Terena é uma belíssima vila que se encontra no concelho do Alandroal, no coração do Alentejo. A localidade é também conhecida como São Pedro ou São Pedro de Terena, e é uma típica e acolhedora vila alentejana que, noutros tempos, foi deveras importante para a defesa do nosso território. Nos nossos dias, é apenas uma sombra do que foi, mas talvez seja isso o que lhe dê ainda mais encanto.
Para compreender a antiga importância de Terena, é preciso entender primeiro um pouco da sua história. O castelo de Terena, assim como os castelos do Alandroal, Juromenha, Mourão e Monsaraz, era uma parte integrante da linha defensiva do Guadiana. Assim, enquanto a paz não chegava, a vida em Terena fervilhava.
Mas com a paz entre Portugal e Espanha, a vida alterou-se radicalmente nesta localidade alentejana, e o seu castelo, construído no século XIII, acabou por perder a importância. Por consequência, a população foi partindo para outros sítios, e a localidade começou a definhar.
Mas não é isso que retira o encanto a esta localidade. Até porque passear pelas ruas de Terena vai-lhe permitir descobrir uma povoação rica em história e com casas caiadas de branco, rematadas com uma faixa azul que nos lembra que estamos em pleno Alentejo. Além disso, encontrará flores por todo o lado, e muitas pessoas prontas a trocar dois dedos de conversa.
A melhor forma de descobrir os encantos desta vila é passeando pelos seus becos e ruelas de uma forma demorada. Irá chegar com facilidade ao seu pelourinho, datado do século XVI, que se encontra ao lado dos antigos Paços do Concelho (datados do século XVIII) e de um outro edifício que funcionou como hospital até inícios do século XX.
Não deixe também de visitar as capelas e igrejas de Terena, assim como o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, que é provavelmente a única igreja-fortaleza em todo o nosso país. Este santuário é datado do século XIV e foi construído segundo uma planta em cruz grega, que conta com três pórticos góticos.
Outro grande destaque desta localidade que deve ser visitado é o castelo de Terena, que hoje se resume a umas ruínas. Afinal, o castelo sofreu grandes danos durante as Guerras da Restauração e no terramoto de 1755. Apesar de tudo, ainda é o maior símbolo de Terena.
Por fim, não deixe de visitar um dos locais mais enigmáticos desta vila, o Santuário do Endovélico, um dos deuses venerados pelos lusitanos. De acordo com os arqueólogos, este era um local que servia como oráculo, ou seja, era um sítio onde se tentava ver o futuro. Os romanos deverão ter concordado com a sua importância, já que adotaram o local e o renovaram com estátuas e inscrições em latim.
Caso pretenda explorar os arredores de Terena, bem perto encontrará as belíssimas localidades de Redondo e Alandroal, assim como Vila Viçosa, Estremoz e Évoramonte.
Poderá também aventurar-se em direção ao grande lago do Alqueva, explorando as pequenas vilas e aldeias que o rodeiam. Não podemos deixar de destacar Monsaraz, Moura e Mourão. Outra visita interessante nas redondezas é Juromenha, que se encontra hoje completamente abandonada.
Uma visita a qualquer localidade do Alentejo não fica completa sem se provar a sua fantástica gastronomia. Em Terena, poderá encontrar bons restaurantes, onde poderá conhecer melhor as iguarias típicas da região, como os enchidos, os vinhos, e pratos como os secretos de porco preto. Assim, não lhe faltam motivos para visitar esta magnífica localidade alentejana, que tem tudo o que precisa para uns dias muito bem passados.
No fim da sua visita a Terena, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.