Em pleno Gerês, no concelho de Terras de Bouro, irá encontrar o Trilho da Preguiça, que tem pouco mais de 4 km de extensão, mas que lhe vai permitir cruzar maravilhosos bosques, deliciar-se com paisagens panorâmicas de cortar a respiração, e descobrir duas incríveis quedas de água: a cascata da Laja e a cascata de Leonte.
Apesar de curto, o trilho conta com diversos locais de interesse, assim como com algumas subidas mais desafiantes, sendo um passeio ideal tanto para iniciantes no mundo das caminhadas, como para caminheiros mais experientes.
O Trilho da Preguiça (PR10 TBR) começa e termina junto à Casa da Guarda Florestal da Preguiça, mesmo ao lado do miradouro da Preguiça. Desde a vila do Gerês até ao ponto de partida do trilho, são somente 4 km, existindo lugares para estacionar a sua viatura no local. Apesar de ser um percurso curto, irá encontrar desníveis consideráveis, um terreno algo pedregoso, e terá de atravessar alguns cursos de água. Apesar disso, o percurso faz-se muito bem e vale muito a pena.
O primeiro quilómetro e meio do percurso é praticamente sempre a subir, tendo de se superar um desnível de 200 metros. Apesar da subida, irá encontrar razões para se maravilhar, até porque irá cruzar densos bosques de carvalhos, onde se escondem pequenas quedas de água, e atravessar a Ribeira da Laje.
Após atingir o ponto mais alto do trilho, a cerca dos 840 metros de altura, espera-o uma descida até chegar à ribeira da Cantina, que marca o meio deste percurso. Durante esta parte do caminho, irá atravessar a estrada N308-1, pelo que se recomendam precauções extra.
Atravessada a ribeira da Cantina, inicia-se a subida até a base da cascata de Leonte, que tem 19 metros de altura e é uma das cascatas mais altas do Gerês. No entanto, apesar da sua altura, não costuma ter um grande caudal.
Ao longo do caminho, irá atravessar um luxuriante bosque, ver um histórico curral, atravessar uma ponte de madeira sobre o rio Gerês e caminhar por um troço empedrado no meio da floresta, conhecido pelo nome de “calçada portuguesa”.
Com a visita à cascata de Leonte feita, terá de voltar atrás, até ao ponto em que cruzou a ribeira da Cantina, seguindo depois rumo até a cascata da Laje, que, apesar de ser menos grandiosa que a cascata anterior, tem um enquadramento paisagístico que parece sair de um conto de fadas.
Desde a cascata da Laja até ao final do trilho, são pouco mais de 500 metros, num troço que tem como principal ponto de interesse as pequenas lagoas de águas cristalinas que se formam no rio Gerês. Finalizado o trilho, não deixe de visitar o miradouro da Preguiça, para descansar enquanto contempla a paisagem.
Caso o seu objetivo principal seja apenas visitar as cascatas, inicie o trilho na direção inversa à que descrevemos, e faça apenas o percurso que vai desde o miradouro da Preguiça até a cascata de Leonte. Neste caso, o percurso será linear e vai ter de caminhar apenas 2,5 km (ida e volta), poupando as suas pernas da subida e descida mais exigentes do trilho da Preguiça.
Seja qual for o percurso que decida percorrer, não se esqueça de levar roupa e calçado confortável, muita água (até porque não vai encontrar cafés pelo caminho) e algumas refeições ligeiras, para manter a energia durante o percurso.
Não se esqueça também de levar um saco de lixo, para que mantenha o local nas condições em que o encontrou. Se estiver calor, o chapéu e o protetor solar são fundamentais, para que faça o trilho de forma confortável e sem se queimar.
- Nível de dificuldade: médio
- Extensão: 4 km
- Duração: 3 horas
- Tipo de percurso: circular
- Partida/Chegada: Junto à casa de guarda da Preguiça
- Mais informações: aqui