O centro de Portugal é um local com uma extraordinária diversidade, onde nos podemos deparar com aldeias tradicionais, praias selvagens, neve e uma paisagem extraordinária e simplesmente imperdível. Não é por acaso que, nos últimos anos, se transformou num dos destinos em maior ascensão do país.
Para além de toda a diversidade paisagística e cultural, no centro de Portugal pode também encontrar um rico património arquitetónico, com vilas repletas de monumentos grandiosos que nos deslumbram e nos ensinam mais sobre a história da região.
Toda esta riqueza e diversidade tornam a região muita apelativa para se passar férias ou mesmo para uma escapadinha. Se são esses os seus planos, deixamos-lhe algumas sugestões de vilas e cidades do centro de Portugal que não pode perder.
1. Coimbra
Quando falamos de Coimbra, falamos de fado, estudantes, bairros históricos e tradição. A cidade foi capital de Portugal até 1255, deixando raízes profundas na nossa história. Não pode deixar de conhecer a Universidade de Coimbra e descobrir o Jardim Botânico, que tem cerca de 3,5 hectares de pura natureza à sua espera.
2. Tomar
É conhecida como “cidade dos Templários”, por a sua história estar ligada a esta Ordem no nosso país. Aqui vai encontrar monumentos únicos, como o Castelo dos Templários, edifício militar do século XII que é Património Mundial da UNESCO. Também não pode deixar de conhecer o Convento de Cristo, verdadeira amálgama de diversos estilos arquitetónicos.
3. Óbidos
Óbidos é uma das mais bonitas vilas medievais de Portugal, e caminhar pelas suas ruas estreitas e coloridas é regressar ao passado, até porque tudo aqui continua igual ao que era.
Portanto, se quer descobrir Óbidos, a melhor forma de o fazer é caminhando pelas suas ruas e descobrindo cada beco ou ruela, sempre ricos em detalhes e cor. Não se esqueça de provar a sua famosa ginginha!
4. Dornes
Esta bonita vila encontra-se numa península rodeada pelas águas do Zêzere, e é um dos locais mais bem preservados de Portugal, onde encontramos cultura e tradições religiosas que ainda hoje fazem parte do dia-a-dia de quem aqui vive.
Também não podemos deixar de referir a paisagem, já que a vila se encontra emoldurada por um conjunto paisagístico único, entre rio e serras. Dornes está ainda repleta de pormenores ligados à presença dos Templários, que aqui construíram uma das suas bases mais importantes.
5. Trancoso
Em tempos, foi uma parte importante da linha de defesa contra Espanha, e essa importância ainda hoje pode ser apreciada em todo o seu esplendor. Não pode deixar de visitar o castelo medieval e as respetivas muralhas, a igreja da Misericórdia, projetada no reinado de D. Manuel I, o Palácio Ducal e a Fonte Nova, o seu maior vestígio da ocupação filipina.
6. Almeida
A vila de Almeida, localizada perto da fronteira de Espanha, está inserida na lista das Aldeias Históricas de Portugal, e encontra-se totalmente rodeada por muralhas em forma de estrela, a sua grande atração. Caminhando pelas suas ruas, poderá deslumbrar-se com as casas brasonadas, as lojas tradicionais, as flores nas janelas e com as fascinantes igrejas e museus.
7. Covilhã
Ao falar do centro de Portugal, não podemos deixar de referir a Serra da Estrela e, claro, a Covilhã, um dos melhores locais para partir à descoberta da Serra. Aqui encontra nove rotas para conhecer a cidade mais a fundo, como os roteiros das judiarias e da lã. Pode também visitar a igreja de Santa Maria e maravilhar-se com os seus azulejos azuis e brancos.
8. Nazaré
Esta cidade piscatória encantadora é rica em tradições marítimas, desde os barcos com a sua estrutura original à tradição de colocar sardinhas e cavalas a secar ao sol, passando pelas sete saias das mulheres. Por aqui não faltam belíssimas praias, igrejas e ondas gigantes, que fizeram com que o nosso país entrasse no Guinness com a maior onda surfada do mundo.
9. Ericeira
Esta vila junto ao mar encontra-se a cerca de 30 quilómetros de Lisboa e é desde 2011 a única Reserva Mundial de Surf da Europa, tendo sido a segunda no mundo. Mas, mesmo que não seja adepto de surf, há muito mais para descobrir na Ericeira, entre tradições, património, história e a gastronomia desta belíssima terra de pescadores.
10. Leiria
Esta cidade encontra-se bem no centro do nosso país, e conta com um rico e vasto património. Procure conhecer o castelo, a igreja de São Pedro (do século XII), as ruas do centro histórico e a Rota do Crime do Padre Amaro, baseada no livro de Eça de Queiroz. Não pode também deixar de passear pelas margens do belíssimo rio Lis.