No Centro de Portugal pode encontrar várias opções de estadias em termas que prometem dias relaxados, descontraídos, onde se pode esquecer do mundo e de todos os problemas. Apesar da crença de que as termas são um destino ideal para seniores, qualquer pessoa pode usufruir das suas condições, tornando-se estas estâncias termais um destino cada vez mais popular.
Muitas das termas do Centro de Portugal estão inseridas em belíssimos e históricos parques verdes (casos de Curia ou Monfortinho, por exemplo). Nelas também podem existir hotéis de luxo, embora a grande maioria delas seja acessível a qualquer carteira.
Outrora, eram procuradas por pessoas que pretendiam melhorar ou cuidar da sua saúde. Com a evolução dos tempos, começaram também a ser requisitadas para tratamentos de beleza e de bem-estar. Descubra algumas das melhores termas do Centro de Portugal.
1. Caldas da Rainha
O Hospital Termal das Caldas da Rainha foi fundado no século XV, mais concretamente em 1485, pela rainha D. Leonor e é o mais antigo do mundo, tendo já cinco séculos de existência. Diz a história que, em 1484, a esposa de D. João II ia em direção à Batalha e, ao passar no sítio onde se viriam a erguer as Caldas, viu alguns pobres dentro das águas cálidas, que saíam a fumegar da fonte.
Curiosa, indagou o que estavam a fazer, ao que lhe responderam que eram doentes que ali encontravam remédio para os seus padecimentos. Então, a rainha decidiu criar melhores condições para os utilizadores daquelas águas, estrutura que se foi alterando ao longo do tempo. Não podemos deixar de destacar o pavilhão do Hospital Termal, que foi construído em finais do século XIX.
2. Termas de Alcafache
São uma estância tranquila e perfeita para dias de repouso, num cenário de clima ameno, no belíssimo vale do rio Dão. Encontram-se a funcionar desde 1962 e têm sido alvo de constantes melhorias e crescimento, procurando oferecer sempre mais conforto e qualidade aos seus clientes, apostando em tratamentos inovadores a preços muito convidativos.
Nos mais de 20.000 m2, encontrará todas as condições para repousar corpo e espírito, sob a sombra tranquila dos extensos pinhais que embelezam o espaço.
3. Termas de Almeida
As águas destas termas brotam nas escarpas dos montes que formam o vale do Côa, a uma altitude de 560m, e a cerca de 3,5km da vila de Almeida, na Guarda. O espaço encontra-se rodeado por uma paisagem verde e tranquila, com o complexo termal a providenciar tudo para o seu relaxamento.
São ainda benéficas para ajudar no tratamento de doenças do aparelho respiratório, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. A região envolvente é também rica em património a visitar, incluindo o Museu Militar de Almeida.
4. Termas de Águas-Penamacor
Encontram-se numa zona calma e bucólica, a apenas 7 km de Penamacor, vila encantadora e rica em vasto património histórico. As termas oferecem diversos tratamentos que promovem o relaxamento, que podem ser combinadas com visitas a locais históricos ou a um passeio pela natureza que aqui se revela simplesmente irresistível, com a beleza exuberante da serra da Malcata a dar o mote à paisagem.
5. Termas de Longroiva
Encontram-se localizadas na freguesia de Longroiva, no concelho de Meda, zona de transição entre o planalto beirão e o alto Douro. Encontra-se relativamente perto de locais como Trancoso, Penedono e Vila Nova de Foz Côa, e são um ótimo local para recuperar as suas forças entre uma paisagem belíssima, em que se destacam na primavera as amendoeiras em flor. As instalações das termas são modernas e amplas, contando com duas áreas funcionais que aliam a saúde à prevenção e ao bem-estar.
6. Termas da Curia
A propriedade encontra-se numa área vedada com cerca de 14 hectares, dentro dos quais se encontram as termas da Curia, o Hotel das Termas-Curia e o Parque das Termas da Curia. Encontram-se abertas todo o ano e têm uma singular buvette estilo Art Déco, de onde pode beber água termal.
