Se gosta de doces portugueses, certamente já provou ou ouviu falar do pastel de nata, um dos mais famosos e apreciados em todo o mundo. Mas sabia que existe também uma versão em tamanho maior deste doce, chamada tarte de nata? Pois é, a tarte de nata é, basicamente, uma tarte feita com a mesma massa folhada e o mesmo recheio cremoso do pastel de nata, mas que se corta em fatias e se serve em pratos.
A tarte de nata é uma sobremesa ideal para um almoço em família ou para um lanche acompanhada com chá ou café numa mesa rodeada por amigos. E tem o dom de agradar a todos, desde os mais pequenos aos mais graúdos.
Afinal de contas, trata-se de uma versão em tamanho gigante de um dos mais apreciados (e conhecidos mundialmente) doces portugueses. Por isso mesmo é natural que ninguém lhe resista.
Ingredientes:
- 1 rolo de massa folhada estendida (cerca de 230 g)
- 400 ml de leite
- 200 g de açúcar
- 4 ovos
- 4 gemas
- 200 ml de natas
- 1 colher de sopa de farinha maisena
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- Canela em pó para polvilhar (opcional)
Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 220ºC e unte uma forma de tarte com manteiga.
- Forre a forma com a massa folhada, aparando os excessos e picando o fundo com um garfo. Reserve no frigorífico enquanto prepara o recheio.
- Numa panela, misture o leite com o açúcar, a farinha maisena, a casca de limão e o pau de canela. Leve ao lume, mexendo sempre, até ferver e engrossar ligeiramente. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
- Numa tigela, bata os ovos com as gemas e as natas. Junte esta mistura ao creme de leite, passando por uma peneira para eliminar eventuais grumos. Mexa bem até obter um creme homogéneo.
- Recheie a forma com o creme, retirando a casca de limão e o pau de canela. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos, ou até que a tarte fique dourada e firme.
- Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer completamente antes de desenformar.
- Se desejar, polvilhe com canela em pó a gosto.
- Sirva fria ou morna, acompanhada de uma chávena de café de chá.