VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Sociedade

11 raças de cães portugueses

Sabia que existem 11 raças de cães cuja origem está em Portugal e que são únicos no mundo? Conheça melhor cada uma delas.

VxMag by VxMag
Set 1, 2022
in Sociedade
0
rafeiro alentejano

Rafeiro Alentejano

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

ruas com os nomes mais insólitos de Lisboa

As ruas com os nomes mais insólitos de Lisboa

Mar 16, 2025
São Bartolomeu

São Bartolomeu: a ilha das Caraíbas onde se come bacalhau e se ouve fado

Mar 15, 2025
piores cidades para viver em portugal

As 8 piores cidades para viver em Portugal

Dez 29, 2024
tradições de natal em Portugal

7 das mais curiosas tradições de Natal em Portugal

Dez 6, 2024

As raças de cães portuguesas são antigas e rústicas, tendo sido principalmente usadas em atividades como a pastorícia e caça, algo que levou à sua preservação genética. São também excelentes animais de companhia, por serem dóceis, inteligentes e com um temperamento fácil.

Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), um organismo que está encarregado de reger e fomentar a cinologia em todo o mundo, existem 8 raças portuguesas, devidamente reconhecidas e documentadas.

No entanto, o Clube Português de Canicultura, entidade reconhecida pelo FCI e encarregue de gerir o Livro de Origens Português (LOP), existem onze raças de origem portuguesa reconhecidas:

1. Cão de água Português

Raças de cães portugueses
Cão de água Português

Este cão de companhia tem porte médio (16 a 25 kg), é avio, inteligente e apresenta um pelo longo, ondulado e espesso (hipoalergénico). A raça teve origem na pesca no Algarve e, por isso, são exímios nadadores, com uma corrida enérgica.

Quando mergulham, conseguem fechar as narinas e travar a respiração. São cães obedientes, mas requerem cuidados e companhia. Segundo o Livro do Guinness de 1981, são a raça mais rara do mundo.

2. Cão da Serra da Estrela

Raças de cães portugueses
Cão da Serra da Estrela

Estes mastins de tamanho grande (35 a 60 kg) são muito corajosos e são inseparáveis do pastor. Tiveram origem nos cães pastores da Serra da Estrela, usados também como cães de tração. Apesar de meigo com a família, pode ser territorial e desconfiado com estranhos.

São animais independentes e que requerem muito exercício e espaço, assim como escovagens regulares. Esta é a raça portuguesa mais reconhecida internacionalmente e com mais registos no Clube Português de Canicultura.

3. Cão Fila de São Miguel

Raças de cães portugueses
Cão Fila de São Miguel

São cães de guarda com um tamanho médio (entre os 20 e os 35 kg), com um temperamento dominante, independente e muito inteligentes, aliado a uma grande robustez física, o que requer um cuidador experiente.

Apesar de fiel e protetor, pode ser desconfiado com estranhos. A raça originou-se a partir dos cães pastores da ilha de São Miguel. Têm um aspeto rústico e musculado, com pelagem densa e raiada. São usados pelas forças de segurança pública nas equipas cinotécnicas.

4. Perdigueiro Português

Raças de cães portugueses
Perdigueiro Português

Este é um perfeito cão de família, sendo meigo, sociável e muito afetuoso. Tem uma grande resistência, porte médio (entre 16 a 27 kg), corpo robusto, movimentos leves e pelagem curta e cerrada. Eram usados na caça da perdiz (de onde lhe vem o nome).

Estes animais energéticos precisam de passeios diários e de exercício físico. Apesar de se poderem mostrar relutantes com animais que não conhecem, adaptam-se bem à vida citadina e a famílias com crianças.

5. Podengo Português

Podengo Português
Podengo Português

Pode apresentar-se em 3 tamanhos (pequeno, médio e grande) e pode ter pelagem lisa ou cerdosa. São sociáveis e ágeis, adaptando-se na perfeição à vida dentro de casa. Apesar disso, são animais que não gostam de ficar sozinhos e que são muito ativos.

O Podengo Português é um caçador nato, usado como “cão de tapada” na caça aos coelhos e em tempos usado como caçador de ratos nas caravelas. Já foi estrela de diversos filmes e séries televisivas americanas.

