Seguindo por entre lagos deslumbrantes na Alemanha, a região do Douro em Portugal, cenários encantados na Itália, ou por entre as tulipas holandesas, a verdade é que existem na Europa belíssimas viagens de comboio que são absolutamente imperdíveis. É, sem dúvida, uma das melhores formas de descobrir o Velho Continente e todos os seus encantos.
É verdade que andar de comboio já não tem a mesma magia que antes, mas, mesmo assim, nestas viagens irá sentir-se como se andasse para trás no tempo. Aliás, algumas destas viagens (como é o caso português) são feitas em comboios históricos movidos a carvão e com todo o encanto de antigamente. Uma experiência única para fazer com crianças, por exemplo.
A grande diversidade de paisagens e de culturas na Europa faz com que seja possível elaborar uma lista repleta de locais muito diferentes entre si, mas igualmente encantadores. Descubra algumas das mais bonitas viagens de comboio para fazer na Europa.
1. Com vista para a Côte d’Azur
Apanhe em França um dos comboios Marselha e Miramas e prepare-se para se deslumbrar com a paisagem incrível da costa litoral do sul da França. Aproveite a vista para o Mar Mediterrâneo no início da viagem e, depois, aprecie a paisagem junto à Lagoa de Berre. Garanta um lugar à janela para melhor apreciar os diferentes cenários!
2. Entre florestas e lagos
Uma das mais belas regiões da Alemanha é o estado de Baden-Württemberg, a sul, e uma boa forma de explorar a região é de comboio, seguindo no serviço panorâmico oferecido pela Deutsche Bahn, e que liga Offenburg a Constança. Pelo caminho, vai passar por Homberg, Donaueschingen, Singen, por entre a floresta e junto das águas do lago Constança, onde poderá ver as ilhas de Mainau, Reichenau e Lindau.
3. No expresso de Hogwarts
Este percurso operado pela ScotRail atravessa paisagens incríveis, de lagos, montanhas e bosques, atravessando o famoso Viaduto de Glenfinnan, que foi popularizado nos filmes da saga Harry Potter. Assim, não é de admirar que esta viagem atraia muitos fãs da saga, embora todos possam desfrutar das magníficas vistas a partir do comboio.
4. Com o Mediterrâneo à vista
Procure apanhar um dos comboios Renfe e siga viagem entre Barcelona e Alicante (ou vice-versa). Irá passar por Valência e ter sempre vistas deslumbrantes sobre o mar Mediterrâneo, seu companheiro ao longo do percurso. Por sua vez, se viajar com o Euromed, um comboio igual aos que fazem o percurso Lisboa-Madrid, a viagem irá demorar menos de cinco horas, já que o comboio viaja a uma velocidade de até 200 km/h.
5. Rota das Flores
Foi em 1594 que Charles de Lécluse trouxe as primeiras sementes de tulipas para os Países Baixos, que são agora símbolo nacional. A Rota das Flores é operada pela companhia ferroviária NS e segue de Haarlem a Leida, passando entre campos coloridos e vibrantes. Procure viajar depois de abril, altura em que as flores começam a abrir e a dar mais vida aos campos.
6. Por entre as cinco terras
Cinque Terre é uma viagem obrigatória na Itália, com comboios a circularem frequentemente entre Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, sempre com vista para o Mar da Ligúria. Ao longo da viagem, poderá sair para explorar cada uma das povoações, antes de entrar noutro comboio e seguir caminho. A maioria opta por começar no Levanto e terminar em Riomaggiore, mas a escolha é sua!
7. Os socalcos do Douro
Comece a viagem no Porto e siga depois até Pinhão, vendo pelo caminho as magníficas paisagens sobre o rio Douro e os socalcos e vinhas que o ladeiam. Nesta zona, já se produz vinho há mais de dois mil anos, incluindo o famoso Vinho do Porto. Assim, não deixe de aproveitar este percurso oferecido pela CP.
8. Por entre os Alpes
Prepare-se para paisagens de cortar a respiração, com a vista a cobrir-se de branco no inverno e de um verde único no verão. Este comboio da Wilhelm Tell Express, da companhia SBB, segue caminho entre Lugano e Lucerna, sempre com vista para os Alpes Suíços, combinando-se a rota com um passeio de barco.