As rabanadas são um doce tradicional muito apreciado no Natal, mas não existe apenas uma receita para as fazer. Pelo contrário, cada região do nosso país tem diferentes receitas de rabanadas, e cada família as prepara à sua própria maneira, com resultados sempre de comer e chorar por mais.
Hoje, deixamos-lhe aqui a receita de rabanadas poveiras, típicas da zona de Póvoa do Varzim, e que são muito fáceis de recriar em sua casa. Reúna os ingredientes e deite mãos à obra.
Rabanadas poveiras
Ingredientes
- 12 papos secos (com pelo menos 2 dias)
- 10 ovos
- 1 l de leite
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- qb açúcar e canela para polvilhar
- qb óleo para fritar
Preparação
- Bata bem os ovos numa tigela e reserve.
- Aqueça o leite numa panela, juntamente com o pau de canela e a casca do limão. Quando estiver quente, deite-o para uma tigela e reserve.
- Misture açúcar e canela noutra tigela e reserve.
- Aqueça o óleo de fritar numa frigideira. Quando este estiver quente, pode começar a fazer as suas rabanadas.
- Passe o pão pelo leite e escorra-o para tirar o excesso. De seguida, passe o pão pelo ovo e leve a fritar. Vire as rabanadas quando o fundo estiver dourado.
- Quando a rabanada estiver dourada dos dois lados, retire-a do óleo e leve-a a escorrer em papel absorvente. Repita o processo até ter fritado todos os pães.
- Passe as rabanadas no açúcar e canela enquanto estas ainda estão quentes, e coloque-as num tabuleiro para as servir.
Dicas
- Pode usar qualquer tipo de pão nas suas rabanadas, mas procure que este não seja fresco, para que mantenha a sua forma.
- Substitua o açúcar branco por açúcar amarelo para um sabor diferente.
- Sirva as rabanadas com ovos moles polvilhados por cima, para um petisco ainda mais completo e saboroso.
- Pode usar cravinho ou noz moscada no seu leite, para um toque de especiarias. Coloque-as no leite ao mesmo tempo que a canela e o limão.
- Faça uma calda de açúcar simples para regar as suas rabanadas com 1 medida de açúcar, 1 medida de água, 1 pau de canela e 2 colheres de sopa de vinho do Porto. Ferva tudo e mexa bem até a calda reduzir um pouco. Regue as rabanadas apenas quando as for comer.