Quando pensamos no Algarve, temos tendência a considerar que este é apenas um destino de praia. Mas a verdade é que a região tem muito mais a descobrir, sendo possível encontrar diversos locais onde pode fazer turismo rural, dando-lhe a oportunidade de descobrir um Algarve mais típico e genuíno.
Tratam-se de casas tipicamente algarvias, que se encontram inseridas em aldeias típicas que têm conseguido escapar ao turismo de massas que abunda na região. Sim, porque ainda existem várias aldeias tradicionais no Algarve que conseguiram manter quase intacta a sua traça original e onde é possível descobrir uma região e uma cultura que se julgava quase desaparecida.
Portanto, se a sua ideia de férias passa por aliar o sossego com um pouco de cultura e natureza, comece por escolher um dos melhores locais para fazer turismo rural no Algarve. Depois, faça-se à estrada e descubra o mais genuíno e verdadeiro que esta região tem para oferecer.
1. Pedralva
Este é um dos melhores exemplos de como o amor pela terra e pelas tradições ajuda a recuperar aldeias que se pensava estarem abandonadas para sempre. É uma homenagem ao Algarve mais verdadeiro.
Contra todas as expetativas, Pedralva renasceu das cinzas e é hoje uma das mais típicas e bonitas aldeias do Algarve. A localidade foi recuperada respeitando a traça original, com as casas a terem sido pintadas de branco, com portas e janelas coloridas, e com as ruas a terem sido calcetadas.
2. Querença
Esta pequena aldeia parece resistir com todas as suas forças contra o turismo de massas que carateriza esta região do país. Aqui poderá encontrar um ambiente bastante pacato e tradicional, tudo isto numa típica aldeia algarvia.
Querença tem uma íntima relação com a água, bem patente na Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, que se encontra perto da aldeia. Aqui, a água corre todo o ano, ao contrário da maioria dos outros locais do Algarve.
3. Alte
Esta encantadora aldeia do concelho de Loulé encontra-se um pouco longe do mar e de todo o caos urbanístico do litoral algarvio. Portanto, aqui poderá ver as tradicionais açoteias (chaminés) e as ruas pavimentadas em calçada portuguesa.
Ao caminhar pelas ruas de Alte, vai descobrir o lado mais típico e tradicional de um Algarve quase desconhecido pela grande maioria dos turistas. Não pode deixar de provar a gastronomia local, especialmente os pratos de peixe e marisco.
4. Bordeira
Esta aldeia nasceu no século XV por ordem do Bispo de Silves, que aqui mandou construir uma igreja. Com esta construção vieram as pessoas, atraídas pela terra fértil e pelo deslumbrante mar da Costa Vicentina.
É muito conhecida pela sua praia, que é considerada uma das mais bonitas do país e que ainda não é tão concorrida como as restantes praias da região. Mas uma caminhada pelos becos e ruelas desta aldeia mostra-nos que Bordeira é muito mais que uma praia.
5. Aljezur
Este destino mistura a natureza e praias de elevada qualidade, sendo que as praias são o maior motivo de atração da região. Mas poderá descobrir muito mais em Aljezur, como o seu castelo, testemunho de um passado atribulado, as suas igrejas e os diversos museus.
Outra grande atração é o casario ao longo da encosta, com ruas íngremes e casas pintadas de branco, com as tradicionais listas azuis a destacarem-se. Caminhe sem pressas pelas suas ruas e aprecie cada detalhe.
6. Alcoutim
É conhecida sobretudo pela sua vista para o lado espanhol, mas esta vila algarvia, situada nas margens do Guadiana, preserva muita da arquitetura típica da região, tendo conseguido manter o seu encanto especial intacto ao longo dos tempos.
Para além do casario branco e dos becos e ruelas cheios de segredos, a vila tem também vestígios da ocupação romana e diversas casas medievais, como a Casa dos Condes. Algumas das casas mais típicas foram transformadas em habitações de turismo rural.
7. Estoi
Tem menos de 4 mil habitantes, fica no concelho de Faro e tem uma riqueza histórica e arquitetónica inigualável. Não podemos deixar de destacar o seu palácio, hoje transformado em pousada, e as ruínas romanas de Milreu, uma das mais importantes do nosso país.
Apesar de se encontrar próxima de grandes centros urbanos, Estoi soube manter a sua autenticidade algarvia, com as casas típicas caiadas de branco e as janelas decoradas a dar um toque pitoresco à vila.