra geral, fartos e pesados. E as razões são simples: os produtos utilizados e a necessidade de alimentar bem os trabalhadores rurais.
A culinária tradicional do Norte de Portugal destaca-se pelo uso abundante da carne, seja de vaca, porco ou carneiro, acompanhada por vegetais, que poderiam variar consoante a época do ano. Na sua gastronomia, existem ainda doces, muitos deles criados nos conventos da região, onde abundam os ovos e o açúcar.
A região norte é também conhecida por ter restaurantes onde se come comida de qualidade, em quantidades consideráveis e a um baixo preço. Descubra alguns dos mais deliciosos e famosos pratos típicos do Norte de Portugal.
1. Francesinha
Este prato típico da cidade do Porto consiste numa sanduíche que leva carne de vaca, linguiça, salsicha fresca, queijo e molho. No entanto, existem várias versões deste prato, sendo que alguns restaurantes substituem o bife de vaca por carne assada, e existem já também versões para veganos e vegetarianos. O ingrediente mais importante é o molho, com cada restaurante a ter a sua própria receita.
Diz-se que se pode encontrar um molho para todos os gostos, e que por isso que a francesinha é perfeita para qualquer um. Não se sabe ao certo qual foi a francesinha original, mas diz a lenda que esta nasceu num restaurante chamado A Regaleira, cujo dono tinha sido emigrante em França. Voltou a Portugal, abriu este espaço e inventou o prato.
O nome supostamente vem da sua inspiração, o croque monsieur francês, uma sanduíche com semelhanças, mas sem as carnes e o molho. Hoje, são vários os restaurantes onde pode desfrutar de uma boa francesinha.
2. Tripas à moda do Porto
Este prato emblemático da cidade do Porto deu origem ao apelido dos seus habitantes, os tripeiros. As tripas à moda do Porto levam feijão, salpicão, carnes, orelheira, mão de vaca, chouriço e, claro, tripas, sendo normalmente acompanhado de arroz branco. A história deste prato remonta a 1415, por alturas do rei D. João I, que preparava a expedição para Ceuta.
O seu filho, D. Henrique, ficou encarregue de preparar as navegações no Douro e, para apoiar o infante na jornada, a cidade deu-lhe todos os seus bens alimentares, ficando apenas com as miudezas e tripas, sendo esta supostamente a origem deste prato.
3. Rojões
Este prato pode-se encontrar em várias zonas do país, mas é mais tradicional do Minho. Leva carne de porco aos pedaços, sem osso, sendo acompanhado de chouriças de sangue, tripas enfarinhadas e sangue de porco cozido cortado em tiras finas para acompanhar. Normalmente é servido com arroz branco ou com papas de sarrabulho. Na região do Norte de Portugal encontra diversos restaurantes onde pode provar esta especialidade.
4. Sarrabulho
Este prato também se encontra praticamente em todo o país, mas é mais comum no Norte, especialmente na zona de Ponte de Lima. Esta refeição, que pode ser em forma de arroz ou papas, está fortemente associada ao convívio com família e amigos, e acontece tradicionalmente após a matança do porco, de forma a aproveitar o seu sangue. Para além deste, usa também os miúdos do porco, como o coração, o fígado e a língua, acompanhados por um forte tempero à base de cominhos.
5. Lampreia
Este prato típico do Alto Minho tem ganho cada vez mais adeptos, existindo até festivais dedicados a esta iguaria. A forma mais comum de se comer é com arroz, o que constitui o chamado Arroz de Lampreia. A altura perfeita para experimentar este prato é no início do ano, entre janeiro e fevereiro, época em que se realizam também muitos dos festivais que se centram à volta deste ingrediente.
6. Feijoada à Transmontana
Pensa-se que a origem deste prato tradicional de domingo vem dos lados de Vinhais. O feijão encarnado é cozinhado com as carnes, enchidos e as couves, sendo acompanhado de arroz branco ou de forno. O prato é rico em gorduras e legumes, e deve ser servido bem quente. Um pouco por todo o Norte, encontra vários sítios onde pode comer uma boa feijoada à transmontana.
7. Enchidos
O Norte de Portugal é conhecido pelo fumeiro, que não podia faltar nesta lista. Existem várias formas de se deliciar com estas iguarias, seja como acompanhamento ou como prato principal. Pode ser uma alheira com ovo, uma tábua de enchidos ou na própria feijoada, mas não pode deixar de provar as diversas opções. Não perca a oportunidade de experimentar umas autênticas alheiras de Mirandela e o butelo, para os lados de Bragança.
Adorei Obrigado.