A tigelada da Beira Baixa é um doce que não pode faltar na sua mesa, seja qual for a ocasião. Vai fazer as delícias de todos os que o provarem, e que vai deixar um sabor inesquecível na sua boca. Experimente e comprove por si mesmo a qualidade e o sabor desta receita. Não se vai arrepender!
Ingredientes:
- 7 ovos
- 1 litro de leite (de preferência de cabra)
- 500 gramas de açúcar mascavado
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de mel
- Raspa de 1 limão
- Azeite para untar
Preparação:
- Unte com azeite vários caçoilos de barro vidrado vermelho, que são as formas típicas para fazer a tigelada. Se não tiver caçoilos, pode usar formas de barro ou de metal, mas o resultado pode não ser o mesmo.
- Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque os caçoilos dentro, para que fiquem bem quentes.
- Numa tigela, bata bem os ovos com o açúcar, o mel e a raspa de limão. Pode usar uma batedeira elétrica ou uma vara de arames, mas o importante é que fique uma mistura homogénea e fofa.
- Adicione a farinha e o leite e mexa bem, até dissolver todos os grumos. Pode coar a mistura, se quiser, para eliminar as impurezas.
- Abra o forno e, sem retirar os caçoilos, encha-os com a mistura, usando uma concha ou um jarro. Não encha até ao topo, pois a tigelada vai crescer um pouco durante a cozedura.
- Feche o forno e deixe cozer durante cerca de uma hora, ou até que a tigelada fique com uma cor dourada e uma superfície tostada. Não abra o forno durante a cozedura, pois pode fazer com que a tigelada baixe ou fique mal cozida.
- Retire os caçoilos do forno e deixe arrefecer um pouco. Pode servir a tigelada ainda quente ou fria, conforme o seu gosto. Pode polvilhar com canela em pó, se quiser.