Terá também acesso a tratamentos focados na promoção da saúde e do relaxamento, e ao longo da estadia, terá oportunidade de provar a gastronomia e vinhos da região, visitar a zona da Bairrada e desfrutar do campo de golfe da Curia.
7. Termas de Monfortinho
A Fonte Santa, uma das mais antigas fontes termais de Portugal, é considerada a mãe das termas de Monfortinho, autêntico paraíso onde se criam as condições perfeitas para uns dias tranquilos. Aqui se alia a saúde ao repouso, bem-estar e beleza, num local cuja origem remonta à época da civilização romana. Terá acesso a tratamentos personalizados através de diversos métodos, como massagens e balnoterapia. A estância tem também um ginásio, solário e piscina para fitoterapia.
8. Termas da Ladeira de Envendos
Encontram-se no concelho de Mação e oferecem aos seus clientes serviços de termalismo terapêutico e de bem-estar, que usam a riqueza da água que brota da rocha a 21ºC, em abundante caudal, no chamado Desfiladeiro das Águas Quentes.
Os registos da utilização destas águas no local remontam há mais de cem anos, sendo que, em 1965, a exploração das águas foi concessionada e se criou o balneário, que foi renovado em 1997, embora conserve a sua estrutura simples dos anos 60. Estas águas são indicadas para doenças do aparelho digestivo, respiratório, pele, reumáticas e músculo-esqueléticas.
9. Termas do Luso
Estas instalações indescritíveis, rodeadas pela beleza da serra do Buçaco, ajudam-no a atingir o equilíbrio entre corpo e mente, através do conceito inovador do Medical Spa, que é suportado por três diferentes valências: termalismo clássico, spa termal e medical center, numa experiência única e que nos desperta e ao mesmo tempo acalma os sentidos. O complexo termal encontra-se aberto durante todo o ano, e por isso, a qualquer altura pode desfrutar destas águas retemperadoras.
10. Termas de Manteigas
Encontram-se inseridas na Região Hidrotermal de Montanha, com as suas águas a serem captadas a 100 metros de profundidade, garantindo assim a sua pureza e estabilidade. As águas brotam de três nascentes distintas, a temperaturas de cerca de 48ºC, o que as torna excelentes para o tratamento de doenças do aparelho respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas.
Estão abertas de março a novembro e dispõem de uma unidade hoteleira totalmente equipada para receber os visitantes, sendo possível visitar o Parque Natural da Serra da Estrela, ou percorrer um dos vários percursos BTT ou trilhos pedestres.
11. Termas do Carvalhal
Situam-se a 500 metros de altitude, em plena Beira Alta, entre as bacias hidrográficas do Vouga e do Paiva, e enquadradas pelas serras de Montemuro e Arada, aliando o termalismo ao mundo rural e às suas tradições. Poderá desfrutar dos tratamentos das termas e aproveitar a sua visita para conhecer a gastronomia local ou o património histórico e natural da região, numa escapadinha relaxante e única.
12. Termas de Unhais da Serra
O Aquadome encontra-se na vila de Unhais da Serra, num vale de origem glacial, a uma altitude de 750 metros e a cerca de 20 km da Covilhã. Este é o primeiro Mountain Spa do nosso país, e é um dos maiores da Europa, num conceito que alia a saúde à prevenção e ao bem-estar, contando com cinco áreas funcionais, cada uma com uma diferente finalidade e metodologia de tratamento, sendo que uma delas é um espaço lúdico.
13. Termas do Cró
A utilização destas águas medicinais remonta à época romana. Mas a sua referência mais antiga é do século XVIII, da autoria do médico do rei D. João V, que falava já dos efeitos curativos das Termas do Cró. Estas termas estão equipadas com tecnologia de ponta e contam com recursos humanos altamente qualificados, num espaço que promove a saúde e o relaxamento, contando para isso com três vertentes: o termalismo terapêutico, o bem-estar e a fisioterapia.
