Sabemos perfeitamente que os gostos são relativos mas, aqui entre nós, temos a certeza que irá concordar conosco nesta nossa avaliação. Sortelha é a aldeia mais bonita de Portugal! E basta entrar no seu recinto amuralhado e percorrer os seus becos e ruelas para perceber, imediatamente, isso mesmo.
Localiza-se no concelho do Sabugal, no interior centro de Portugal. É uma das aldeias mais bem conservadas do país e tudo aqui está praticamente igual ao que era há 500 anos: as ruas, as casas, o pelourinho, o castelo, a igreja… Vaguear por Sortelha é viajar no tempo e mergulhar na história da raia e das suas gentes.
Dentro das suas muralhas vive agora apenas 1 habitante, o dono do bar do Forno (um dos poucos locais ainda abertos no centro histórico da aldeia). Na parte nova da aldeia moram 450 pessoas, muitas delas emigrantes e que só regressam a estas paragens durante as férias de Verão para matarem as saudades do local e da família que aqui deixaram.
Os seus habitantes são conhecidos por “lagartixos” (alcunha que ostentam com orgulho). A origem deste nome estará relacionado com o facto de não existirem árvores na parte antiga da aldeia e os seus moradores serem obrigados a calcorrear as ruas de pedra sob um sol intenso, tal como fazem os lagartos.
Mas a origem do nome “Sortelha” poderá estar relacionado com a palavra espanhola “Sortija”, que significa “anel”. De facto, a muralha da aldeia forma um círculo e o brasão da mesma ostenta um anel. E não estranhe que a influência espanhola seja forte nesta região: afinal de contas, foi aqui, na raia, que se travou grande parte das lutas pela independência nacional e o território mudou algumas vezes de lado até à fixação definitiva das fronteiras.
Assim que passou a pertencer definitivamente a Portugal, Sortelha foi reforçada com muralhas e o seu castelo foi construído e, posteriormente, ampliado. Foi D. Sancho I quem o mandou construir com a intenção de defender e repovoar a localidade. O seu neto, D. Sancho II, concedeu-lhe o foral mas acabou por perder o estatuto de concelho no século XX.
Tratando-se de uma aldeia fronteiriça e sujeita à constante pressão de Castela, Sortelha teve que defender-se como podia. As suas muralhas são imponentes e, no seu interior, existe uma cisterna de água para usar em caso de a aldeia estar cercada. Destaque ainda para as suas imponentes portas, que são 4 no total.
Com a chegada da paz, a população começou a viver nos arredores da aldeia em vez do recinto amuralhado. A razão é simples: fora das muralhas existiam terrenos férteis e água em abundância, o que tornava a vida um pouco mais fácil. Mesmo assim, a aldeia foi crescendo e foram construídas igrejas, um hospital, um pelourinho e diversas casas brasonadas que ainda hoje se erguem no centro histórico.
A melhor forma de descobrir todos os encantos desta aldeia é percorrendo as suas ruas e apreciar cada detalhe. O grande encanto de Sortelha é sua rusticidade, algo que ganha ainda mais dimensão graças ao bom estado de conservação dos seus edifícios, do castelo e das muralhas.
Se puder, suba até ao alto dessas mesmas muralhas e aprecie a paisagem que rodeia a aldeia. Trata-se de uma vista deslumbrante que se estende até locais tão longínquos como a Serra da Estrela. Toda esta região foi disputada por Portugal e Espanha durante séculos e só foi mantida na posse portuguesa graças ao empenho e ao sacrifício das populações destas pequenas aldeias.
Muitas delas fazem agora parte da rede de Aldeias Históricas de Portugal. No total, são 12, e a belíssima Sortelha é uma delas. Bem perto encontra outras que também merecem uma visita: Belmonte, Castelo Rodrigo, Castelo Mendo, Almeida, Monsanto, Castelo Novo… todas diferentes mas todas com uma história em comum que vale a pena conhecer.
Outrora era uma das povoações mais importantes do interior de Portugal. Hoje, Sortelha parece resumir-se a atração turística (talvez a única forma de a salvar do tempo e do esquecimento). Mas Sortelha é muito mais do que isso: é história viva e está alí para nos recordar quem somos e quanto lutamos para hoje termos o que temos e sermos quem somos.
Por tudo isto e muito mais, esta é uma aldeia especial que merecer a sua visita. E temos a certeza absoluta que, no final do seu passeio, irá concordar conosco e irá pensar para si próprio, com toda a convicção, que Sortelha é a aldeia mais bonita de Portugal.