Os doces de Natal sabem a memórias à volta das saias da avó, sabem a tradição, sabem ao cheiro da lenha que arde na lareira enquanto a mãe andas às voltas do fogão. São recordações que nos fazem regressar à nossa infância e sentir que os doces feitos pela avó sabiam sempre melhor do que aqueles que nós próprios fazemos. Os sonhos de abóbora são um exemplo perfeito desses doces de Natal.
Haverá algo que nos saiba tanto a infância como uns sonhos de abóbora fofos? Talvez regados com uma calda de laranja, mel ou vinho do Porto. As opções são muitas. Mas o mais importante… é recordar. Aprenda a fazer sonhos de abóbora fofinhos.
Sonhos de abóbora fofinhos
Ingredientes
- 1 Kg de abóbora
- 250 gr farinha de trigo com fermento
- 1 colher de café de fermento
- 2 colheres de sopa de açúcar (facultativo)
- 2 ovos
- 1 laranja (casca e raspa)
- 1 pau de canela
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de aguardente (facultativo)
- qb óleo para fritar
- qb açúcar e canela para polvilhar
Preparação
- Comece por cozer a abóbora em água, sal, casca de laranja e pau de canela.
- Depois de cozida, coloque-a num passador de rede e deixe escorrer bem sem, no entanto, retirar toda a água.
- Desfaça a abóbora com um garfo. Junte a raspa de laranja, a farinha e o fermento, pouco a pouco, batendo sempre muito bem.
- Neste passo, pode juntar 1 ou 2 colheres de sopa de açúcar para que a massa fique com mais doce.
- Quando a massa já tiver alguma consistência, adicione os ovos e continue a bater.
- Numa frigideira alta, coloque o óleo para fritar os sonhos.
- Não deixe que o óleo fique muito quente para que os sonhos não ganhem cor rapidamente e fiquem crus por dentro.
- Com uma colher de sopa, deite a massa, de 2 ou 3 sonhos de cada vez, no óleo pouco quente, e dê algumas voltas aos bocados de massa para que cresçam e fritem lentamente.
- Depois de fritos, retire do óleo, e escorra em cima de papel absorvente.
- Passe por uma mistura de açúcar e canela e sirva.
Dicas
- Estes sonhos de abóbora são muito fofinhos mas, se quiser, também os pode tornar húmidos fazendo uma calda de citrinos. Para isso, vai precisar de laranja, limão, 1 pau de canela e açúcar mascavado.
- Junte as cascas de laranja e de limão num tacho e adicione o pau de canela, meio litro de água e açúcar mascavado (100 gramas). Mexa tudo muito bem, leve ao lume e deixe ferver até reduzir para metade. Retire do lume e deixe arrefecer. A calda está pronta! :)
- Pode utilizar açúcar branco em vez do açúcar mascavado. Também pode utilizar tangerinas em vez de laranjas. Pode combinar as tangerinas com limão ou fazer a calda apenas com as primeiras.