Com a chegada do Natal, cresce em nós o desejo de recriar momentos que nos fazem recordar a nossa infância. Uma das melhores formas de o fazer é cozinhando aquelas receitas que as nossas mães e avós faziam e que nos deixavam encantados. Os sonhos de abóbora são um desses doces que, sempre que os saboreamos, a nossa memória recua até à casa das nossas avós.
Existem muitas formas de os cozinhar mas esta é a receita original: fácil, simples de fazer e sem grandes truques ou segredos. O único truque é apenas confecioná-los com uma pitada de carinho (tal como a avó fazia). Aprenda a fazer sonhos de abóbora para Natal.
Sonhos de abóbora
Ingredientes
- 600 g de abóbora com casca
- 250 g de farinha
- 2 colheres de sopa de margarina
- 6 ovos
- 1 pitada de sal
- 2,5 dl de água
- qb açúcar para polvilhar
- qb óleo para fritar
Preparação
- Descasque e lave a abóbora, corte-a em pedaços pequenos e leve-os a cozer numa panela de água.
- Retire a abóbora do lume, escorra, passe-a e pelo passe-vite. Coloque-a depois num passador de rede e deixe escorrer muito bem toda a água.
- Coloque a água, a margarina e uma pitada de sal para um tacho, leve ao lume e deixe ferver. Junte a farinha de uma só vez e mexa bem até que a farinha absorva toda a água e comece a descolar do tacho.
- Retire do lume, coloque numa tigela e deixe arrefecer.
- Comece então a amassar com as mãos. Junte os ovos um a um e amassando sempre com a mão num movimento de abrir e fechar.
- Junte depois o puré de abóbora muito bem escorrido e amasse bem.
- Aqueça o óleo e frite colheradas do preparado, picando de vez em quando com um garfo para que fritem melhor.
- Retire os sonhos, escorra-os ligeiramente, passe-os de imediato por açúcar, coloque-os num prato largo e sirva-os.
Dicas
- Esta é a receita mais antiga e tradicional dos sonhos de abóbora. Por ser a receita original, é muito simples de fazer mas pode introduzir algumas variações, se pretender.
- Uma opção a considerar é dar um toque extra de sabor com um pouco de sumo de laranja ou um cálice de aguardente. Pode utilizar ambas opções ou apenas a que mais lhe agradar: aguardente ou laranja.
- Na hora de polvilhar os sonhos de abóbora, as opções dependem do seu gosto pessoal. Há quem polvilhe apenas com açúcar e há quem adicione canela. Outro fator a considerar é o tamanho dos grãos de açúcar. Geralmente, a receita torna-se mais apetitosa quando se utiliza açúcar em pó.
- Também pode fazer estes sonhos de abóbora com uma calda ao seu gosto. Pode ser calda de laranja, de mel ou de vinho do Porto. Uma opção interessante é fazer uma calda de mel misturada com frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, etc…).
- Se pretender que os sonhos de abóbora fiquem mais fofinhos, pode adicionar uma colher de chá de fermento.
- As nossas avós costumavam adicionar uma colher de banha à receita original. Se pretender fazê-lo, deve diminuir um pouco à quantidade de margarina.