A Estrada Nacional 2 tem uma longa história e, desde o momento da sua criação, em 1945, que se tornou num ícone do nosso país, até porque esta é a estrada mais longa de Portugal, tendo um percurso de quase 740 km. A EN2 passa por 11 distritos e 35 concelhos, ao longo de diversas paisagens, que nos permitem conhecer melhor o interior de Portugal.
A EN2 liga a cidade de Chaves, na província histórica de Trás-os-Montes, a Faro, na região do Algarve, numa tentativa de revitalizar determinadas zonas do país que se encontravam pouco apelativas. Infelizmente, a missão não foi inteiramente conseguida, devido ao número reduzido de viaturas que a utilizavam, até porque a estrada não atravessa nenhum dos grandes centros populacionais do país.
Isso não impediu que esta se tornasse uma das estradas mais populares de Portugal, tendo recebido o Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Projeto Público, em 2019, e tendo sido destacada em diversas revistas internacionais. Caso pretenda partir à descoberta da EN2, deixamos-lhe sete paragens obrigatórias:
1. Chaves
O quilómetro zero da EN2 encontra-se num marco de pedra, situada no centro de uma rotunda da cidade de Chaves. É aqui que a aventura começa e é nesta cidade que se concentram todos aqueles que querer percorrer o país de uma ponta à outra.
Na cidade, não podemos deixar de destacar o seu castelo e o forte de São Neutel, assim como o seu passado romano, presente em locais como o Museu das Termas Romanas (um dos maiores complexos do género na Península Ibérica) e na ponte de Trajano, construção presente sobre o rio Tâmega, num cenário que deslumbra todos os visitantes.
2. Peso da Régua
Peso da Régua encontra-se nas margens do rio Douro e encontra-se muito ligada à produção do vinho do Douro. Aqui poderá encontrar algumas das paisagens mais incríveis do nosso país, destacando-se os seus vinhedos, que estão ligados à produção do vinho.
Uma vez na Régua, poderá também visitar o Museu do Douro, onde poderá aprender mais sobre a arte da produção do vinho e sobre a história do rio em si e das suas barragens.
3. Lamego
A poucos quilómetros de Peso da Régua, mas já no distrito de Viseu, vai encontrar Lamego, local que conta com um vasto e importante património.
Nele, não podemos deixar de destacar a Sé de Nossa Senhora da Assunção, assim como o famoso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, monumento icónico que conta com um conjunto de escadas monumentais, que deve ser visitado com calma, de modo a apreciar todos os seus detalhes.
4. Aldeias do Xisto
De modo a conhecer melhor o mundo rural do nosso país, recomendamos uma visita às Aldeias do Xisto, que se destacam pela sua beleza e por se encontrarem perfeitamente enquadradas no cenário natural. Aqui é o xisto que se destaca, estando presente na construção das casas e nas ruas.
São várias as Aldeias do Xisto que pode visitar, mas recomendamos-lhe locais como Cerdeira, Casal Novo, Chiqueiro, Talasnal, Candal e Aigra Velha.
5. Picoto da Melriça
Se quer apreciar uma das melhores vistas panorâmicas do nosso país, faça um pequeno desvio da EN2 até chegar ao Picoto da Melriça, que se encontra no topo de uma colina.
Este é o centro geodésico de Portugal, como se encontra escrito na estação de triangulação que aqui vai encontrar, um monumento em forma de pirâmide que se ergue no topo da elevação. Não deixe de apreciar esta paisagem com calma.
6. Viana do Alentejo
Esta belíssima vila portuguesa encontra-se no distrito de Évora, embora esteja fora do raio do turismo desta carismática região alentejana. Não deixe de visitar o seu castelo e a Igreja Matriz de Viana do Alentejo, que impressionam todos os visitantes.
Procure percorrer as suas ruas com calma, observando cada pequeno detalhe que aqui vai encontrar, e que ficarão certamente na sua memória por muito tempo.
7. Faro
É na capital do Algarve que encontraremos o final da EN2. Faro é um local com uma agitação peculiar e muito ligada ao turismo, ao verão, ao sol e à praia.
Para além de descobrir as maravilhas naturais da região, não deixe de passear pelas ruas da cidade velha, que se encontra cercada por uma antiga muralha, num passeio que se revela extremamente agradável, e que nos mostra de forma mais próxima a história desta magnífica cidade.