Pertence à Rota do Românico e refere-se ao curso do rio Sousa, segundo por duas arribas e formando um caminho estreito conhecido como o inferno. Falamos do parque da Senhora do Salto, local ideal para passar um dia em família muito agradável. Para além dos atrativos geológicos e paisagísticos, o parque é também um local de eleição para quem gosta de desportos de montanha, e para quem adora uma boa lenda.
Situado no concelho de Paredes, o parque fica entre altas serras, cortadas pelo rio Sousa. No parque, além de poder descansar e relaxar, pode praticar BTT, fazer rappel e escaladas, e percorrer diversos trilhos em caminhadas agradáveis. Num dos percursos, poderá subir ao topo da serra de Santa Iria, de onde pode ver a paisagem envolvente com vista desimpedida.
A zona faz parte da Rede Natura 2000, sendo que os habitats e as espécies (de flora e de fauna) são protegidas. Aqui pode-se observar animais como a andorinha das rochas e o falcão peregrino.
Aproveite e caminhe em direção à chamada “Boca do Inferno”. Aqui encontrará uns pequenos passadiços e até uma ponte suspensa de onde poderá apreciar este local em todo o seu esplendor. É possível visitar o local com crianças pequenas (e elas vão adorar) mas com os devidos cuidados, obviamente.
Se é fã de caminhadas, pode optar por realizar um trilho pedestre que passa por aqui. Trata-se do “Trilho do Alvre”. É um percurso circular, de 3.5 quilómetros, que se faz em 1 hora e 30 minutos, mais ou menos e sem pressas.
O trilho, apesar de oficial, não está bem sinalizado. Por isso mesmo, tenha o cuidado de utilizar um equipamento GPS, caso seja necessário. Além disso, partes do trilho afastam-se do Rio Sousa, embora possa optar por, simplesmente, passear ao longo das suas margens, pelo menos nos locais em que isso é possível.
É ainda possível fazer piqueniques na zona do Parque da Senhora do Salto. Existe um parque de merendas mesmo ao lado da capela, com bancos à beira do rio e árvores para fazer sombra. O local é aprazível e convida a uns momentos de diversão em família.
Apesar de o local convidar a uns banhos nas águas do Rio Sousa, isso não é recomendável. Neste local, o rio pode ser traiçoeiro, bastante fundo e com correntes fortes. Por isso mesmo, resista à tentação e limite-se a contemplar e a desfrutar da paisagem ou a fazer umas caminhadas pelo local.
O que visitar perto da Senhora do Salto?
O Parque da Senhora do Salto faz parte do recém criado projeto das “Serras do Porto”. Esta região engloba uma série de aldeias, monumentos, museus, trilhos pedestres e parques de lazer, localizados a poucos minutos do Porto e que merecem uma visita.
Talvez o grande destaque de toda esta região seja a aldeia de Couce (a apenas 20 minutos da Senhora do Salto). É talvez uma das aldeias típicas mais bem preservadas perto do Porto. As suas ruas e casas de xisto, muitas delas recuperadas, fazem-nos recuar no tempo e imaginar como seria o dia-a-dia destas gentes há décadas atrás.
Mas Couce não é a única aldeia das Serras do Porto que merece uma visita: destaque ainda para Alvre, Senande e Sarnada. Vale a pena visitá-las, apreciar cada detalhe e conversar com os moradores locais.
Lenda da Senhora do Salto
No que diz respeito a lendas, existem várias relacionadas ao local. Uma pedra aplanada e com cinco covas é um mote para essas mesmas lendas. Diz-se que ali um cavaleiro, perseguido por um leão ou um veado (e que era a encarnação do Diabo) ali terá caído, tendo apenas sobrevivido graças à proteção de nossa Senhora.
Assim, as marcas na pedra corresponderiam às patas e ao focinho do cavalo. A lenda diz também que a capela de Nossa Senhora do Salto foi mandada construir por este mesmo cavaleiro, como forma de agradecimento.
Como chegar à Senhora do Salto?
Se ficou com vontade de visitar o parque, saiba que este se encontra em Aguiar de Sousa. Chegado a esta localidade, procure a sinalética que mostra o desvio para o Parque Natural, onde pode chegar percorrendo uma estrada estreita, de declive acentuado e que segue em direção ao rio. Aí chegado, estacione o carro. Seguindo para a esquerda, pode encontrar os pilares de um gigante viaduto.
Seguindo para a direita, encontra a Senhora do Salto propriamente dita, sendo possível observar o rio a correr, atravessar uma ponte em madeira e alcançar uma pequena cascata entre duas paredes.
Assim, sugerimos-lhe que aproveite bem o seu dia na Senhora do Salto, levando família, amigos, muita água e a inevitável merenda, para um dia rodeados pela natureza e dos mitos e histórias locais.