Quem não gosta de um prato de rabanadas? Apesar de serem muito associadas à época do Natal, a verdade é que as rabanadas caem bem em qualquer altura do ano. E se as puder fazer de forma mais saudável, no forno, vai-se tornar ainda mais difícil resistir a este petisco único…
Se ficou com a curiosidade aguçada e quer experimentar fazer rabanadas no forno, reúna os ingredientes de que vai precisar e siga a receita que aqui lhe deixamos. Em pouco tempo, terá rabanadas para apreciar em família.
Rabanadas no forno
Ingredientes
- 7 fatias de pão de forma
- 1 chávena de chá de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 ovo
- 1 clara de ovo
- qb açúcar e canela para polvilhar
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC.
- Numa tigela, misture o leite, o açúcar e a essência de baunilha, e mexa bem para incorporar todos os ingredientes.
- Noutra taça, bata o ovo e a clara muito bem. Acrescente 3 colheres de sopa de água e mexa mais um pouco.
- Unte um tabuleiro de ir ao forno com margarina e reserve.
- Passe cada fatia de pão na mistura do leite e em seguida na mistura de ovo e coloque-a no tabuleiro. Repita até acabar o pão.
- Leve o tabuleiro ao forno durante cerca de 10 minutos, virando as rabanadas a meio do tempo.
Dicas
- Pode substituir o pão de forma por cacete partido em pedaços. Nesse caso, deixe as rabanadas um pouco mais de tempo no forno (cerca de 15 minutos deve ser suficiente).
- Pode substituir o açúcar branco por açúcar amarelo para um toque de sabor diferente. Também pode substituir a essência de baunilha por vagem de baunilha ou por açúcar baunilhado.
- Pode substituir a clara por outro ovo inteiro, para evitar desperdícios.
- Ferva o leite com um pouco de cravinho e um pau de canela para conseguir um sabor diferente nas suas rabanadas. Também pode acrescentar casca de limão ao leite a ferver.
- Faça uma calda de açúcar simples para regar as suas rabanadas com 1 medida de açúcar, 1 medida de água, 1 pau de canela e 2 colheres de sopa de vinho do Porto. Ferva tudo e mexa bem até a calda reduzir um pouco. Regue as rabanadas apenas quando as for comer.