O Toucinho do céu é uma das sobremesas mais tradicionais de Portugal. À base de ovos e açúcar, originou-se nos conventos (mais propriamente em Murça, Trás-os-Montes), razão da denominação colectiva de doçaria conventual desta categoria de doces.
Consiste numa espécie de bolo feito com açúcar em ponto pérola ao qual se adicionam amêndoas moídas, por vezes, doce de gila e, finalmente, uma grande porção de gemas de ovos. O nome Toucinho do Céu deve-se ao facto de a versão original ter banha de porco como ingrediente. Faz-se em todo o país, com diferenças de região para região, sendo os toucinhos do céu mais afamados os de Guimarães, Murça e Trás-os-Montes.
Toucinho do céu
Ingredientes
- 450 g açúcar
- 400 g miolo de amêndoa
- 10 ovos
- 4 dl água
- 1 colheres de sopa de manteiga
- 1 colheres de sopa de açúcar em pó
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
- Leve a lume brando um tacho com o açúcar e a água. Deixe ferver durante 4 minutos e retire do lume (até fazer ponto de pérola).
- Bata os ovos e passe-os por um coador de rede. Reserve.
- Pique o miolo de amêndoa até ficar bem triturado mas não em farinha.
- Envolva os ovos batidos e o miolo de amêndoa picado, aos poucos, na calda de açúcar e mexa bem.
- Leve o preparado anterior novamente ao lume, mexendo sempre até levantar fervura.
- Coloque o preparado numa forma, previamente untada com a manteiga. Leve ao forno durante 30 a 35 minutos (deve cozer mas não deve secar).
- Desenforme, deixe arrefecer e polvilhe com o açúcar em pó.
Dicas
- Um dos segredos para fazer um bom toucinho do céu é acertar na proporção entre a a quantidade de amêndoa e a quantidade de açúcar. Depende um pouco do seu gosto pessoal mas, regra geral, a amêndoa varia entre metade da quantidade de açúcar e a mesma quantidade. Acima de tudo, não coloque mais amêndoa do que açúcar.
- Outra questão a considerar é a quantidade de ovos. Pode variar muito, consoante o seu gosto pessoal e também pode optar por colocar mais gemas do que claras (ou colocar apenas as gemas). A título de curiosidade: a receita original de toucinho do Céu criada em Murça contém 20 gemas de ovos para 500 gramas de açúcar.
- Se quer fugir um pouco à receita original, pode dar um aroma de canela ao toucinho do céu. Basta adicionar um pouco de canela em pó ao preparado antes de ele ir ao forno.
- Se optar por adicionar doce de chila (outra das variantes da receita de toucinho do céu), a quantidade deve ser um pouco inferior à quantidade de amêndoas.