As rabanadas são já uma instituição na culinária portuguesa, devido à sua facilidade de preparo, economia de ingredientes e sabor único. Mas se está à procura de uma receita em que se levem as rabanadas a todo um novo nível, sem no entanto aumentarem as complicações no preparo e no tipo de ingredientes usados, esta receita é a solução.
Se ficou com curiosidade e quer experimentar algo diferente, prepare estas rabanadas com molho de vinho do Porto e frutos secos. Temos a certeza que vai adorar o resultado.
Rabanadas com molho de vinho do Porto e frutos secos
Ingredientes
Para as rabanadas:
- 1 l de leite
- 1 cacete para rabanadas (de preferência do dia anterior)
- 1 pau de canela
- 6 colheres de sopa de açúcar
- casca de limão
- 5 ovos
Para a calda:
- 2 dl de vinho do Porto
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- qb frutos secos a gosto picados
Preparação
- Corte o pão em fatias não muito finas e reserve.
- Numa panela, ferva o leite com o açúcar, o pau de canela e a casca de limão, mexendo de vez em quando. Reserve e deixe arrefecer um pouco
- Numa tigela à parte, bata bem os ovos.
- Leve óleo de fritar a aquecer numa frigideira. Quando este estiver quente, prepare as suas rabanadas, molhando o pão primeiro no leite e depois no ovo antes de o fritar.
- Deixe as fatias de pão dourarem bem dos dois lados. Retire-as e escorra o excesso de óleo em papel absorvente.
- Coloque as rabanadas na travessa onde as vai servir, polvilhe açúcar e canela por cima e espalhe frutos secos picados pelas fatias.
- Prepare agora a sua calda, juntando o vinho, o mel, a canela e a casca de limão numa panela. Leve a lume médio até reduzir para metade.
- Regue as rabanadas com este molho antes de as servir.
Dicas
- O pão não deve ser fresco, para que possa manter melhor a sua integridade.
- Pode servir a calda de vinho do Porto numa molheira à parte, para que aqueles convidados que não gostam de vinho possam também apreciar as rabanadas.
- Pode usar especiarias como noz moscada e cravinho no seu leite, quando o levar a ferver.
- Pode dourar os frutos secos numa frigideira e depois juntá-los à calda de vinho do Porto, enquanto esta estiver no lume.
- Use qualquer tipo de frutos secos a seu gosto. Pode também usar passas e outros tipos de fruta desidratada para um toque diferente.