No Norte de Portugal é possível encontrar diversos locais ricos em história, que nos proporcionam uma autêntica viagem no tempo, graças à sua riqueza patrimonial invejável. Um desses locais é aldeia do Freixo, que reúne um conjunto de atrações únicas, que cativam todos os visitantes e tornam a visita ainda mais memorável.
É na freguesia de Freixo, que faz parte do concelho de Marco de Canaveses, que podemos visitar Tongobriga, local onde encontraremos vestígios arqueológicos de uma antiquíssima cidade romana.
As escavações arqueológicas que a revelaram começaram em 1980, e acabaram por dar a conhecer uma das mais importantes cidades romanas da sua época. Acreditava-se que Tongobriga foi uma fundação da época do imperador Augusto, surgindo poucos anos antes do início da era cristã, sendo poucos visíveis os vestígios anteriores a essa época.
No entanto, escavações mais aprofundadas encontraram indícios de uma ocupação sedentária na base da encosta sul da povoação, que permitiram comprovar que este território tem uma história que se estende até a Idade do Bronze, cerca do século XV a.C.
É claro que esta ocupação não implica que se possa afirmar uma continuidade no povoamento, entre essa época distante e a formação do povoado fortificado que ficou conhecida pelo nome de Tongobriga, apesar de dados arqueológicos sugerirem a fundação de um povoado castrejo muito anterior à época de Augusto.
Seja como for, em finais do século I e início do século II, esta cidade romana era um importante centro de atração e decisão, como pode ser comprovado pelos vestígios encontrados, visíveis numa área de cerca de 50 hectares, onde poderá encontrar locais como as termas, o fórum, as zonas habitacionais e até uma necrópole. A importância de Tongobriga levou a que esta fosse classificada pelo Instituto Português do Património Arquitetónico como sendo um Monumento Nacional.
Existe muito para ver em Tongobriga, recomendando-se uma visita com calma, para que melhor possa apreciar este maravilhoso local. Para além dos vestígios arqueológicos, que lhe permitirão conhecer melhor esta antiga cidade, poderá desfrutar de uma exposição permanente, na Sala de Exposições Temporárias do Centro Interpretativo de Tongobriga.
Nela, poderá conhecer as origens do célebre capitão-mor de Canaveses e dos acontecimentos que, em março e abril de 1809, o tornaram célebre. Poderá também conhecer uma apresentação, que permite enquadra os acontecimentos da Ponte de Canaveses no contexto das Invasões Francesas.
Quanto à aldeia em si, esta desenvolveu-se em torno do achado arqueológico. O núcleo urbano de Freixo acabou por ser alvo de obras de recuperação e de restauro, preservando, no entanto, muitas das caraterísticas de uma aldeia tradicional. Não podemos deixar de destacar as suas casas em granito, assim como o seu património religioso e a Casa do Freixo, que merece uma visita.
Recomendamos também a Rota dos Flávios à D. Mafalda”, que lhe vai permitir passar por antigos caminhos e vias romanas, assim como contemplar a paisagem deslumbrante. E, no final do passeio, não deixe de descobrir a gastronomia local, na qual se destacam o anho assado com arroz de forno, a broa de milho e os famosos doces do Freixo.
Marco de Canaveses tem muitos pontos turísticos interessantes. São bastantes as igrejas que estão presentes no concelho: Igreja de Santo Isidoro, Igreja de São Martinho de Soalhães, Igreja de Santa Maria, Igreja de São Nicolau de Canaveses, Igreja do Divino Salvador de Tabuado, entre outras mais.
Mesmo com todas estas igrejas, a Igreja de São Martinho de Soalhães, com os seus azulejos azuis, merece ser destacada por ser, provavelmente, uma das mais bonitas de Portugal.
Nos arredores de Tongobriga, a Ponte do Arco é um dos pontos que integra o percurso turístico cultural da Rota do Românico – conjunto de monumentos de contemplação com grande valor.
Esta ponte para além de fazer a união entre as margens do rio Ovelha, faz também jus ao nome, uma vez que é composta por um só arco de volta perfeita, sendo considerada uma bela obra da arquitetura da região.
Banhado pelo rio Tâmega e pelo rio Douro, Marco de Canaveses encontra-se na região Norte de Portugal, mais precisamente, no bonito distrito do Porto. Sendo portadora de uma beleza natural, esta cidade é caraterizada por ser uma região com um grande e rico património arquitetónico e paisagístico. Um destino a não perder!
Sim, deve ser fantástico, a exemplo de outras ruínas romanas que já visitei, Luxemburgo, França, Espanha , Portugal, Tunísia, estou a escrever um livro sobre a Civilização Romana, por isso o meu interesse