Se quer desfrutar de algumas das paisagens da serra da Lousã e das suas aldeias de xisto, os trilhos ou percursos pedestres são ideais, já que lhe permitem aventurar-se pela natureza com toda a calma. Na serra da Lousã, tem vários percursos à sua disposição, do mais fácil ao mais difícil, todos eles com sinalética bem visível, o que lhe permite percorrê-los com toda a segurança.
Ao longo destes trilhos irá encontrar algumas das aldeias de xisto mais pitorescas, icónicas e famosas da Serra da Lousã. Aventurar-se por um destes percursos pedestres e ir de aldeia em aldeia é, talvez, uma das melhores formas de descobrir todos os encantos que esta serra tem para oferecer. É que, para além das aldeias, vale também a pena descobrir os bosques, os rios e as cascatas.
A única coisas que tem que fazer é seguir as regras do bom senso e nunca se desviar dos caminhos sinalizados. Leve consigo um meio de comunicação, um mapa, água, comida, calçado confortável e roupa adequada. Descubra alguns dos melhores trilhos para descobrir as aldeias de xisto da Serra da Lousã.
1. Rota dos Moinhos
Este percurso de 6km demora cerca de 2h30 a ser percorrido e tem dificuldade fácil. Liga o centro da Lousã à zona do Castelo e de Nossa Senhora da Piedade, e é conhecido por ser um dos trilhos mais bonitos da região, permitindo-lhe mergulhar a fundo na beleza da serra e ao mesmo tempo conhecer algum do seu património. A rota começa junto ao rio, perto da fábrica do Papel do Prado, que foi criada em 1716.
- Distância: 6 km
- Duração média: 2h30m
- Dificuldade: Fácil
2. Rota das Aldeias do Xisto da Lousã
Este percurso tem igualmente dificuldade fácil e 6 km, demorando cerca de 3h a ser percorrido. Passa pelas Aldeias do Xisto do Talasnal e Casal Novo, passando pelas encostas da serra. É um dos melhores trilhos da Serra da Lousã caso a sua intenção seja apreciar todo o esplendor da natureza da montanha.
Liga o Castelo da Lousã e o santuário de Nossa Senhora da Piedade ao Talasnal e a Casal Novo, repetindo os passos dos antigos habitantes desta aldeia, quando tinham que se deslocar à Lousã. O percurso tem muitos desníveis, pelo que requer alguma destreza física.
- Distância: 6 km
- Duração média: 3h
- Dificuldade: Fácil
- Aldeias de Xisto: Talasnal e Casal Novo
3. Rota da Levada
Este percurso é difícil, demorando 3h30 a percorrer os seus 7 km. Inicia-se no Castelo da Lousã, e vai até à Aldeia do Xisto de Cerdeira, passando pelo Candal, onde pode encontrar marcas de sinalização que lhe permitem seguir o percurso até Cerdeira. Aqui chegado, pode repousar um pouco nesta belíssima aldeia, uma das mais pitorescas de toda a serra.
Vai passar pela ribeira de S. João, que alimenta as piscinas naturais da Senhora da Piedade, e acompanha o percurso de uma levada de água, que leva água para a Central Elétrica, a primeira do género em Portugal, e que ainda hoje está em funcionamento.
- Distância: 7 km
- Duração média: 3h30m
- Dificuldade: Difícil
- Aldeias do Xisto: Cerdeira e Candal
4. Rota das Quatro Aldeias
É outro belíssimo percurso da serra da Lousã, que percorre 10 km e demora 5h a ser completado. É de difícil execução, e passa pelas Aldeias do Xisto do Candal, Catarredor, Vaqueirinho e Talasnal. Caso a sua intenção seja a de conhecer o maior número de aldeias de xisto possível, este é o trilho ideal, apesar de ser díficil.
Começa no Candal, e segue através de paisagens serranas através das diferentes aldeias de bonito casario em xisto. No Talasnal, aproveite para visitar a Nossa Senhora da Piedade, ali perto, e as piscinas naturais, bem como o Castelo.
- Distância: 10 km
- Duração média: 5h
- Dificuldade: Difícil
- Aldeias do Xisto: Candal, Catarredor, Vaqueirinho e Talasnal
5. Rota dos Serranos
Este percurso tem 6,4 km e demora cerca de 3h a ser percorrido. Percorre as Aldeias do Xisto do Talasnal, Chiqueiro e Casal Novo, num percurso considerado difícil. Começa junto ao Castelo da Lousã, seguindo em direção a Porto Prisão e depois até à ribeira de S. João, já perto do Talasnal. O caminho continua pelo meio de florestas, passando pelas restantes aldeias.
- Distância: 6,4 km
- Duração média: 3h
- Dificuldade: Difícil
- Aldeias do Xisto: Talasnal, Chiqueiro e Casal Novo
6. Rota dos Baldios
Esta rota tem 8 quilómetros, é considerada difícil e demora cerca de 3h a percorrer. Inicia-se na Senhora dos Remédios, seguindo depois paralela à ribeira de Fórnea. O caminho continua até à zona das Hortas, onde se apanha outro caminho em direção à zona do Cabril.
Ao longo da rota, pode-se observar castanheiros, nogueiras, carvalhos, eucaliptos e pinheiros-bravos, bem como animais como a rã-ibérica, a salamandra-lusitânica e o lagarto-de-água.
- Distância: 8 km
- Duração média: 3h
- Dificuldade: Difícil
7. À descoberta da Floresta
Este percurso de 4km, que demora 2h30 a ser percorrido, leva-o até ao Terreiro das Bruxas, um parque de merendas rodeado por uma densa floresta. Segue-se em direção ao tanque do Cabril, onde poderá apreciar um magnífico panorama sobre a floresta e o vale da ribeira. 500 m depois, volta-se ao Terreiro das Bruxas. O trilho é ideal para amantes da natureza.
- Distância: 4 km
- Duração média: 2h30m
- Dificuldade: Difícil