14. Caldas da Figueira
Foi já referida nas memórias paroquiais ordenadas pelo marquês de Pombal em 1758, mas só no começo do século XIX se inicia a utilização destas águas. O Centro Termal entrou em funcionamento em 1997, 115 anos após a constituição da Companhia das Águas Medicinais da Felgueira. Aqui se vai muito para além da cura ou estabilização termal, promovendo-se não só a reabilitação física, mas também a prevenção primária da saúde como um todo.
15. Termas de Vale da Mó
Encontram-se no concelho de Anadia, nas faldas da Serra do Caramulo e a 250 metros de altitude, na pequena aldeia de Vale de Mó, que tem como seu grande tesouro estas termas.
O espaço encontra-se rodeado de uma reconfortante e variada paisagem, num microclima seco, sem nevoeiros e temperado, bem longe da agitação e burburinhos citadinos. Para além de desfrutar dos diversos tratamentos, aproveite para conhecer melhor este concelho, e não deixe de provar o tradicional leitão à Bairrada.
16. Termas de Sangemil
Localizam-se na freguesia de Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, e estão abertas ao público desde 1994, tendo sido desde sempre um polo dinamizador do turismo na região. As suas águas têm sido utilizadas para fins terapêuticos desde o século XVIII, através de uma exploração não regulamentada nem concessionada, realizada por pensões e alojamentos familiares. Hoje, as termas têm todas as comodidades para que possa aqui passar dias muito relaxantes.
17. Termas de São Pedro do Sul
Têm mais de dois mil anos de história, sendo as maiores termas a nível nacional, e contando-se entre as maiores e melhores da Europa. As suas águas medicinais são aconselhadas por diversos médicos, que recomendam este tratamento em alternativa a medicamentos, naquilo que é um tratamento não agressivo, preventivo e sem efeitos secundários, que melhora a qualidade de vida dos pacientes.
As termas encontram-se rodeadas pela serra da Arada, pelo Monte de S. Macário e pela serra da Freita, e estão abertas todo o ano. Terá à sua disposição dois balneários: o clássico Rainha D. Amélia e o amplo D. Afonso Henriques.
18. Termas do Bicanho
Encontram-se numa zona termal com mais de um século de história, que abrangia as vizinhas Termas da Amieira. Aqui encontra um alojamento moderno, o Palace Hotel das Termas, que foi concluído em 2015, que serve o balneário termal, o spa e uma moderna piscina dinâmica. No balneário encontra os mais modernos tratamentos termais, aliando os mais rigorosos cuidados de saúde ao bem-estar.
19. Termas da Piedade
As propriedades curativas destas águas são já reconhecidas desde a época romana. Na Idade Média, os monges de Cister, do vizinho Mosteiro de Alcobaça, aqui construíram um primeiro estabelecimento termal, que possibilitou o seu usufruto por parte de quem precisava.
Hoje, encontra aqui um local tranquilo, que alia a natureza ao conforto de uma unidade moderna, e que lhe permite conhecer a região da melhor forma, aliando a visita ao tratamento termal.
20. Termas do Vimeiro
A história destas termas remonta ao século XIX, sendo que, já em 1845, algumas descrições se referiam à existência de dois banhos junto das nascentes de água, nas margens do rio Alcabrichel, que atraíam já quem procurava tratamento para os mais variados problemas de saúde.
Hoje, estas termas têm um local de destaque no panorama termal do nosso país, diferenciada das demais pela sua proximidade ao mar e pela simbiose entre tratamentos de saúde e bem-estar com a natureza envolvente.
Dona Leonor esposa de Dom João II ia de Óbidos, a vila dada como dote às rainhas, para a Batalha.
As Caldas de Óbidos passam a Caldas da Rainha depois da construção do hospital termal, pondo assim termo ao avanço dos côtos dos monges de Cister. A cidade é a nivel mundial das poucas com certidão exata de nascimento.