VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Soajo: uma das aldeias mais típicas e bonitas do Gerês

Em pleno Gerês, a aldeia de Soajo deslumbra pela sua beleza e simplicidade. É um dos locais mais bonitos e típicos do parque. Descubra-a!

VxMag by VxMag
Nov 6, 2021
in Viagens
0
Soajo Gerês

Soajo

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025
Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025

Num local onde o Gerês revela o seu máximo esplendor, numa explosão de vegetação, lagos e repuxos de água, encontra-se a aldeia do Soajo, que pertence a Arcos de Valdevez, e que integra cada vez mais os roteiros de passeios pelo único parque nacional em Portugal, o Peneda-Gerês. Trata-se de uma das aldeias mais bonitas de bem conservadas de todo o parque.

Soajo remonta ao século XVI, altura em que foi sede de concelho (cargo que se manteve até meados do século XIX), mas a sua origem é bem mais antiga. Prova disso são as inúmeras antas e mamoas que por aqui se encontram, sem esquecer o Santuário Rupestre do Gião.

Entrar na aldeia de Soajo é voltar atrás no tempo, com o omnipresente granito a marcar forte presença nas construções. Pode encontrar diversas construções que atestam o passado da aldeia, como a Casa da Câmara, o moinho, a Igreja Paroquial, a Casa de Eanes e o pelourinho, que se concentram num raio relativamente pequeno e que convivem na perfeição com as diversas casas de turismo rural que por aqui têm surgido.

Soajo
Soajo

Mas além da aldeia, a paisagem envolvente é igualmente atrativa, com a natureza a apresentar-se no seu estado mais puro. Nos arredores, não faltam poços e cascatas onde dar um mergulho nos dias mais quentes de Verão e vários trilhos e percursos pedestres para caminhar em comunhão com o mundo rural que domina estas paragens do Gerês.

Se está a planear visitar Soajo, não pode perder certas atrações. Uma delas são os espigueiros, símbolo da aldeia, que tem 24 no total. Encontram-se no Eido do Penedo, em cima de uma enorme laje granítica, e refletem a vida comunitária da aldeia. Foram construídos para armazenar o milho e protegê-lo assim dos roedores. Ainda são utilizados hoje em dia pela população.

O mais antigo espigueiro data de 1782. Todos eles são encimados por uma cruz e dominam a paisagem. Na região envolvente, pode encontrar mais aglomerados de espigueiros, sendo que o maior se encontra em Lindoso, tendo cerca de 60 espigueiros. Um verdadeiro símbolo e cartão postal destas aldeias do Gerês e de várias outras do Norte de Portugal.

Na aldeia em si, procure visitar o pelourinho, que se encontra no Largo do Eiró. Não se sabe quando foi construído, mas as teorias apontam para o século XVI como a época mais provável. O pelourinho é simples, tendo como única decoração uma espécie de cara sorridente, que a tradição local diz ser um pão a esfriar na ponta de uma lança.

Soajo
Soajo

E uma vez que se encontra no Gerês, procure também visitar a região envolvente. Recomendamos que visite o Poço Negro, uma das lagoas menos conhecidas, mas das mais profundas, chegando a atingir os cinco metros. Nos meses de inverno, a força das águas forma uma cascata.

Para chegar aqui, basta seguir em direção a Paradela ou Cunha, partindo do Soajo. Visite também a aldeia de Lindoso, onde encontra um castelo e o Castro de Cidadelhe, bem como o trilho dos Moinhos de Parada, um percurso de sete quilómetros a não perder.

Muito perto do Soajo, encontra uma das cinco portas de entrada no Gerês, a do Mezio, inserida num território que é Reserva Mundial da Biosfera. Procure fazer a caminhada do Mezio até Branda de Mosqueiros e respetivo miradouro, para observar a paisagem e vários monumentos pré-históricos. O passeio começa junto ao Centro de Interpretação do Mezio, dura cerca de uma hora e não é de grande dificuldade.

Já está convencido a fazer uma visita ao Soajo? Se sim, saiba que chegar à aldeia não tem que saber. Partindo do Porto, basta apanhar a A3 até Braga, e a partir daí a Nacional 101 até Ponte da Barca, seguida da Nacional 203 até Paradamonte. Depois, siga a M530 até ao Soajo. Se vem de Viana do Castelo, tome a A27 e o IC28 até Ponte da Barca. A partir daí, o percurso é o mesmo.

Uma vez aqui chegados, não lhe vai faltar comida com a qual se deliciar. Sugerimos que prove os enchidos, o cabrito à moda do Soajo, o arroz de cabidela, os charutos de ovos moles, o pão de ló e, claro, o vinho verde. Quanto à dormida, encontrará diversas casas de turismo rural que o conseguem acomodar com conforto, e sempre com as vistas que só o Gerês pode dar.

No final da sua visita, não vá embora do Soajo sem comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Para além de estar a comprar um produto de qualidade, estará a ajudar a economia local e os produtores locais. Trata-se de um pequeno gesto que irá ajudar a que os habitantes do Soajo possam continuar a viver aqui, no Gerês, e a recebê-lo como tão bem sabem fazer.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bolo de nozes com cobertura de chocolate
Gastronomia

Bolo de nozes com cobertura de chocolate: impossível comer apenas uma fatia

by VxMag
Mai 24, 2025
0

Este bolo de nozes com cobertura de chocolate é ideal para um lanche especial ou para adoçar qualquer celebração e...

Read moreDetails
Bolo de bolacha com cobertura de doce de ovos

Bolo de bolacha com cobertura de doce de ovos: perfeito para desfrutar em família

Mai 23, 2025
Pataniscas de pescada

Pataniscas de pescada: fáceis de fazer e perfeitas em qualquer ocasião

Mai 22, 2025
Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025
Pataniscas de camarão

Pataniscas de camarão: fáceis de fazer e deliciosas

Mai 20, 2025
Entre o Tejo e a História: a surpreendente linha invisível que divide Portugal

Entre o Tejo e a História: a surpreendente linha invisível que divide Portugal

Mai 19, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine