As próteas são plantas com flor que vêm da África do Sul, onde fazem parte da família das Proteaceae. Há cerca de 100 espécies de próteas conhecidas, que se distinguem por terem flores grandes, vistosas e de várias cores, que mudam de tonalidade conforme a estação do ano.
Estas flores são polinizadas principalmente por aves, e são caracterizadas por terem tépalas, que são elementos pertencentes ao perianto, a parte externa de uma flor. As próteas são plantas exóticas, que chamam a atenção de quem as observa, e que podem ser usadas para decorar o jardim ou mesmo a casa.
Neste artigo, vamos ensinar-lhe como cultivar e cuidar destas belíssimas flores, quais os cuidados essenciais que elas precisam e como evitar as pragas e doenças que as podem afetar. Vamos também mostrar-lhe algumas espécies de próteas que pode escolher para o seu jardim ou vaso. Acompanhe-nos nesta viagem pelo mundo das próteas!
Como cultivar próteas no jardim
Se tem um jardim e quer plantar próteas, deve ter em conta as seguintes condições:
Cuidados com o solo
As próteas preferem solos arenosos, pobres em nutrientes, com um pH ácido (entre 5.5 e 6.5) e bem drenados, para que as raízes recebam oxigénio suficiente. Evite solos argilosos, que são mais compactos e pesados, e que impedem a oxigenação das raízes.
Também não toleram fósforo, por isso deve usar um adubo ou suplemento adequado para este tipo de plantas. No caso de ter um solo mais alcalino, deve adicionar turfa e sulfato de ferro antes de plantar a prótea.
Como regar as próteas
Durante o primeiro ano após a plantação, as próteas precisam de mais água do que o habitual, para garantir o desenvolvimento saudável das raízes. A partir do segundo ano, basta regar uma vez por semana nas alturas de maior calor.
Não encharque o solo nem deixe a planta secar completamente. Regue sempre pela manhã ou ao final da tarde, evitando molhar as folhas e as flores.
Luminosidade
As próteas adoram sol – quanto mais luz solar receberem, mais florescerão. Por isso, não as plante em locais onde haja sombra. Escolha um local do jardim que receba pelo menos 6 horas de sol direto por dia.
Temperatura
As próteas toleram temperaturas baixas desde que não haja muita humidade. No entanto, no inverno, se as temperaturas forem de vários graus abaixo de zero, resguarde a planta para evitar problemas futuros. Também gostam de arejamento, por isso tente garantir que estejam em locais arejados que garantam a circulação do ar.
Mulching
Para controlar pragas e doenças de forma preventiva, pode aplicar uma camada de folhas ou casca de pinheiro por cima do solo onde a planta está plantada. Isto ajuda a manter a humidade e a acidez do solo, além de proteger as raízes do frio.
Como cultivar próteas em vaso
Se não tem jardim, ou se mora num local com invernos muito rígidos, pode ter próteas em vaso. A Protea ‘Little Prince’ é uma das espécies que pode ser cultivada desta forma. Veja como fazer:
Substrato
O substrato deve ser bem drenado e ácido, com um pH entre 5.5 e 6.5. A nível de composição, recomenda-se que escolha um substrato com 30% de perlite.
Escolha um vaso grande o suficiente para acomodar a planta e com furos de drenagem. Coloque uma camada de pedras ou argila expandida no fundo do vaso, para facilitar a saída da água.
Rega
No verão, regue a prótea abundantemente pelo menos uma vez por dia. No inverno, reduza a frequência da rega, mas não deixe o substrato secar completamente.
Fertilização
Durante o verão, deve fertilizar a planta uma vez por semana com uma solução de 0,25 g/l de adubo sem fósforo e 0,25 g/l de quelato de ferro. No outono, adube só de duas em duas semanas.
Exposição solar e temperatura
As próteas não gostam de estar à sombra; devem estar numa zona da casa com luz solar. No inverno, se as temperaturas forem de vários graus abaixo de zero, resguarde a planta num local protegido.
Espécies de próteas que pode escolher
Existem muitas espécies de próteas que pode escolher para o seu jardim ou vaso. Aqui ficam algumas sugestões:
- Protea cynaroides: é a espécie mais conhecida e popular, também chamada de flor do rei ou flor do imperador. Tem flores grandes e redondas, que podem ter várias cores, desde o branco ao vermelho. É uma planta que pode atingir até 2 metros de altura.
- Protea compacta: é mais pequena e compacta, que não ultrapassa os 60 cm de altura. Tem flores vermelhas e amarelas, que se assemelham a pequenas coroas.
- Protea neriifolia: tem folhas alongadas e flores em forma de cone, que podem ser brancas, rosas ou vermelhas. É uma planta que pode chegar aos 3 metros de altura.
- Protea ‘Little Prince’: é uma espécie híbrida, que resulta do cruzamento entre a Protea neriifolia e a Protea magnifica. Tem flores rosadas e brancas, que duram muito tempo. É uma planta ideal para vasos, pois não cresce muito.
- Leucospermum cordifolium: é uma espécie que pertence ao mesmo género das próteas, mas que tem flores diferentes. As suas flores são esféricas e têm muitos estames salientes, que parecem alfinetes. As cores podem variar entre o amarelo, o laranja e o vermelho. É uma planta que pode atingir 1 metro de altura.