Pode ser que esteja a procurar sítios incríveis em Portugal e temos para si uma lista deslumbrante de locais. São locais para visitar em Portugal que o vão deixar encantado. Uns são de uma beleza simples e inspiradora, outros são autênticos paraísos que deslumbram quem os contempla. São locais em Portugal de visita obrigatória para todos os que amam o nosso país.
Cada um destes lugares possui uma beleza tão cativante e estonteante que nos transportam para uma espécie de lugar de conto de fadas digno de um filme de Hollywood. É fácil deixar a imaginação voar e imaginar como seria se um dia aqui fosse rodado algum filme ou série
Afinal de contas, existem muitos sítios para visitar em Portugal que merecem a nossa devida atenção e que nos fazem perceber que o nosso país tem muito mais para conhecer do que imaginamos. Descubra 15 sítios incríveis em Portugal que parecem cenários de filmes.
1. Monsaraz
Esta vila, envolta nas suas muralhas medievais, ergue-se sobre uma escarpa pedregosa que domina uma vasta região, incluindo o vale do Guadiana e a albufeira do Alqueva. A ocupação humana no local é remota, embora não haja certezas sobre uma ocupação castreja ou até mesmo romana.
O que se sabe é que Monsaraz já existia no período de ocupação muçulmana, datando de então as primeiras fortificações. Após a conquista de Évora por Geraldo Sem-Pavor, os cristãos ocuparam Monsaraz, que foi mais tarde doada à ordem dos Templários e, após a extinção desta ordem, passou para a Ordem de Cristo.
2. Palácio da Pena
O palácio da Pena encontra-se no segundo ponto mais alto da Serra de Sintra, sobre uma rocha escarpada, e é um monumento incomparável, a nível nacional e internacional. Foi mandado construir por D. Fernando II, que, para além do palácio, mandou também plantar o parque. O palácio da Pena encontra-se na zona oriental deste parque e, para o visitar, terá de subir uma íngreme rampa, construída pelo Barão de Eschwege.
3. Piódão
Esta é considerada uma das aldeias mais bonitas do país, estando classificada como “Aldeia Histórica de Portugal”. Pertence ao concelho de Arganil, na encosta da Serra do Açor, e nela se podem ver as típicas casas de xisto e de lousa, com janelas em madeira pintadas de azul, e que descem a encosta da serra de forma graciosa.
A aldeias serrana de Piódão, com acessos difíceis e com uma feição marcadamente rural, é um exemplo perfeito de como os humanos se adaptaram aos locais mais inóspitos ao longo dos séculos. No entanto, vale bem o esforço da viagem e descobri-la é fazer uma autêntica viagem no tempo.
4. Monsanto
Esta Aldeia Histórica teve foral por parte de D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel, estando a parte mais antiga situada no ponto mais alto, local onde os Templários erigiram uma torre de menagem. A esta estrutura adicionou-se mais tarde outra. ritmada por torres e com dois recintos desnivelados.
Fora dos muros, o povoado primitivo, erigido por volta da capela de S. Miguel, é defendido por uma cerca baixa. Curiosamente, Monsanto está a ser usado como cenário para algumas das cenas da prequela da série Game of Thrones, chamada de “House of the Dragon”.
5. Forte de São João Baptista
Também chamado de Fortaleza das Berlengas, está localizado na Berlenga Grande, no arquipélago das Berlengas, e faz parte do conjunto defensivo de Peniche. Encontra-se na única ilha habitável do arquipélago, território com ocupação antiga, tendo sido já assinalado por geógrafos romanos. Foi visitada por navegadores muçulmanos, vikings, e por corsários ingleses e franceses.
Em 1513, com o apoio da rainha D. Leonor, os monges da Ordem de São Jerónimo aí se estabeleceram, prestando auxílio à navegação e ajudando as vítimas de naufrágios na zona. Assim se fundou o Mosteiro da Misericórdia da Berlenga, no local onde, desde 1953, se ergue um restaurante.
6. Algar de Benagil
Esta incrível formação geológica fica em Benagil, no concelho de Lagoa, e é acessível apenas por mar. Esta impressionante gruta tem a particularidade de ter um buraco no topo e de ocultar uma praia interior. Por isso, é também conhecida como “catedral”. Encontra-se protegido por uma falésia alta, e é procurada devido às suas águas límpidas e pela riqueza de biodiversidade marinha.
7. Loriga
No concelho de Seia, encontra aquela que é conhecida por “a Suíça portuguesa”, graças à paisagem extraordinária e à sua altitude. Loriga encontra-se rodeada por montanhas, com destaque para a Penha dos Abutres (com 1828 m) e a Penha do Gato (1771 m). Por aqui passam também a ribeira da Loriga e a ribeira de S. Bento. Loriga é uma obra construída ao longo de centenas de anos, que transformou o vale rochoso num local fértil.
