Na aldeia de Verdelhos, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a cor verde é dominante. Tão dominante, que acabou mesmo por ser incluída no nome desta pequena localidade da Covilhã. E apesar da ameaça dos incêndios dos últimos anos, a povoação continua a lutar para que o verde domine a paisagem, tal como sempre dominou ao longos dos séculos.
Na região, Verdelhos conta também com uma curiosa alcunha: Nova Iorque. É certo que o local não tem o cosmopolitismo dessa gigante cidade norte-americana, mas tem cabras, vacas, ovelhas, diversas árvores, e conta com as águas puras do rio Bejames. Esta comparação não faz muito sentido, mas já ninguém sabe de que forma é que terá começado esta alcunha.
Ainda no século passado, esta aldeia era totalmente feita de xisto, mas, hoje, são poucos os vestígios desse tipo de construção, e o que mais se vê é uma construção desorganizada de vivendas, grande parte delas construídas pelos emigrantes da terra.
Isso não invalida o facto de Verdelhos ser um mundo totalmente diferente, mais puro, natural e com muitas paisagens para desfrutar. A localidade conta com duas praias fluviais, de águas frias (que são muito procuradas tanto pelos moradores locais como por turistas que estão de visita à Serra da Estrela).
A primeira encontra-se pouco depois da nascente do rio e é mais selvagem, contando com uma pequena cascata artificial, e está rodeada por uma belíssima paisagem. A segunda praia fluvial fica já no centro da aldeia, e conta com melhores condições a nível de acessos e de estruturas, sendo a mais procurada durante o verão.
À entrada da aldeia, poderá encontrar a capela de São Romão, construção humilde que tem uma história curiosa, porque se diz que foi construída com a intenção de afastar matilhas de cães selvagens, numa altura em que a peste devastava a aldeia. Ao que parece, a ideia funcionou.
Mas é no património natural que Verdelhos se destaca, sendo um local com muito para ver nesse sentido. Se é um fã de caminhadas, por exemplo, existem diversos trilhos pedestres que lhe vão permitir explorar os arredores desta localidade, cada um mais belo que o outro.
Assim, poderá sempre optar por seguir pelas veredas da Abitureira, do Aguilhão, da Cabeça do Pato e das Sarnadas. Caso o faça, no entanto, tenha em conta que algumas partes destes trilhos podem não se encontrar sinalizadas, pelo que deverá prosseguir com cautela.
Perto de Verdelhos, encontrará também um dos trilhos mais famosos do Parque Natural da Serra da Estrela: a Rota das Faias. Este percurso segue ao longo do vale glaciar do Zêzere, por entre um bosque de faias que, durante o outono, pinta paisagem de amarelo e laranja, o que traz um encanto muito particular ao local.
A pequena Verdelhos é também uma boa opção para servir de centro enquanto explora outros recantos da Serra da Estrela. A poucos minutos de distância, encontrará o Pego do Inferno, uma das cascatas mais conhecidas da região, e, conduzindo mais um pouco, chegará ao Covão da Ametade.
Não podemos deixar também de destacar a encantadora aldeia de Valhelhas, que faz já parte do concelho da Guarda, que integra a rede de Aldeias de Montanha (tal como Verdelhos), e que conta com uma convidativa praia fluvial nas margens do Zêzere.
Caso procure um pouco mais de animação, bem perto poderá visitar a Covilhã, Manteigas e Belmonte, locais ricos em património histórico e em restaurantes onde pode desfrutar da maravilhosa gastronomia da Serra da Estrela.
Como pode ver, Verdelhos é um local onde ainda podemos encontrar o que de mais puro e genuíno o nosso país tem para oferecer. Assim, não perca a oportunidade de visitar esta aldeia e os seus arredores, porque vai adorar a experiência.