Se está à procura de uma forma diferente de conhecer a região mais turística de Portugal, então o trilho dos Sete Vales Suspensos pode ser a opção perfeita para si. Já foi distinguido com o prémio de “Melhor Destino para Caminhadas na Europa” e, ao longo dos seus 5 quilómetros e meio, poderá apreciar um Algarve maioritariamente desconhecido pela maioria das pessoas, numa autêntica ode à natureza marítima.
Este percurso linear, que se encontra na freguesia de Lagoa, conta com 5,7 quilómetros de ida, passando pelo topo das arribas algarvias, sendo apenas interrompido por linhas de água, que vão desembocar acima do nível do mar e que dão origem aos vales suspensos. Todo o percurso se encontra muito bem assinalado e tem dificuldade média, podendo ser feito de forma tranquila em cerca de 3 horas (ida e vinda, num total de cerca de 12 quilómetros).
O percurso começa na Praia da Marinha e, ao longo do primeiro trecho (que termina na Praia de Benagil) irá seguir rodeado de matos de zimbros e encontrar os dois primeiros vales suspensos. Irá também ver o início do pinhal de pinheiro-de-Alepo, que o vai acompanhar ao longo de todo o percurso.
Quando chega à praia de Benagil, chega também ao ponto mais baixo deste percurso, assim como a uma das praias mais especiais no Algarve, associada a uma forte tradição piscatória e toda recortada por grutas, como o magnífico Algar de Benagil. Não deixe de fazer uma pequena pausa na praia, para apreciar bem as suas maravilhas, antes de seguir caminho.
Mais ou menos a meio do percurso, vai encontrar a Praia do Carvalho, um pequeno areal antecedido por uma barranca, onde poderá avistar a única palmeira nativa da Europa, a palmeira-anã, assim como o toutinegra-de-cabeça-preta, pequena ave típica da região.
Logo a seguir à Praia do Carvalho, encontrará o Leixão do Ladrão, formação rochosa associada a uma lenda, que diz que, aqui, uma princesa moura chorou o seu amante, com as suas lágrimas a formarem o rendilhado da rocha. Trata-se de uma zona particularmente bonita, portanto aproveite para apreciar as vistas com calma.
Seguindo caminho, vai passar por outros pontos magníficos, como a Praia do Carvoeiro, o Floating Boat (gruta natural incrível, que deve mesmo visitar) e a Gruta do Paraíso. E assim acabará por chegar ao Farol de Alfanzina, que tem 23 metros de altura e foi inaugurado em 1920. O local encontra-se aberto ao público para visitas guiadas, contando com vistas deslumbrantes.
É a partir do farol que entrará na reta final deste percurso, seguindo rumo à Praia Vale de Centeanes, que é também o ponto mais alto de todo o caminho, encontrando-se a cerca de 45 metros de altura. Aproveite para descansar um pouco nos pequenos bancos de madeira, antes de fazer a viagem de regresso.
Quer seja um caminheiro experiente ou alguém que procura apenas um passeio por entre paisagens maravilhosas, os Sete Vales Suspensos são sem dúvida uma aventura que merece ser experienciada.
Para além das diversas vistas incríveis que encontrará ao longo de todo o percurso, existem ainda vários pontos para observação de aves, onde poderá descansar e contemplar a natureza.
Caso vá realizar o percurso, não se esqueça de levar calçado confortável e água, assim como de respeitar o local e de o manter limpo, para que todos possam desfrutar ao máximo dele.
Apesar da dificuldade média, esta rota encontra-se com boas indicações, não sendo necessário um guia, pois existem várias marcações e placas informativas, assim como barreiras de proteção.
Na totalidade (ida e volta), este trajeto conta com 3 horas de caminhada, por isso, é recomendável fazer a mesma durante a manhã ou o fim de tarde, evitando assim as horas de grande exposição solar.
Temos a certeza de que este será um daqueles percursos que lhe ficará na memória durante muito tempo, permitindo-lhe descobrir um Algarve mais tranquilo, longe da pressão turística que se faz sentir nesta região.