Vila Cova de Alva é a aldeia de xisto de maior riqueza monumental de Portugal – conta com um convento, dois solares, inúmeras habitações tradicionais em xisto e até uma praia fluvial. Ladeada a nordeste pelo rio Alva, esta pitoresca aldeia insere-se num cenário natural idílico, onde o ar é puro e o sossego é contagiante.
Se ainda não conhece este pequeno paraíso escondido no concelho de Arganil, não deixe passar esta oportunidade! Não há melhor plano para a sua próxima viagem fora cá dentro, e prometemos-lhe tudo isto – História, natureza, paz e passeio. Venha conhecer Vila Cova de Alva, uma belíssima aldeia de xisto localizada na Serra do Açor.
Situada no concelho de Arganil, a aldeia contava, em 2011, com cerca de 533 habitantes. Acredita-se ter sido povoada pela primeira vez no século XII, mas conta com vários vestígios anteriores, dos quais se destaca a pequena ponte romana que atravessa o rio. O nome da aldeia advém de estar localizada numa espécie de depressão ( “Cova”), à beira do rio Alva.
Quando visitar Vila Cova de Alva, permita-se algum tempo para que possa visitar calmamente todos os pontos de interesse. Aproveite este mapa da aldeia, disponibilizado pela Rede das Aldeias do Xisto, para se orientar e garantir que fica a conhecer toda a povoação.
O que visitar em Vila Cova do Alva?
1. Rua Quinhentista
São, na realidade, duas ruas que atravessam a aldeia – a rua Joaquim Antunes Leitão e a rua José de Abreu Mesquita – e cujas casas, pelo menos 15 edifícios, remontam à época quinhentista. Observam-se os detalhes geométricos, os vãos de granito e janelas de padieira arqueada e lobulada, que denunciam esta origem. No resto da aldeia existem mais dez edifícios com estas características, perfazendo 25 construções quinhentistas que pode contemplar em Vila Cova de Alva.
2. Casa da Praça e o pelourinho
É muito provavelmente o edifício mais antigo da aldeia, do princípio do século XVII, também apelidado pelos locais de Casa do Povo. Segundo as descrições da época, tratava-se antigamente de uma casa da câmara e mais tarde de uma cadeia.
Junto à Casa da Praça, encontrará o pelourinho, erguido no século XVI. Apesar de atualmente se encontrar algo deteriorado devido ao passar dos anos, ainda é de notar a inspiração claramente manuelina, ilustrada pelo fuste octogonal e pelas molduras no capitel e na base.
3. Igreja Matriz e Solar Abreu Mesquita
Dedicada a Nossa Senhora da Natividade, esta igreja foi construída no século XVIII e é composta por uma capela-mor e duas capelas laterais. De destacar a cruz da fachada principal, que data de 1712 e representa a arquitetura tradicional da região, bem como a porta principal, de forma retangular e ladeada por pilastras. No interior existem duas esculturas do século XVI, uma Piedade gótica e a outra em pedra representando S.Sebastião.
Ao lado da Igreja Matriz ergue-se o Solar Abreu Mesquita, uma casa antiga construída em 1828, que se diferencia por ser decorada com vários ornatos em madeira no seu exterior.
4. Miradouro da Fonte dos Passarinhos
Ponto de paragem obrigatória, quer para quem está de visita como para os moradores da aldeia, este miradouro pitoresco oferece uma vista serena para o campo envolvente. Deixe-se ficar alguns minutos a contemplar a tranquilidade deste lugar, onde o ar é limpo e o silêncio apenas entrecortado pelos sons da natureza. O seu nome deve-se à existência de uma nascente natural, que ao longo dos anos tem servido de abastecimento de água fresca aos moradores da zona.
5. Ponte sobre o rio Alva e Alminha da ponte
Ligeiramente afastada do centro da aldeia, em direção ao rio, encontrará a pequena ponte, composta por quatro arcos, símbolo da herança deixada pela ocupação romana na região. Aqui, no meio da ponte, encontrará uma pequena construção retangular com uma cruz – uma «alminha» – que simboliza a divisão entre as duas terras vizinhas: de um lado Vila Cova de Alva, do outro Vila Cova da Beira. Este marco data de 1790, e separa também dois concelhos : Arganil e Oliveira do Hospital.
Atividades ao ar livre
Terminado o passeio cultural pelas ruas de Vila Cova de Alva, e se o tempo assim o permitir, sugerimos que aproveite o merecido descanso na praia fluvial. Em agosto de 2017, foram inaugurados a praia fluvial e o parque de merendas que atualmente servem os habitantes de Arganil e de Oliveira do Hospital.
No verão, é o local perfeito para relaxar, fazer um piquenique em família e ir a banhos nas águas frescas e limpas do rio Alva. Situa-se junto à ponte romana, ligeiramente afastada do centro de Vila Cova de Alva.
Se é fã de caminhadas e de se deixar absorver pela natureza, propomos o famoso Caminho do Xisto de Vila Cova de Alva, um trilho circular com cerca de 8,5 km no total – PR4 AGN Caminho do Xisto de Vila Cova de Alva.
Deve contar com cerca de 2 horas para o completar desde o ponto de partida, no interior da aldeia. Começará por caminhar pelas ruas de xisto, admirando os edifícios históricos que as compõem, e mais adiante terá a oportunidade de se deixar envolver pela natureza. A paisagem é rural, acompanhando inicialmente a margem do rio Alva, e seguindo depois por uma zona florestal.
Após uma subida em degraus de xisto, atingirá a parte mais alta do percurso, onde o espera uma vista magnífica sobre a aldeia. Neste ponto, poderá ainda visitar a capela de S.João de Alqueidão. De seguida o percurso torna a descer, retomando lentamente o caminho de regresso ao ponto inicial.