8. Azenhas do Mar
Esta aldeia encontra-se no litoral do concelho de Sintra, desenvolvendo-se ao longo de uma linha de água que corre para o Atlântico e que quebra nas arribas da costa, local onde existiam azenhas (daí o nome). Na sua base encontra a praia, na qual existe uma piscina oceânica.
Azenhas do Mar é rica em várias edificações interessantes, sobretudo no Estilo Português Suave, que usava azulejo nas fachadas. Tradicionalmente, a população vivia da agricultura e da pesca e recolha de mariscos. A sua população residente situa-se hoje nos 800 habitantes, mas é local de segunda habitação para muitas pessoas.
9. Foz d’Égua
Foz d’Égua pertence à freguesia de Piódão, na Serra do Açor. Aqui se encontra uma confluência das ribeiras de Chãs com a de Piódão, bem como uma praia fluvial, num cenário de incrível beleza.
O local não era muito conhecido, mas um morador local decidiu pôr a aldeia no mapa com uma construção singular e difícil de descrever, que tanto parece uma ponte suspensa ao estilo do “Indiana Jones” como um altar ou presépio gigante. O que é certo é que esta obra cobre a encosta em frente à aldeia e vale a visita.
10. Quinta da Regaleira
Está situada no termo de centro histórico de Sintra e foi construída entre 1904 e 1910. Os domínios, que outrora tinham pertencido à Viscondessa da Regaleira, passaram para as mãos do Dr. António Augusto Carvalho Monteiro, que ali mandou construir um local de sonho. Ao projeto, associou o nome de mestres como o do arquiteto e cenógrafo Luigi Manini, bem como a mestria dos escultores, entalhadores e canteiros que com este tinham trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.
11. Vilarinho de Negrões
A pitoresca aldeia de Vilarinho de Negrões, na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, encontra-se sobre uma estreita e bela península, com casas ainda bem preservadas, num pedaço de terra que foi poupado à subida das águas. Bem perto, encontra a freguesia de Negrões, com o seu forno comunitário em granito, que contrasta com os canastros esguios, local de recolha do milho e do centeio.
12. Ponte da Misarela
Sobre o cristalino rio Rabagão, em pleno Gerês, encontra a ponte da Misarela, que liga Ruivães (concelho de Vieira do Minho) a Ferral (concelho de Montalegre). A lenda diz que foi o próprio diabo a construir esta ponte, como forma de ajudar um ladrão a escapar das autoridades. O local está também associado a várias crenças populares, especialmente no que toca à resolução e problemas de infertilidade.
13. Caldeirão do Corvo (Açores)
A ilha do Corvo é a mais pequena ilha do arquipélago açoriano e a que se situa mais a norte. É formada por um só vulcão, que esteve ativo há cerca de dois milhões de anos. Uma das mais importantes crateras vulcânicas da ilha é o Caldeirão, com 3,5km de diâmetro. Esta cratera atinge o seu ponto máximo no Morro dos Homens (718 metros), o ponto mais alto da ilha. As paredes escarpadas escondem a base da cratera, situada a 300 metros de profundidade.
14. Vale das Buracas do Casmilo
Na aldeia do Casmilo, perto de Proença-a-Nova, encontra paredes de rocha esburacada, que são na verdade grutas que exploram as deficiências do calcário, que aqui domina. Assim, as buracas do Casmilo são as aberturas de grutas, que, entretanto, já lá não estão, tendo sido esmagadas pela serra que está acima.
Segundo a lenda, com as grutas foi enterrado um grande tesouro mouro. Estas covas têm desenho vagamente horizontal, podendo chegar às dezenas de metros de profundidade, mas não mais que isso.
15. Ilhéu de Vila Franca
Está a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca, na costa sul da Ilha de São Miguel. A paisagem natural e o ambiente tranquilo fazem do ilhéu o local perfeito para relaxar e aproveitar as suas férias. O ilhéu em si tem a forma de uma fatia de pizza e tem um círculo perfeito no centro. Este círculo é um lago, que se formou a partir de um antigo vulcão submarino, e tem um pequeno canal que o liga às águas do oceano.
A imagem n.º 14 refere-se ás Buracas de Camilo em Condeixa e não em Proença-a-Nova com acima referem.
A foto da matéria é do forte são João Batista em Berlengas na Estremadura de Portugal, região norte de Lisboa.
Ericeira, Santa Cruz, Peniche, Óbidos e Nazaré são a minha região de Lisboa de eleição.
A Estremadura é das regiões mais bonitas de Portugal.