Propriedade familiar que existe há cerca de 300 anos, a Quinta da Aveleda dedica-se à produção do vinho verde desde 1870 e é hoje uma das marcas mais reconhecidas e premiadas da região dos Vinhos Verdes, contando com vinhos como o Aveleda Loureiro-Alvarinho, o Casal Garcia ou o Quinta da Aveleda Reserva da Família.
No entanto, esta quinta não é só vinho. É também queijo, que é produzido na própria quinta (e que combina na perfeição com o vinho), e é igualmente um jardim botânico, que conta com mais de 20 hectares de deslumbrantes paisagens, seguindo por entre centenárias árvores, lagos, fontes, cascatas e construções românticas.
Assim, visitar esta quinta é entrar numa atmosfera mágica e acolhedora, onde poderá aprender mais sobre os vinhos que aqui são produzidos, degustar os vinhos e queijos da quinta, e passear pelos seus deslumbrantes jardins.
A Quinta da Aveleda conta com uma longa e fascinante história, que se confunde em muitos pontos com a história do vinho verde e da família Guedes, sua proprietária. A quinta existe desde o século XVI, altura em que era uma propriedade agrícola composta por diversas quintas, pertencentes a diferentes donos.
Já no século XVIII, passa para as mãos de Manuel pedro Guedes de Silva da Fonseca, que se apaixona pela quinta e ali decide viver. Para isso, fez diversas obras e melhoramentos no local, plantando vinhas e construindo uma adega com capacidade para 300 pipas.
No século XIX, o seu filho, Fernando Guedes, decide continuar o trabalho do pai, e começa a engarrafar e a exportar o vinho que a quinta produz. Assim, cria a marca Aveleda e lança vinhos como o Casal Garcia, que foi o primeiro vinho verde engarrafado a aparecer no Brasil.
No século XX, a quinta continua a ser gerida pelas diferentes gerações da família, crescendo em área e capacidade de produção, e investindo em novas tecnologias e novos mercados internacionais.
Por fim, no século XXI, esta quinta continua a ser uma referência na região, tendo vinhos premiados e reconhecidos a nível mundial. O local abriu-se também ao enoturismo, dando oportunidade aos visitantes de conhecer a sua história, e diversificou a sua oferta, produzindo queijos artesanais, compotas, mel e bolachas.
Como pode ver, não faltam motivos para visitar esta quinta, que se encontra a cerca de 30 minutos da cidade do Porto. As visitas podem ser feitas todos os dias, entre as 9.00 e as 18:00h, embora estejam sujeitas a marcação prévia, através do site.
São vários os tipos de visita disponíveis, variando o preço segundo a modalidade de visita que escolher. Qualquer modalidade lhe vai permitir descobrir melhor esta fantástica quinta, que conta com diversos pontos de interesse.
Assim, poderá conhecer os seus jardins magníficos, compostos por diferentes zonas e onde sobressaem edifícios como a Casa dos Barcos, a Casa de Chá e a Torre das Cabras da belíssima paisagem centenária; descobrir a adega velha, local onde se guardam os vinhos mais antigos e preciosos da quinta, alguns com mais de 100 anos; e a eira, espaço onde vai encontrar um espigueiro, datado de 1634, que é um dos maiores e mais antigos do nosso país.
Por fim, poderá ver o exterior da casa senhorial e os seus jardins privados, que revelam o bom gosto dos seus proprietários. O interior da casa, no entanto, não pode ser visitado, já que a família Guedes ainda habita a casa.
A visita à Quinta da Aveleda revela-se uma experiência absolutamente imperdível, contando com visitas e atividades para todos os gostos. A não perder!