É considerada uma das aldeias históricas mais bonitas de Portugal, e uma das mais bem conservadas, o que faz com que o visitante tenha a sensação de que está a viajar no tempo. Sortelha mantém intactos os traços medievais das suas casas, feitas em granito, e está coroada por um castelo que se encontra sobre um afloramento rochoso, a 760 metros de altitude.
A aldeia mantém assim o seu charme e atrai cada vez mais visitantes, que procuram por tranquilidade, num local rico em cultura, história e paisagens de cortar a respiração. Passear pelas suas ruas e reparar em cada pequeno detalhe é a melhor forma de conhecer esta aldeia histórica e todo o seu vasto património.
O grande destaque é o seu castelo, que remonta ao século XII, tendo sido mandado construir por D. Sancho I. A fortificação fez parte de uma linha defensiva de castelos fronteiriços, com as muralhas circulares a envolver as ruas e vielas da aldeia. A vila fronteiriça tem fundação medieval, com o foral a ser-lhe concedido em 1228, embora tenha perdido o estatuto de concelho no século XIX.
O castelo de Sortelha é o mais tardio castelo românico da Beira Interior, marcado pela Torre de Menagem, onde ainda podemos ver uma porta falsa e a cisterna do abastecimento de água. As muralhas foram depois erguidas ao longo do cume, tendo sido construídas ou no reinado de D. Dinis ou, mais tarde, no reinado de D. Fernando.
As muralhas têm quatro entradas: a Porta Falsa, a Porta da Vila, a Porta Nova, e a Porta da Traição. Com o desaparecimento das exigências defensivas da época, a população foi-se instalando ao redor do castelo, em zonas mais férteis, o que permitiu a preservação do espaço dentro dos muros, já que este não teve de se adaptar às necessidades da população dos séculos seguintes.
Hoje, Sortelha é terra de emigrantes, que deixaram para trás as suas casas em granito, já que quase ninguém por aqui quer morar devido à falta de trabalho. Dentro das muralhas, apenas existe um morador, o dono do Bar do Forno (que é também um dos poucos locais ainda aberto no centro histórico).
A aldeia tem 450 habitantes, conhecidos como os “lagartixos”, todos muito orgulhosos desta terra e das suas tradições. O turismo, esse, tem crescido cada vez mais, já que Sortelha faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal. A aldeia e os seus habitantes souberam aproveitar a beleza das suas casas e ruas e atrair os turistas que lhe deram uma nova vida.
Comece a sua visita a Sortelha na Porta da Vila, seguindo depois para o Largo do Corro, onde encontra a casa número um, a mais antiga, e o único restaurante ainda em funcionamento dentro das muralhas, o Dom Sancho. Não pode perder também o pelourinho, datado do século XVI, a antiga Câmara e prisão de Sortelha, a Torre Sineira, o Passo da Via Sacra, e as casas do Governador, dos Falcões e Árabe.
Se entrar pela Porta Nova, conseguirá visitar mais facilmente o antigo Hospital da Misericórdia, e as ruínas da Igreja da Misericórdia, datada do século XIV, para além das sepulturas antropomórficas escavadas na rocha. Outra atração que dispensa apresentações é a Cabeça da Velha, uma curiosa formação granítica, localizada entre a Porta Nova e a Porta da Traição.
Antes de terminar a sua visita a Sortelha, e se gosta de aventura, percorra todo o anel de pedra que circunda a aldeia, de onde pode observar a região. Daqui avista-se uma vasta área de território que outrora era disputada pelas forças portuguesas e espanholas. Sortelha e outras aldeias fortificadas da fronteira foram cruciais na defesa desta região.
No que toca a tradições, Sortelha destaca-se pela arte da tecelagem do bracejo, que é apanhado no campo e que dá origem às cestas que encontra nas lojas de artesanato típico dentro das muralhas, ao lado dos doces, mel, licores e outros produtos da zona.
Se gosta de caminhadas, a região tem oito percursos pedestres diferentes, com destaque para a Rota dos Casteleiros, que começa no Largo de Santo António e termina na capela de São Francisco. Se visitar a região em setembro, não perca a feira medieval, que se realiza no terceiro fim de semana do mês, e que enche as ruas de animação. Aproveite a sua visita para explorar também a Serra da Estrela e outras atrações da região.
Sortelha é uma das mais belas aldeias históricas do nosso país, e merece bem a sua visita demorada, numa envolvente calma e que nos faz sentir parte dos seus mais de 800 anos de história. E se é apaixonado por aldeias históricas, pode visitar outras bem perto de Sortelha: Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Almeida, Marialva e Monsanto são apenas alguns dos exemplos.
E no final da sua visita à aldeia, não deixe de comprar uma pequena lembrança ou produto regional. Para além de ajudar a economia local, irá também fazer com que os habitantes de Sortelha possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos, tal como eles tão bem sabem fazer.