Portugal é rico em paisagens, das quais se destacam as serras, locais em que a natureza atinge o seu máximo esplendor e nos deixa sem fôlego com tanta beleza. A grande maioria das serras de Portugal encontra-se a norte, a região mais montanhosa do país. As montanhas continuar pelo interior centro. No Alentejo e no Algarve, a planície é menos acidentada.
Grande parte das serras portuguesas alberga uma enorme biodiversidade, o que faz com que as suas áreas estejam catalogadas como parques naturais ou como zonas protegidas. Por aqui, ainda se podem ver esquilos, corços, lontras, veados e uma flora exuberante.
É também nestas serras que se encontram algumas das mais típicas e bonitas aldeias de Portugal, muitas delas de xisto, mas também aldeias históricas e medievais. Descubra 10 das mais bonitas Serras de Portugal.
1. Serra do Gerês
É a segunda maior elevação de Portugal Continental, atingindo os 1546 metros. Está integrada no sistema montanhoso da Peneda-Gerês, tendo o Parque Nacional sido considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.
Aqui se combinam atrações como as termas, o turismo náutico, o turismo religioso e o turismo de natureza. Na região encontra diversas cascatas, que caem pelas encostas da serra, às quais pode aceder por trilhos pedestres, cruzando-se por locais como o rio Arado, a Pedra Bela, Vilarinho das Furnas ou a Mata da Albergaria.
2. Serra do Marão
No seu ponto mais elevado, mede 1415 metros de altitude, e está localizada na zona de transição entre o Douro Litoral e Trás-os-Montes e Alto Douro. No ponto mais elevado, encontra o Miradouro da Nossa Senhora do Marão, a partir do qual pode ver a paisagem da região no seu melhor.
No Marão, encontra espécies como o carvalho-roble, a bétula celtibérica e o carvalho-negral, podendo estas ser apreciadas nos percursos pedestres ou nas atividades de montanhismo, canoagem, escalada e parapente que por aqui pode fazer.
3. Serra da Arrábida
Esta serra abrange Palmela, Sesimbra e Setúbal, e tem o seu ponto mais alto a rondar os 500 metros. A sua vegetação é tipicamente mediterrânica, e conta com pontos de interesse, como o convento de Nossa Senhora da Arrábida.
O parque natural da Arrábida está assente nesta cadeia montanhosa, estendendo-se além da serra e abrangendo 17000 hectares, sendo que 5000 são de superfície marinha. Para além dos passeios a pé, de barco ou de bicicleta, e das belíssimas praias, encontra também grutas na região.
4. Serra de Sintra
A Serra de Sintra é o prolongamento da cordilheira da Serra da Estrela, que termina no cabo da Roca. O seu ponto mais alto tem apenas 530 metros de altitude, mas a beleza criada pela combinação da paisagem e das atividades humanas tornam esta serra única, a começar pelo seu microclima, que resulta da influência oceânica, e que traz mais chuva a esta região que às regiões limítrofes.
Espalhados pela Serra de Sintra, encontram-se pontos como palácios, conventos e edificações que nos transportam para outros tempos. Também encontra diversos trajetos para a prática de montanhismo e escalada.
5. Serra do Caramulo
A Serra do Caramulo encontra-se no centro do país, na zona de transição entre a Beira Alta e a Beira Litoral. Combina florestas com zonas de vegetação rasteira, cursos de águas cristalinas e cascatas. A paisagem é recortada por aldeias e espigueiros em granito.
A Serra é hoje uma estância turística e de lazer muito visitada. Pode apreciar a região a partir do miradouro do Caramulinho, a 1076 m de altitude, ou do lado oposto da serra, no Cabeço da Neve. Para ver a paisagem de outra perspetiva, aproveite os diversos percursos pedestres que por aqui encontra.
6. Serra da Lousã
A imagem de marca da Serra da Lousã são as Aldeias do Xisto, com os diversos trilhos a permitir descobrir estes locais ricos em tradição. A serra encontra-se integrada na Reserva Ecológica Nacional, e é um museu vivo, com os ecossistemas a serem preservados através do condicionamento de acesso a certas áreas.
Mesmo assim, pode desfrutar dos percursos pedestres, da canoagem, da caça ao tesouro e de muitas outras atividades turísticas, que lhe permitiram descobrir a região com muita animação.
7. Serra da Estrela
Aqui encontra a Torre, o ponto mais elevado de Portugal Continental, com 1993 metros de altura. Não é de espantar que este seja um dos locais do país onde mais regularmente cai neve, o que atrai sempre muitos visitantes.
Mas para além do ski, pode também conhecer aldeias históricas, castelos, a rota da lã ou a rota das Judiarias. O turismo de natureza é também uma possibilidade, com rotas delineadas entre quatro rios, vinte e cinco lagoas, e vales glaciares.
8. Serra da Gardunha
Com os seus 1227 metros de altitude, este local conquistou já a designação de Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha, combinando granito, xisto e muita água. Aqui pode fazer atividades como o parapente e passeios de balão, se procurou algo diferente para a sua estadia. Também pode fazer glamping em diversos locais. Procure apreciar toda a beleza da região a partir de um dos seus vários miradouros.
9. Serra do Caldeirão
Encontra-se entre o litoral e barrocal algarvios e as planícies do Baixo Alentejo, com o seu ponto mais alto a aproximar-se dos 590 metros de altitude. A serra é cortada por uma rede hidrográfica, na qual muitas vezes se destaca a ausência da água.
As casas brancas e com chaminés partilham o espaço com pomares de laranjeiras, alfarrobeiras e amendoeiras, o que torna a paisagem especialmente bonita na primavera. Na serra, encontra também moinhos de vento, noras e velhos fornos comunitários, que se encontram abandonados, mas que nos dão um vislumbre de tempos que já lá vão.
10. Serra de Monchique
A Serra de Monchique fica no Algarve e tem um clima suave, e uma flora luxuriante e com cores contagiantes. É por isso que lhe chamam o Jardim do Algarve. A serra combina a vegetação verde e variada com os ribeiros cristalinos, que trazem frescura. Não pode perder a Vila de Monchique, nem deixar de visitar a sua Igreja Matriz ou o convento, bem como as termas.
Suba também a serra até à Picota ou até ao ponto mais alto do Algarve, a Foia, de onde pode ver uma grande extensão de paisagem, que vai desde o Cabo de São Vicente à Serra da Arrábida.