Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo, segundo o Global Peace Index de 2019. Numa lista com 163 países, Portugal apenas fica atrás da Islândia, Nova Zelândia e da Áustria no que à segurança diz respeito. Mas e quanto às cidades do nosso país? Quais serão as mais seguras para morar em Portugal? Sem qualquer surpresa, são vilas ou cidades localizadas no interior do país e longe dos grandes centros urbanos.
Por isso mesmo, apesar de a vida aqui ser calma, sossegada e sem grandes sobressaltos, o acesso a serviços essenciais ou a emprego de qualidade é mais reduzido. Se está à procurar dos melhores locais para viver em Portugal, deverá portanto pesar todos os fatores que são mais importantes para si: paz e segurança ou acesso fácil a cuidados de saúde, escolas e emprego.
Mas a escolha não tem porque ser difícil. Afinal de contas, o nível de segurança em cidades de média dimensão como Braga, Guimarães, Leiria, Coimbra ou Aveiro é também bastante elevado, com a vantagem de estas cidades possuírem serviços essenciais vastos e de qualidade. Usando dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística, foi possível verificar quais as cidades com menores índices de violência em Portugal, ou seja, as cidades mais seguras de Portugal. Deixamos-lhe aqui o top 5:
1. Barrancos

Esta pequena vila do distrito de Beja tem apenas 1.800 habitantes e é sede do município com menor população em Portugal Continental, sendo também o município menos povoado de Portugal. Tem apenas 168,42 km2 de área, mas não deixa os visitantes indiferentes, graças às suas tradicionais casas, à paisagem e à tranquilidade que se sente.
Em Barrancos vale a pena contemplar a arquitetura típica destas paragens alentejanas, de casario rural e simples. Destaque ainda para vários monumentos, como algumas igrejas e museus e o castelo de Noudar. Noudar é, aliás, uma das grandes estrelas da região: a natureza envolvente possibilita a observação de fauna e flora típicas da região numa área de mais de mil hectares onde correm 2 rios e onde é possível fazer ecoturismo.
Não vá embora de Barrancos sem provar a sua gastronomia. A carne de porco é um dos principais produtos, juntamente com os seus derivados: enchidos e o famoso presunto da região. Mas o queijo de cabra fresco ou as azeitonas, tão típicos da culinária alentejana, estão também sempre presentes.
2. Alter do Chão

Alter do Chão, no distrito de Portalegre, conta com 3.500 habitantes e uma área geográfica de 362,07 km2, dividida em 4 freguesias. A vila destaca-se pelas suas paisagens naturais, pelo património histórico e cultural e pelo seu agradável casario branco de faixa colorida, de um ou dois andares, com ruas calcetadas e arborizadas, onde convivem igualmente bonitas casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII.
Existe muito para descobrir em Alter do Chão! Destaque para o seu bonito castelo e para várias das suas igrejas. Mas o que torna esta localidade famosa em Portugal é a sua Coudelaria, mandada construir por D. João V em 1748 com o objetivo de criar cavalos de raça lusitana. Nas suas instalações funciona hoje a Escola Portuguesa de Arte Equestre, juntamente com outras valências.
É possível fazer de Alter do Chão a base para explorar as redondezas: Marvão, Castelo de Vide, Avis, Elvas e Estremoz são os principais destaques do lado português. Se quiser passar a fronteira, recomenda-se uma visita a Badajoz.
3. Alvito

Este município tem cerca de 256km2 de área, com apenas duas freguesias, e uma população de 2.000 habitantes. Um local bastante tranquilo, com uma envolvente maravilhosa e muito seguro. A vila cresceu em redor do seu bonito castelo, construído no século XV e onde hoje funciona uma pousada onde pode pernoitar.
Alvito é conhecida pela imensa presença do estilo Manuelino nas suas ruas e casas. Por todo o lado existem pequenos detalhes que o atestam, como arcos ou janelas. A melhor forma de os descobrir é passeando pelas ruas da vila, tentando não perder nenhum detalhe. Durante o passeio, aproveite também para descobrir alguns dos seus monumentos, como igrejas e conventos.
Mas o grande destaque de Alvito são as suas grutas. Trata-se de um conjunto de galerias subterrâneas situadas debaixo da praça do Rossio, resultantes da exploração de pedra desde o século XII. Bem perto da vila, aproveite para visitar o Palácio de Água de Peixes, um edifício medieval do século XII.
4. Góis

Esta vila do distrito de Coimbra é banhada pelo rio Ceira, tendo menos de 2.000 habitantes e sendo sede do município com 263,30 km2, divididos em 4 freguesias. Para além de estar incluído na lista de cidades mais seguras, Góis é também rico em paisagens cativantes e praias fluviais apelativas. O rio Ceira é, aliás, o elo de ligação de todo o concelho.
Durante o Verão, são muitos os turistas que procuram esta localidade com o intuito de se refrescarem numa das muitas praias fluviais do rio Ceira, todas elas de elevada qualidade, com águas cristalinas e Bandeira Azul. Depois de um banho refrescante, aproveite para conhecer alguns destaques da localidade: a Pedra Letreira, a Ponte de Góis ou a Fonte do Pombal, por exemplo.
Góis é também famosa por albergar no seu concelho algumas Aldeias de Xisto: os destaques são Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira. Vale a pena visitar qualquer uma delas. Pode fazê-lo de carro ou percorrendo algum dos vários percursos pedestres da região, onde se poderá cruzar com raposas e javalis.
5. Manteigas

Manteigas faz também parte deste top 5 de cidades mais seguras de Portugal. Localizada no distrito da Guarda, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, tem apenas 122 km2 de área, dividido por 2 freguesias, e oferece aos moradores e visitantes belas paisagens, águas cristalinas e ar puro em abundância. Vive bastante da sua afamada indústria têxtil, e mais recentemente do seu turismo, dada a beleza natural única.
Na localidade, é possível visitar várias igrejas e capelas mas a estrela é mesmo o imponente Solar da Casa das Obras. Mas o destaque de Manteigas é mesmo a Natureza envolvente. É possível realizar vários trilhos que o levarão, entre outros locais, até à cascata do Pego do Inferno ou até ao Vale Glaciar do Zêzere.
Aproveite ainda para dar fazer um roteiro de carro pela Serra da Estrela, desde Manteigas até à Covilhã. Terá a possibilidade de visitar alguns dos maiores destaques desta que é a montanha mais alta de Portugal Continental. Menção honrosa ainda para a gastronomia da região, a começar pelo cabrito, mas sem esquecer o muito famoso queijo da Serra da Estrela.
Como curiosidade, as 3 cidades com índice criminal mais elevado são Albufeira, Lisboa e Porto, o que se explica pela elevada densidade populacional e pelo facto de serem cidades turísticas, o que leva a mais crimes como furtos de carteiras e malas.
Onde estão as 5 cidades que mencionam no título, na vossa lista apenas encontro vilas.