Perto do coração da Serra da Estrela, Manteigas é um lugar onde se pode sentir o verdadeiro Outono, tal e qual como é representado nos contos e histórias infantis.
Para além de ser uma região onde se pode ter uma bela experiência gastronómica, é um lugar onde se pode deambular pelos bosques repletos de árvores e caminhos inundados pelo castanho ou verde seco das folhas caducas e contemplar esta obra prima que a mãe natureza nos oferece.
Aqui é possível realizar a Rota das Faias que vai para além de um circuito; é uma experiência sensitiva, onde a cada passo dado se sente um misto de cheiros diferentes: hortelã-brava, rosmaninho, alfazema, entre outros. A experiência de mergulhar no interior desta densa floresta proporciona a contemplação de todo o cenário e paisagem natural de faias e não só.
Trata-se de um percurso pedestre circular onde a direção dos ponteiros do relógio é recomendada ao longo dos 5,4 quilómetros de extensão (6,5 quilómetros com derivações). Inicia-se na zona de Manteigas, mais concretamente junto à Cruz das Jugadas.
Este é um passeio que conta com uma dificuldade mediana e tem uma duração média de três horas por isso, calçado confortável, agasalhos e água é apenas o necessário para percorrer este trilho rico em vegetação.
Entre aquela imensa floresta variada, o caminho desta rota faz-se a subir até ao topo, onde irá encontrar a bela capela de São Lourenço, rodeada de inúmeros carvalhos com mais de 400 anos. Junto a esta capela, poderá encontrar uma casa abandonada de onde se pode observar o vale do Rio Zêzere e os diversos aldeamentos nas suas margens. Todo o esforço desta caminhada será recompensado com a vista surpreendente que pode ser contemplada no topo.
De volta ao caminho principal, à medida que vai avançando, vai-se deparar com a bonita e famosa floresta das Faias que é tão caraterística pelas suas cores que variam de estação para estação. Mais à frente, após uma descida, encontra-se várias casas que servem de habitação a todos aqueles que escolheram este local encantador para morar.
E aqui é o sítio onde, ao olhar para trás, pode contemplar todo o vale que se encontra na sua traseira. O cenário é realmente encantador, digno de umas belas fotografias paisagísticas.
Na Rota das Faias, para além do bosque principal, existe um outro bosque, desta vez com pinheiros de Oregon. É (quase) impossível não nos sentirmos umas pequenas miniaturas ao lado destas árvores que se estendem ao longo deste cenário com uma beleza natural inconfundível.
Se passar pela região da Serra da Estrela, não deixe de se aventurar por estes caminhos cujo chão é coberto por folhas, na época do Outono e aproveite para conhecer a Rota das Faias que tão bonita é.