6. Cão da Serra de Aires

Cão da Serra de Aires
Cão da Serra de Aires

Este é um cão de companhia e de guarda bastante ativo, inteligente, brincalhão, vigilante e reservado. Têm um tamanho médio (entre 11 e 30 kg) e são originários de cães dos pastores da Serra d’Aires em Monforte, no Alentejo.

Estes animais precisam de bastante exercício físico, sendo ágeis e rápidos. Têm pêlo comprido e áspero, liso ou ondulado, e não têm subpelo (algo único nos cães pastores), que deve ser escovado uma vez por semana.

7. Cão de Castro Laboreiro

Cão de Castro Laboreiro
Cão de Castro Laboreiro

Tem um porte médio (25 a 40 kg), e é uma raça rústica e com pelo curto que teve origem em Castro Laboreiro, Melgaço. São bons cães de guarda, muito leais à família e desconfiados na presença de estranhos.

Têm um ladrar caraterístico, que transita dos tons graves para agudos. Era usado como cão polícia e militar no Corpo de Fuzileiros, pode ser usado como cão-guia e já foi Campeão do Mundo de Agility em 1990.

8. Rafeiro do Alentejo

Rafeiro do Alentejo

Este cão de grande porte (35 a 60 kg) é rústico e é mais comprido que alto. É um cão de guarda excecional, por ser territorial, ajudando a proteger os rebanhos no Alentejo. O seu temperamento dominante exige um bom plano de treino.

Este cão é dócil com a família, embora seja pouco sociável com outros animais. A sua maturação é tardia, atingindo a idade adulta aos 4 anos. Hoje, apenas existem entre 200 a 500 rafeiros do Alentejo, sendo uma raça em recuperação.

9. Barbado da Terceira

Barbado da Terceira
Barbado da Terceira

É um ótimo cão de guarda e de companhia, com porte médio (21 a 30 kg) e pelagem comprida e ondulada. É bastante conhecido pela sua capacidade de aprendizagem e instinto de proteção.

A raça evoluiu na Ilha Terceira, nos Açores, a partir de cães usados na pastorícia. Deve o seu nome à sua caraterística “barba”. São cães musculados e muito ágeis, que necessitam de passeios regulares e de cuidados com o seu pelo.

10. Cão de gado transmontano

Cão de gado transmontano
Cão de gado transmontano

Estes são cães de porte grande (entre 50 a 75 kg), rústicos, imponentes, energéticos e com pelo liso e denso. São conhecidos pelo seu temperamento dócil, calmo e reservado. Tinham como função guardar os rebanhos contra os ataques de lobos, na região de Trás-os-Montes.

Estes animais requerem muito espaço exterior e estão habituados a campos íngremes e a baixas temperaturas. Esta é a raça portuguesa com maior estatura e corpulência.

11. Barrocal Algarvio

Barrocal Algarvio
Barrocal Algarvio

Têm porte médio (15 a 25 kg), são rústicos, energéticos e ágeis. Apresentam pelo médio liso e uma caraterística cauda em caracol (em cimitarra). Este cão de caça é muito rápido e resistente, mas também inteligente, vivo, meigo e brincalhão, o que o torna um bom cão de família.

A raça originou-se no Barrocal Algarvio (os barrocos são elevações calcárias) e esteve quase extinta nos anos 60. Localmente, é conhecida como cão “abandeirado”, “fraldado”, “felpudo” ou “gadelhudo”.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Toucinho do Céu de Murça
Gastronomia

Toucinho do Céu de Murça: receita antiga e tradicional

by VxMag
Mai 9, 2025
0

Poucos doces são tão ricos em tradição e sabor como o Toucinho do Céu de Murça. À base de gemas,...

Read moreDetails
Bolo de iogurte com maçã e canela

Bolo de iogurte com maçã e canela: fofinho e perfeito para o lanche

Mai 8, 2025
Bolo rápido de maçã

Bolo rápido de maçã: fácil de fazer e delicioso

Mai 7, 2025
Queijinhos do céu

Queijinhos do céu: um doce tradicional ao qual ninguém resiste

Mai 6, 2025
Bolo de iogurte húmido e fofinho

Bolo de iogurte húmido e fofinho: impossível comer apenas uma fatia

Mai 5, 2025
Torta de amêndoa algarvia

Torta de amêndoa algarvia: receita fácil e tradicional

Mai 4, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine