Na zona de Coimbra, local onde a Beira Alta se encontra com a Beira Litoral, podemos encontrar o Trilho dos Gaios, um dos mais encantadores do centro de Portugal. Este percurso pedestre encontra-se no concelho de Tábua e foi reinaugurado em junho de 2023, contando agora com novos passadiços, que lhe vão deixar conhecer o magnífico rio Cavalos, estrela do frondoso Vale de Gaios, em total segurança.
O Trilho dos Gaios (também chamado PR4 de Tábua) é um trilho linear que tem 17 quilómetros de extensão. O percurso inicia-se no centro histórico de Tábua e termina em Vila Nova de Oliveirinha. Este é um percurso fisicamente exigente, não só pela sua distância, mas também pelo desnível acumulado. Portanto, não é uma boa opção para quem se está a iniciar no mundo das caminhadas.
No entanto, o percurso mais belo do trilho, os Passadiços do Trilho dos Gaios, têm apenas 6 quilómetros de extensão, ida e volta, não apresentando qualquer tipo de dificuldade e permitindo-lhe um vislumbre das maravilhas naturais da região.
Esta secção dos passadiços começa na praia fluvial da aldeia de Vale de Gaios, terminando junto da Ponte Romana de Sumes. Pode sempre continuar o percurso até à aldeia de São Geraldo, que tem uma subida puxada, mas que conta com vistas incríveis sobre o Vale de Gaios.
Pelo caminho até à aldeia, encontrará também a Bica das Águas Sulfurosas. Ao longo do percurso dos coloridos passadiços, conseguirá apreciar melhor a paisagem e margens do rio Cavalos, afluente selvagem do Mondego, que corre por entre um verdejante bosque.
O rio corre por entre penedos, formando cascatas e lagoas nalguns locais do seu percurso, que alimentavam as azenhas, cujas ruínas ainda podemos apreciar. Também não faltam excelentes locais para se fazer um piquenique, e, caso decida fazer o percurso no verão, para se refrescar nas águas do rio.
Só não vá à espera de encontrar passadiços em todo o percurso, porque estes apenas foram construídos em pontos fulcrais, para tornar viável a passagem por zonas mais exigentes.
Caso esteja com vontade de conhecer estes passadiços, comece na praia fluvial da aldeia de Vale de Gaios. À entrada da aldeia, poderá encontrar lugares de estacionamento, mas, no verão, estes podem estar cheios, pelo que existe a possibilidade de ter que deixar o seu carro um pouco mais longe.
Depois, pode começar o percurso, até porque não é necessário pagar bilhete para aceder a estes passadiços. Pode percorrer os Passadiços do Trilho dos Gaios em qualquer estação do ano, sendo que a melhor época para o fazer vai depender dos seus interesses.
Caso queira fazer a caminhada e dar um mergulho nas refrescantes águas, deverá vir no verão, apesar de existir um maior número de pessoas no local, especialmente nos fins de semana. Se apenas quer fazer a caminhada, a primavera e o outono são boas opções, embora seja na primavera que encontra as cascatas em todo o seu esplendor.
Por fim, caso decida ir no inverno, deverá ter atenção ao piso, que se pode tornar escorregadio. Alguns pontos do percurso poderão estar também intransitáveis, pelo que se deverá informar junto das autoridades antes de iniciar o passeio.
Qualquer que seja a altura do ano em que percorra os passadiços, não deixe de levar calçado confortável, assim como uma mochila com comida e bebida. Leve protetor solar, óculos de sol e chapéu e, no verão, não deixe o fato de banho para trás.
Leve também um saco para trazer o lixo que fez consigo, de modo a manter este local intocado. Depois, é só partir à descoberta de um dos trilhos mais apelativos de Portugal!