As sobremesas são (e sempre foram) a nossa fraqueza. Afinal de contas, quem consegue resistir a uma mousse de chocolate cremosa, que se desfaz na boca e nos convida a repetir sempre mais um pouco? :)
A grande maioria dos restaurantes serve mousse de chocolate nos seus menus. Mas a melhor forma de as consumir é mesmo em casa. Só assim pode ter a certeza que está mesmo a consumir um produto de qualidade, feito com ingredientes naturais.
Nesta receita iremos ainda ensinar-lhe a tornar a sua mousse de chocolate mais baixa em calorias para que possa desfrutar sem pesos na consciência.
Uma receita mais saudável e leve
Como já foi dito, apesar de a grande maioria dos restaurantes servir mousse de chocolate como sobremesa após as refeições, elas são geralmente mais artificiais e podem mesmo possuir corantes e conservantes. Com esta receita caseira não irá ter esse problema.
O ideal é saber o que acrescentar e o que descartar durante a preparação. Por isso, não só lhe diremos como fazer uma mousse com ingredientes tradicionais, mas também como fazê-la com baixo teor calórico.
A mousse de chocolate
A mousse (que significa espuma em português) é uma sobremesa de origem francesa. É feito com claras de ovos batidos ou natas batidas.
Por isso se popularizou, principalmente pela sua textura cremosa e espumosa, além do seu sabor único a chocolate. No entanto, em alguns países, elas são preparadas com ingredientes diferentes (até mesmo com vegetais e peixes).
Os principais ingredientes para o seu preparo são o açúcar, clara de ovo, chantilly (ou creme), chocolate e manteiga. No entanto, alguns ingredientes também podem ser descartados ou substituídos para torná-la mais leve ou menos calórica.
Portanto, não fique com a vontade de saborear uma sobremesa deliciosa por medo a ganhar peso. Aprenda a preparar esta receita de mousse de chocolate caseira e saboreá-la sozinho ou em família.
Receita de mousse de chocolate caseira
O segredo da mousse está nas claras dos ovos (devem ser batidas até ficarem parecidas com neve). Se não quiser fazer com ovos, pode usar chantilly. Não haverá problemas se você usar um deles ou ambos.
A mousse de chocolate pode ser usada também como recheio de bolos. É muito fácil de preparar e com ingredientes básicos que certamente terá ao seu alcance.
Mousse de chocolate caseira
Ingredientes
- 3 claras de ovo
- 1 chávena de água (250 ml)
- 3 gemas de ovo
- ½ chávena de açúcar (60 g)
- 2 chávenas de creme de leite fresco (240 ml)
- 1 barra de chocolate (200 g)
- 1 copo de meio sumo de laranja (80 ml)
- 2 colheres de sopa de chocolate ralado para decorar (30 g)
- 1 colher de sopa de licor de laranja (15 ml)
- 1 colher de sopa de amêndoas para decorar (15 g)
Preparação
- A primeira coisa que deve fazer é derreter o chocolate em banho-maria numa pequena panela e reservar em local aquecido.
- De seguida, numa tigela média, bata as claras em castelo até chegarem ao ponto de neve. (experimente usar uma batedeira para facilitar.)
- Depois, adicione as gemas, o chocolate, o açúcar, o sumo e o licor de laranja sem parar de bater.
- Adicione o chantilly para dar à mousse uma consistência mais espumosa.
- Para finalizar, sirva em copos pequenos ou taças individuais e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas até ficar firme.
- Após este tempo, retire do frigorífico e decore com um pouco de chocolate ralado, branco ou preto. Também pode adicionar algumas amêndoas ou nozes.
Dados Nutricionais
Mousse de chocolate baixa em calorias
E porque pensamos em si e sabemos que cuida do seu corpo e da sua saúde, trazemos-lhe uma variante desta receita de mousse de chocolate caseira. Com esta opção, você pode controlar a sua ingestão de calorias e apreciá-la sem arrependimentos
Mousse de chocolate baixa em calorias
Ingredientes
- 1 tablete grande de chocolate amargo (200 g)
- 1 chávena de água (250 ml)
- 3 gemas de ovo
- 2 colheres de sopa de estévia (30 g)
- 3 claras de ovo
- qb folhas de hortelã para decorar
Preparação
- Para começar, derreta o chocolate amargo em banho-maria numa panela pequena com um pouco de água. Deixe arrefecer um pouco e reserve em local aquecido.
- De seguida, numa tigela média, bata as gemas com o auxílio de uma colher de pau.
- Depois, numa tigela separada, bata as claras em neve até ficarem firmes e acrescente as colheres de sopa de estévia aos poucos.
- Misture tudo bem numa única tigela e coloque em tigelas individuais.
- Por fim, é necessário refrigerar durante 4 horas para que a sobremesa fique mais firme.
- Enfeite com algumas nozes ou folhas de hortelã, se desejar.