Apesar do nome, o pudim francês é uma sobremesa tradicional em Portugal, e incorpora elementos tipicamente portugueses, como o vinho do Porto. Clássica sobremesa feita pelas avós, este pudim é muito fácil de recriar em casa, para que a sua família possa também apreciar este doce maravilhoso.
A receita é muito fácil de seguir, devendo depois o pudim ser cozido em banho-maria e levado ao frigorífico para conseguir a sua característica textura. Se ficou com água na boca, comece já a preparar este delicioso pudim francês. Depois de o provar, não vai querer outra coisa! :)
Pudim francês
Ingredientes
- 500 ml de leite
- 11 gemas de ovo
- 1 ovo inteiro
- 12 colheres de sopa de açúcar
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 1 cálice de vinho do Porto
- 3 colheres de sopa de Maizena
- qb caramelo
Preparação
- Caramelize a forma onde vai colocar o pudim e reserve.
- Num tacho, aqueça um pouco o leite com a casca de limão e o pau de canela (sem deixar ferver). Deixe arrefecer e de seguida retire a canela e o limão.
- Numa tigela, bata o ovo, as gemas e o açúcar, usando um batedor de varas.
- Dilua a Maizena num pouco de leite frio numa taça à parte e reserve.
- Junte o leite, a farinha Maizena diluída e o cálice de vinho à mistura de ovos e açúcar, e bata bem, até ter uma mistura homogénea.
- Verta o pudim para a forma, tape-a, e leve ao lume em banho-maria.
- Quando a água começar a ferver, diminua a intensidade do fogo e deixe cozer durante cerca de 50 minutos.
- Desligue o fogão, deixe que a forma arrefeça e destape-a. Leve ao frigorífico durante umas horas ou de um dia para o outro.
Dicas
- Para fazer o seu próprio caramelo em casa, leve a lume (pode ser mesmo na forma) 8 colheres de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de água, até caramelizar.
- Se preferir, pode cozer o seu pudim no forno, em banho-maria, durante duas horas.
- Em alternativa, pode acelerar o processo e colocar o pudim em banho-maria na panela de pressão, deixando cozinhar durante 30 minutos depois de começar a apitar.
- Nunca desenforme o pudim sem este ter estado umas horas no frigorífico e estar completamente frio, para conseguir um resultado perfeito.
- Coloque o nível da água do banho-maria a uma altura em que esta não consiga entrar para a forma depois de ferver. Pode tapar a forma com um pano ou com papel de alumínio para evitar que isto aconteça.
- Nesta receita, o pudim deve ser sempre batido usando um batedor de arames e nunca uma batedeira, para conseguir um melhor resultado.
- Decore com frutos secos picados ou com bolacha triturada.