Em Montalegre, existe uma aldeia de uma beleza inigualável e muito pitoresca, que parece crescer por sobre a água. Afinal, as casas estão praticamente rodeadas por água, o que lhe dá um aspeto único no nosso país.
Falamos da aldeia de Vilarinho de Negrões, um local que merece a sua visita mais demorada, para que possa conhecer as imediações, o património natural e arquitetónico e deliciar-se com as iguarias regionais. Aqui, conseguirá encontrar sossego e tranquilidade, perfeito quer seja para uma viagem sozinho quer em família.
Situada na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, cuja construção terminou em 1964, Vilarinho de Negrões encontra-se numa península estreita, com os seus casarios típicos da região a espraiarem-se por esta língua de terra.
Esta aldeia encantadora fica perto da freguesia de Negrões, que vale também a pena conhecer, para que possa admirar o forno comunitário em granito, os canastros esguios (onde se conservam milho e centeio) e os castros de Negrões, Vilarinho e Lamachã, que atestam a presença humana desde há séculos nesta região.
Uma das personagens com maior destaque histórico da região é Domingos Pereira, o padre guerrilheiro. Filiado no Partido Progressista e amigo de Paiva Couceiro, conspirador contra a República. Este padre esteve envolvido na “Monarquia do Norte”, tendo-se envolvido nos combates de Cabeceiras, Mirandela e de Vila Real.
Se decidir fazer uma visita a esta região, aproveite ao máximo as manhãs, altura em que pode observar com calma os mergulhões de crista e outras aves aquáticas, que aproveitam o tempo mais ameno da região para viver e aqui realizar os seus mergulhos matinais.
Assim que começa a atividade humana, estas aves deslocam-se para uma pequena ilhota deserta, formada por um penedo de largas dimensões, e aí prosseguem o seu dia.
Nos arredores de Vilarinho de Negrões, vale bem a pena visitar Ribeira de Pena, vila situada na fronteira entre Minho e Trás-os-Montes. Conhecida pelo cultivo do vinho verde, do milho e do linho, a criação de gado e do proco é também comum por estas bandas.
Poderá visitar um vasto património religioso, como a Igreja de Canedo e Cerva, a Capela de S. Pedro, a Igreja Matriz do Salvador, a Igreja de Santa Maria, e as capelas da Senhora da Guia e da Granja Velha, entre outras.
Recomenda-se a visita a Montalegre, onde poderá conhecer melhor esta localidade e apreciar o seu património. Entre este, procure visitar a Ponte Velha, também conhecida como Ponte Romana, constituída por um só arco e com um tabuleiro que sofreu já várias alterações ao longo dos séculos.
Mesmo ao lado, o castelo de Montalegre ergue-se esplendoroso. O início da sua construção data de 1270, durante o reinado de D. Afonso III, sendo a Torre de Menagem de edificação posterior. A fortificação tinha o objetivo de defender a fronteira de Portugal da ameaça de Castela. Atualmente, o Castelo é monumento nacional e alberga um Museu.
Vilarinho de Negrões e a região onde esta aldeia se insere são um local único no nosso país e que recomendamos que conheça. Será uma daquelas viagens que ficarão gravadas na sua memória, pela paisagem espetacular, as gentes acolhedoras e a gastronomia típica que nos alegra o corpo e a alma.