Apesar de atualmente Lisboa ser a capital do nosso país, a verdade é que ao longo dos séculos esta honra coube já a diversas cidades do território – mais concretamente, foram 5 as cidades que já foram capital, sendo que, hoje em dia, uma delas já não se encontra em território nacional.
Descubra quais são essas cidades. Fique ainda a conhecer o motivo pelo qual se tornaram capital de Portugal e a razão pela qual deixaram de o ser.
1. Guimarães

Não é por acaso que esta cidade é conhecida como o “berço de Portugal”. Afinal, esta foi a primeira capital do Condado Portucalense e, por consequência, do país. Foi uma cidade com um papel marcante no desenvolvimento da nossa nacionalidade e da independência do nosso país.
Ainda hoje, os vestígios desses primeiros passos de Portugal se mantêm vivos, dando a Guimarães uma essência singular que encanta quem lá mora e quem a visita.
2. Coimbra

Coimbra tornou-se capital devido à importância crescente da cidade, que se transformara na mais importante abaixo do rio Douro.
Após a formação do Condado Portucalense, D. Henrique e D. Teresa tomaram Coimbra como seu lar, crendo-se que foi ali que formaram família e que ali nasceu D. Afonso Henriques, que fez de Coimbra capital do Condado, substituindo assim Guimarães.
Esta mudança revelou-se benéfica para a independência do país e para a sua estabilidade social e política, e assim, Coimbra manteve-se como capital até 1255, altura em que Lisboa lhe tomou o lugar.
3. Lisboa

Atualmente, Lisboa é capital de Portugal pela segunda vez. Tudo começou com a mudança da família real para a cidade, que se tornava mais próspera de dia para dia.
Com o desenvolvimento do estuário, as oportunidades de fazer Portugal crescer tornaram-se evidentes para D. Afonso III, devido à facilidade de receber navios mercadores.
Assim, apesar de não ter sido oficializado por escrito, Lisboa era a capital de facto, já que lá vivia a corte. Épocas houve em que Lisboa deixou de ser capital, mas a escolha firmou-se com o tempo e hoje é definitivamente a capital do nosso país.
4. Rio de Janeiro

No decorrer das invasões francesas, a família real mudou-se para o Brasil, escolhendo o Rio de Janeiro para nova capital de Portugal. Para muitos historiadores, tratou-se de uma “inversão metropolitana”, já que a governação passou a ser feita não do país, mas sim a partir de uma antiga colónia portuguesa.
5. Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo foi eleita capital do país por duas vezes. A primeira ocorreu entre agosto de 1580 e agosto de 1582, altura em que foi fundado e esteve em atividade o governo de D. António, Prior do Crato.
A segunda deu-se uns anos mais tarde, em 1830, por esta cidade se ter tornado o centro do movimento liberal português, tendo sido abraçada pela Junta Provisória criada em 1828 a causa de Maria II de Portugal.
A primeira capital de Portugal foi Coimbra. Guimarães foi sede do Condado Portucalense, ainda o Reino de Portugal não tinha nascido.