Existem inúmeras lendas em torno dos Templários, apesar destes apenas terem existido durante 2 séculos, na Idade Média, tendo sido fundados aquando da primeira cruzada, em 1096, e tendo sido extintos em 1312, por ordem do papa Clemente V. Em Portugal, são inúmeros os castelos que fazem parte da história da Ordem do Templo, distribuídos entre o noroeste e a zona centro do território nacional.
Esta dispersão territorial vai-lhe permitir criar diversas rotas para conhecer melhor estes monumentos. No entanto, deixamos-lhe uma sugestão de uma rota que lhe permitirá descobrir monumentos que estiveram afetos aos templários em diferentes pontos da sua história.
Visitar estes magníficos monumentos é uma oportunidade única para descobrir um pouco mais sobre a história de Portugal e o contributo dos Templários para a construção do país. Em muitos destes locais existem centros de interpretação e museus que ajudam a compreender melhor a história de cada um deles.
1. Castelo de Soure
Foi doado aos templários em 1128 e, posteriormente, reformulado. Este castelo encontra-se numa zona que era considerada estratégica, mesmo na fronteira entre o território cristão e muçulmano.
Pensa-se que a origem deste monumento terá sido religiosa, devido a algumas das suas caraterísticas arquitetónicas. Quando visitar este castelo, poderá ver as suas duas torres quadrangulares e as suas muralhas, embora algumas partes da construção estejam destruídas.
2. Castelo de Pombal
Foi construído de raiz pela Ordem dos Templários e foi um marco importante na defesa do nosso território a sul de Coimbra. Este castelo foi sendo reconstruído ao longo dos séculos, tendo sido profundamente remodelado no século passado.
Hoje, poderá visitar as suas 10 torres, que são tanto retangulares como quadrangulares, e a igreja de Santa Maria do Castelo, que se encontra acoplada a esta construção.
3. Castelo de Tomar
Apresenta-se como um ex-libris dos templários em Portugal, sendo considerado Património Mundial da UNESCO (tal como o Convento de Cristo). Este monumento foi edificado sobre ruínas muçulmanas e espelha a ambição desta ordem, que ali localizou a sua sede.
O castelo encontra-se numa colina de 126 metros de altura e tem diversos elementos arquitetónicos militares típicos da época, como a almedina, o pátio e a alcáçova.
4. Convento de Cristo
É um monumento que, apesar de posterior às operações da Ordem dos Templários, não se pode dissociar desta organização, que mais tarde foi recuperada pela Ordem de Cristo.
Esta construção é sobretudo uma visita ao passado de Portugal e da cidade, onde as ordens religiosas se destacaram. No convento de Cristo, não podemos deixar de destacar a charola, a janela do capítulo, o claustro principal, a cerca conventual e o aqueduto do convento.
5. Castelo de Almourol
Encontra-se em Vila Nova da Barquinha e tem um Centro de Interpretação Templário, onde é possível visitar a exposição permanente sobre a Ordem do Templo, assim como ver filmes sobre a temática.
Poderá também visitar a biblioteca e arquivo sobre os templários. O castelo de Almourol já existia antes de fazer parte da Ordem, sendo que o local estaria provavelmente já ocupado em épocas pré-romanas. No entanto, foi terminado 2 anos depois da conclusão do castelo de Tomar.
Para além destes 5 monumentos que lhe deixamos, poderá visitar e traçar a sua própria rota dos templários, tendo em conta outros pontos históricos que queira conhecer.
Por exemplo, pode visitar locais como o castelo de Mogadouro, as ruínas de Penas Roias, o castelo de Longroiva, o castelo Novo, no Fundão, o castelo de Penha Garcia, o castelo do Rei Wamba e o castelo de Montalvão, entre outros monumentos a não perder.