Em Portugal, o presépio é montado no início do Advento, sem ter a figura do Menino Jesus, que apenas é colocada na noite de Natal. Depois, o presépio é desmontado no Dia de Reis. Apesar da tradição do presépio se manter em várias casas de Portugal, existem algumas localidades que elevam os presépios a outro nível.
Os hábitos podem mudar consoante cada família: algumas colocam as prendas debaixo do pinheiro e são abertas na manhã de Natal, enquanto que outras disfarçam alguém de Pai Natal que se encarrega de distribuir os presentes na noite de Consoada. Mas uma coisa é certa, em muitos lares, ainda é o Menino Jesus que traz as prendas.
Por isso mesmo, para além de refletir as vivências de cada família, o presépio é apreciado sobretudo pelos mais pequenos, que são aqueles que vivem esta época festiva com mais intensidade. Descubra alguns dos melhores presépios em Portugal para visitar com crianças.
1. Presépio Gigante, Vila Real de Santo António
Este presépio já vai na sua 19ª edição, batendo recorde todos os anos. Hoje, o presépio tem mais de 5600 figuras, sendo necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho para dar vida àquele que é considerado o “maior presépio de Portugal”. São usadas mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, três mil quilos de cortiça e centenas de adereços, expostos numa área de 230 m².
Muitos ornamentos evocam locais da região, tais como as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as salinas e a Praça Marquês de Pombal. Destaca-se também o uso das mais de 80 peças animadas e motorizadas, bem como os 4 lagos e a iluminação cénica. Pode visitar o Presépio no Centro Cultural António Aleixo, de 1 de dezembro a 9 de janeiro, pelo preço de 1 EUR.
2. Presépio da Marinha Grande
Das mãos de Filipe Ferreira, que é contabilista de profissão, nasce todos os anos este presépio, que tem hoje cerca de 1200 peças de barro, e que começou por ser um presépio tradicional feito em casa dos seus avós, em 2000. Foi em 2015 que este pequeno presépio se tornou um projeto maior e passou a ser exibido no Edifício da Resinagem, após o convite da Câmara Municipal.
Normalmente, o presépio demora cerca de uma semana a ser montado, embora a preparação comece meses antes, produzindo-se novas peças e reparando as antigas. Este presépio ocupa cerca de 50 m² e cria uma aldeia miniatura, que inclui peças animadas por meios mecânicos.
Também se representam costumes e tradições portuguesas, mais de 150 figuras de animais, profissões tradicionais e o pinhal de Leiria. Pode ver o presépio de 4 de dezembro até 9 de janeiro no Edifício da Resinagem, com entrada gratuita.
3. Presépio do Sabugal
É considerado o “maior presépio natural de Portugal” e vai já na sua sétima edição. Este ano vai ser instalado no Largo do Castelo, e vai ocupar mais de 1000 m². Foi construído à escala real, usando-se para isso toneladas de elementos naturais, o que permite oferecer uma experiência imersiva aos visitantes. O projeto é construído com recurso a materiais como troncos de castanheiros, heras e musgos.
Para além deste presépio, o município tem também para os visitantes uma exposição de sensibilização ambiental e um Mercadinho de Natal, onde pode encontrar produtos de artesanato local e iguarias da região. Visite o presépio de 7 de dezembro a 9 de janeiro, no Centro Histórico do Sabugal, com entrada gratuita.
4. Presépio de Alenquer
Apesar de ter sido cancelado em 2020, e depois de 53 anos de tradição, este ano o Parque Temático de Natal e o Presépio Gigante estão de volta. Em 1967, as cheias provocaram quase 50 mortes no concelho de Alenquer. Desta tragédia, nasceu um momento de solidariedade e no Natal seguinte, a população uniu-se para construir um presépio para homenagear as vítimas.
As figuras são imponentes, podendo chegar aos 6 metros de altura, e a tradição acabou por levar à denominação de Alenquer como “Vila Presépio”. Durante o mês de dezembro, encontrará visitas guiadas, exposições, teatros infantis, mercado de Natal e concertos. A entrada é gratuita, por isso, não perca a oportunidade de visitar este presépio, no centro da vila de Alenquer, de 30 de novembro a 30 de dezembro.
5. Presépio ao vivo de Priscos
Durante a época de Natal, a freguesia de Priscos, em Braga, costuma ser notícia, por ser palco do maior presépio vivo da Europa. O evento reúne cerca de 600 participantes todos os anos, que recriam o nascimento de Jesus. Aqui encontra 90 cenários diferentes, que referenciam as culturas egípcia, judaica, romana, grega, assíria e babilónica.
Pode também encontrar muitos dos ofícios que existiam no tempo de Jesus, desde ferreiros e sapateiros, a serradores, camponeses, oleiros, padeiras e muitos outros cenários da época. São também feitos 4 grandes espetáculos: o “casamento judaico”, o “cortejo da luz”, o “julgamento” e o “funeral”.
A entrada é gratuita até aos 16 anos, sendo que os ingressos gerais para adultos custam 5 EUR. Os maiores de 65 anos pagam 4 EUR. Pode visitar o presépio nos dias 12,19 e 26 de dezembro, e nos dias 2 e 9 de janeiro, entre as 15h e as 18h30, e no dia 8 de janeiro, entre as 20h e as 22h30, no largo Padre Artur Lopes dos Santos.
6. Penela Presépio
Desde 2007 que o evento Penela Presépio traz a magia para dentro das muralhas do castelo, com as suas mais de 200 figuras impressas em 3D que se movem e que recriam tanto o início da era cristã como o presépio tradicional português. Também aqui pode encontrar um presépio ao vivo.
Este ano, o Penela Presépio volta com toda a força, com música de rua, iluminação de Natal e diversas atividades. Para além do presépio animado, pode também ver o presépio tradicional do Espinhal, que é feito por artesãos locais, no interior do Mercado do Espinhal.
Não pode perder também um mercadinho de Natal e a exposição de presépios, na Igreja de Santa Eufémia e na Igreja de São Sebastião. A entrada é gratuita, e o presépio pode ser visitado de 8 de dezembro a 9 de janeiro, na Praça da República.