Em Portugal, mais propriamente na ilha de São Miguel, nos Açores, podemos encontrar uma atração muito peculiar. Trata-se da Casa Invertida, pérola turística presente nas Furnas e uma autêntica atração singular, até porque não é todos os dias que damos de caras com uma casa totalmente de cabeça para baixo. Sendo uma das casas mais estranhas do nosso país, não é de admirar que atraia inúmeros turistas e curiosos.
Para ajudar à sua fama, esta atração encontra-se a caminho do conhecido parque Terra Nostra e está mesmo ao lado da famosa Cascata das Furnas, o que ajuda a que seja um espaço bastante procurado e imperdível por todos os que passam pela região.
No entanto, e apesar de ser identificada como Casa Invertida, este é um posto de transformação de eletricidade da EDA (Empresa de Eletricidade dos Açores, sendo um edifício utilitário único.
Os arquitetos e engenheiros não quiseram fazer algo de vulgar, decidindo ser arrojados e criar algo que desse nas vistas. E, naturalmente, conseguiram atingir esse objetivo. A sua construção foi inspirada nas constantes movimentações da ilha, assim como nos efeitos e mudanças provocadas pelos vulcões. Assim, além de ser um edifício diferente, é também um piscar de olho ao próprio local em que está inserida e às suas caraterísticas próprias.
Não é possível visitar o interior da casa, devido ao seu teor utilitário. Mesmo assim, poderá apreciar o exterior da casa longamente, apreciando os detalhes da construção e a forma como esta se encontra implantada no terreno.
Portanto, não é de admirar que se encontrem sempre por aqui curiosos, a tentarem perceber como a construção foi feita e de que forma está sustentada naquela posição tão invulgar. O que é certo é que, hoje, é uma das atrações mais fotografadas em São Miguel, fazendo parte de um roteiro imperdível ao longo desta ilha.
São Miguel é verdadeiramente um destino que cativa os seus visitantes com as suas diversas atrações. Ao explorar a ilha, descobrirá uma variedade de maravilhas naturais que o deixarão maravilhado.
Um lugar de visita obrigatória é a Lagoa das Sete Cidades, uma deslumbrante lagoa que apresenta tonalidades de azul e verde, criando uma paisagem hipnotizante. As lagoas gémeas, conhecidas como Lagoa Azul e Lagoa Verde, estão situadas dentro da cratera e são um espetáculo para os olhos.
Continuando a visita, não deixe de visitar a deslumbrante Lagoa do Fogo, outra bela lagoa cercada por vegetação uma exuberante e que proporciona vistas panorâmicas da costa da ilha. A tranquilidade e serenidade deste lugar o tornam-no perfeito para uma caminhada tranquila ou um piquenique enquanto contempla a paisagem.
E, já que aqui se encontra, não pode perder as outras maravilhas da ilha de São Miguel, que se revelam igualmente cativantes. Para além da enorme beleza natural de toda a ilha, poderá visitar locais como a Lagoa do Canário e a Ponta da Ferraria.
Faça uma visita ao Miradouro da Grota do Inferno, um miradouro pitoresco que a partir do qual pode contemplar as deslumbrantes vistas dos penhascos e das ondas do oceano.
Pode também visitar a plantação de Chá Gorreana, a mais antiga plantação de chá da Europa, onde poderá aprender sobre o processo de produção de chá e saborear uma chávena dos seus deliciosos chás.
E claro, não pode deixar de saborear o famoso cozido das caldeiras do Vale das Furnas, refeição que é cozinhada com o calor da própria terra vulcânica, resultando numa experiência culinária única.
Com as suas paisagens cativantes, vilas encantadoras e hospitalidade, São Miguel proporciona uma experiência verdadeiramente inesquecível para todos aqueles que desejam explorar as maravilhas dos Açores. Portanto, prepare-se para uma aventura que o deixará com lembranças para a vida toda.
Visitar a Casa Invertida é uma forma de conhecer um lado mais diferente e original da ilha de São Miguel, sendo o ponto de partida perfeito para explorar melhor a região envolvente e os seus encantos. Portanto, esta é uma daquelas visitas a não perder!